quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Novos Mutantes: Não é só sobre os Novos Mutantes

Quem pensava que a revista dos Novos Mutantes iria ficar retida as histórias da equipe de jovens originais (com a inclusão de dois novos membros), deve ter se surpreendido com as edições na sequência. Novos Mutantes também é sobre outros NOVOS jovens X-Men.


Depois da edição 1, tivemos apenas mais uma história que continua toda a confusão de Roberto da Costa e a trupe no espaço. Eles acabaram sim presos, mas foram 'levados' sob a responsabilidade de Míssil e sua esposa Esmagadora para a capital Chandilar. No meio do caminho acabaram ganhando uma outra missão, assessorar não só a nova herdeira do trono Xandra (filha de Xavier e Lilandra que descobrimos nas páginas de Sr. e Sra. X inédito no Brasil) como também ficar de olho na Rapina, sua Tia e quem irá tutoriar a jovem nos modos reais dignos de uma futura imperadora Sh'iar. Isso, no entanto, fica para falarmos nas continuações da história a partir da edição #5.

A partir da edição #3 temos outro assunto em pauta. Voltamos para a Terra, mais especificamente pra Krakoa, onde outra equipe inusitada de novos mutantes acabou se formando para tentar ajudar amigos que ainda não chegaram de volta a ilha. Assim, Armadura se junta com Glob e os gêmeos Maxime e Manon para visitar a família de Bico e Angel Salvatore que estão com problemas.


O pai de Bico que mora em um país fictício da América Central está com uma doença rara degenerativa e Armadura sabe que as novas descobertas medicinais das plantas criadas em Krakoa podiam ajudar. Assim, Armadura já tinha contado com a ajuda de Dinamite (que estava fula da vida com os outros novos mutantes por ter sido deixada para trás) para dar um jeito e pegar uma dessas plantinhas por debaixo do pano e dar para resolver o problema do pai do bico.

A situação se complica no final da edição 3 quando uma facção de bandidos humanos faz os filhos de Bico e Angel reféns e pedem como resgate um grande acesso das drogas milagrosas de Krakoa. A conclusão desta trama vem logo na edição seguinte quando descobrimos que os bandidos sequer querem que Krakoa negocie com o governo deles para ter acesso as plantas. Eles querem exclusivamente os produtos para venderem pelo preço que quiserem pra os cidadãos locais.


A história acaba se resolvendo por si só sem necessidade de Armadura ir tentar pegar as drogas em Krakoa. De um lado, Angel Salvatore e os gêmeos conseguem se libertar do cativeiro e atacar seus capatazes. Do outro, a própria Dinamite percebe a ausência de Armadura de Krakoa (depois de três dias) e vai atrás deles detonar o lugar. Ela estava precisando de aventura e foi atrás dela.

A história desse lado é escrita por Ed Brisson e é tão ruim quanto parece no resumo. A arte também deixa a desejar e faz a gente sentir muita saudade de Rod Reis. Mas a boa notícia é que eles voltam já na edição #5 no próximo ano. A única coisa realmente interessante são os detalhes dados sobre o Sextante ou Akademos Habitat. O mapa dos extras revela que teremos vários 'campus' baseados em versões antigas de equipes de jovens mutantes.



Assim, temos lugar para os Novos Mutantes na Casa Alpha, Generation X na casa Delta, Academia Frost na Casa Beta, Novos X-men na casa Zeta, Escola Jean Grey na Casa Sigma e uma equipe censurada na Casa Omega. Há também O "Pod" pra região onde fica os Cinco (acredito que seja a turma de ressuscitadores de mutantes) e uma área comum chamada Vida-Morte.

Vamos ver o que vem de bom aí. Alguns grupos citados no esquema acima podem render histórias interessantes. E vamos olhar o ponto bom de que Hickman e Reis estão de volta ao roteiro logo aí.

Coveiro

comments powered by Disqus