terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Retrospectiva Marvel de 2019


Então, já foi o natal, estamos nos momentos finais do ano e essa é aquela época em que as pessoas sempre perguntam sobre 'o que você fez?'. Bem, não sei vocês, mas a Marvel até que fez bastante coisa em 2019. Nos rendeu uma boa lista de Retrospectivas. Listamos 10 como fazemos sempre e eis o que mais mereceu ser lembrado segundo o editorial aqui do site:


1. Aranhas e Pantera Premiados

Não podemos começar nossa lista de um jeito melhor do que com as merecidas honrarias que os filmes da Marvel levaram em 2019. E finalmente. Para os Brasileiros, Homem-Aranha: No Aranhaverso da Sony só chegou aos cinemas em Janeiro e por si só merecia um baita destaque aqui só pelo marco que é. Mas teve mais. Considerada por qualquer especialista no assunto como uma animação revolucionária, não é de se espantar que seja um dos desenhos com mais premiações ganhas de todos os tempos. Foram 72 indicações e 40 premiações vencidas incluindo aí Oscar, Globo de Ouro, Hugo Award, Saturn Awards, BAFTA, BET Awards e sete categorias do Annie Awards, premiação específico para desenhos.


O Pantera Negra, filme que dominou o ano de 2018, também teve suas vitórias e rendeu a Marvel Studios pela primeira vez seus Oscars. Venceu nas categorias de Melhor Figurino, Trilha Sonora Original e Direção de Arte. Fora o Oscar, contou com cerca de 220 outras indicações e venceu outros 86 prêmios, incluindo o BET Award de Melhor Filme, BAFTA de Melhores Efeitos Visuais e rendeu um Grammy a Kendrick Lamar.

Será que agora que debutou, a Marvel repete a dose esse ano e terá um Oscar pra Vingadores: Ultimato?

2. O Brilho da Capitã Marvel



Se Pantera Negra abriu com sucesso as portas para a Marvel nos cinemas em 2018, não podemos dizer diferente da Capitã Marvel. Apesar de render um nada natural ódio de uma parcela de 'fãs', a heroína demonstrou que as mulheres também podem chegar a casa dos filmes de heróis que fazem 1 bilhão. Na verdade, foi um total de 1,128 bilhão, que a faz fechar o ano entre os TOP 5 maiores bilheterias de 2019.

Com isso, a atriz em ascensão Brie Larson rapidamente se tornou um 'hit' no meio. A personagem caiu no gosto popular das jovens garotas e se tornou um recorde em lançamento de brinquedos e produtos de heroínas direcionados ao público feminino. Garantiu de imediato uma sequência e - meses depois - fez com que uma série spin-off no Disney+ fosse anunciada, a Ms Marvel.

E foi uma grande 'levantada' no hype pra o grande filme que viria na sequência...


3. Ultimato: O Maior filme de todos os tempos

A conclusão de três fases bem coordenadas da Marvel Studios nos cinemas. O Ápice de dez anos e 22 filmes dos heróis mais amados desses tempos anuais. Isso já seria suficiente para a criação de um tópico pra Vingadores: Ultimato, mas o Maior Filme de Todos os tempos foi além e bateu em Avatar, colocando-se como Maior Bilheteria Mundial de todos os tempos. É um feito único e que dificilmente será superado tão cedo.


Para quem acompanhou a fase embrionária desde o começo da Marvel nos cinemas em 2008, é impossível não se emocionar com a despedida de alguns desses heróis. O filme em si se compromete de uma forma nostálgica a referenciar outros momentos cruciais do UCM ao repetir em nova perspectiva a Batalha de Nova York em 2012, revisitar uma Asgard ainda de pé em 2013 e relembrar o começo dos Guardiões em 2014. Os heróis no fim venceram, com suas baixas que vão doer muito por um tempo, mas também merece destaque aqui a promessa cumprida dos irmãos Russo de entregar Thanos como um vilão relevante assim como foi Darth Vader em sua época.

Toda jornada tem um fim, com Ultimato não foi diferente. Mas novas aventuras surgirão...

4. O vôo rasteiro da Fênix



Não vamos voltar a falar aqui da conclusão da compra da Fox pela Disney em março de 2019. Já foi tema de outra de nossa retrospectiva em 2017 e apesar dos contra-tempos, tínhamos certeza de que mesmo demorando como demorou, tudo ia dar certo. Vamos aproveitar pra falar sobre o primeiro filme com mutantes que saiu após a compra - Fênix Negra.

Teve refilmagens, teve até perto do final alguma tentativa do marketing da Marvel se envolver na promoção e alavancar os números, mas não teve jeito. A franquia mutante já estava desgastada aos olhos do velho fã e nem com muita boa vontade poderia reverter esse fiasco. A Fênix Negra voou baixo nos números com $252 milhões de dólares mundiais. É o pior rendimento de um filme mutante de todos os tempos. E o pior que a história nem é tão ruim assim comparativamente a outros lançamentos que acabaram saindo antes.

E resta ainda Novos Mutantes. É o último resquício da 'velha fox' nessas malfadadas franquias da Marvel que estavam impedidas da Disney brincar...

5. Homem-Aranha: Longe de Casa e quase fora da Marvel


O conjunto de filmes da Marvel neste ano só de fato fecharia em Julho, com o Homem-Aranha: Longe de Casa. Dado o sucesso que o primeiro filme fez e com a base de fãs que Tom Holland agregou como Homem-Aranha, repetir os números de bilheteria era certo. Mas 'Londe de Casa' foi mais além. Servindo como um epílogo pra Ultimato, totalmente relevante pra o UCM, o filme alcançou também o 1 bilhão (pela primeira vez num filme do Aranha). É atualmente a quarta maior bilheteria de 2019 com 1,131 bilhão de dólares. Tudo parecia mais que certo para uma nova sequência, certo? Bem, não!

Poucos meses após o lançamento do filme e o 1 bilhão garantido, já se ouvia falar sobre os andamentos de uma renovação do acordo entre a Sony e a Disney para estender a parceria e criar mais e mais histórias do Aranha de Tom Holland no UCM. Só que de repente tudo pareceu desandar. Na semana que antecedeu a D23, saiu inclusive em nota oficial da Sony que os estúdios não chegaram ao acordo e o Homem-Aranha seria sutilmente retirado dentro do universo maior onde crescerá. Só que o barulho foi grande, os fãs se mexeram muito e parece que os executivos olharam com mais atenção a situação e decidiram fechar um acordo menor, mas o suficiente pra agradar ambas as partes e colocar o Aranha por mais um tempinho em mais histórias e dois filmes dentro do UCM.

Já diziam, a voz dos fãs é a voz de Odin... E falando em Odin...


6. Guerra dos Reis e a despedida de Aaron do Thor


Vamos dar uma pausa nessa parte dos filmes para falar de Quadrinhos, e colocando todos os holofotes sobre a saga do ano, que mais envolveu e remexeu o universo Marvel - Guerra dos Reinos. Assinada primordialmente por Jason Aaron, que foi seguido por outros tantos roteiristas que paralelamente escreveram mais de 20 tie-ins, Guerra dos Reinos basicamente conclui a maior investida do vilão Malekith sobre os heróis. Após conquistar todos os demais reinos e usar alguns dos soldados desses no seu exército, a última parada foi a Terra. Mas o Elfo Negro e sua legião descobriria cedo ou tarde que os Midgardianos não são fáceis de dobrar.

A história em si tem todo um ar muito divertido de se acompanhar, com mapas acessórios acompanhando e você se sentindo num grande tabuleiro de 'war' observando onde nosso mundo está sendo atacado e que defesas da terra foram organizadas para rechaçar. Também trouxe novos grupos como a StrikeForce e uma nova versão de Agentes do Atlas com heróis orientais e alguns vindo direto do jogo Future Fight. O final também foi impactante não só por trazer a derrota de Malekith mas também por trazer de volta o Mjolnir, Yggdrasil, o Conselho dos Reinos, uma nova Asgard e Thor mais uma vez na posição de Rei. Contudo, a maior consequência é ter Jane Foster de volta ao papel de heroína como a nova Valquíria.

A única parte ruim dessa história é que com Guerra dos Reinos, Jason Aaron anunciou sua despedida de Thor. Finalizou tudo com um minissérie do Rei Thor que saiu estes últimos meses...

7. A Fase 4 finalmente revelada!

Com Vingadores: Ultimato finalmente nos cinemas e todos os spoilers agora a tona, não teria mais por que a Marvel fazer segredo sobre o que viria aí. Sendo assim foi na San Diego Comic Con deste ano em Julho que a Fase 4 foi finalmente revelada. Tivemos então confirmados os filmes daViúva Negra em 1º de maio de 2020, Os Eternos em 6 de novembro de 2020, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis em 12 de fevereiro de 2021, Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura em 7 de maio de 2021 e Thor: Amor e Trovão. E ainda citou Blade, mesmo sem data certa.


Mas não parou por aí as novidades não. Ainda na SDCC, Kevin Feige tratou de destacar a importância das séries da Disney+ pra fase 4. Teremos Falcão e Soldado Invernal pra o segundo semestre de 2020 e Wandavision no começo de 2021, Loki no segundo trimestre de 2021, as animações What if para o meio de 2021 e Gavião Arqueiro no segundo semestre de 2021  O serviço de streaming merece por si só um tópico numa retrospectiva, mas que por motivos óbvios ficará pra 2020.

Mas calma que não parou as novidades aí. Na D23 em agosto, Kevin Feige voltou a subir num painel e  anunciou o filme do Pantera Negra II para 6 de Maio de 2022. Também revelou sem data que veremos na Disney+ as séries da Ms Marvel, Mulher-Hulk e Cavaleiro da Lua. Fora isso, temos que destacar que há mais sete datas reservadas para filmes indefinidos do UCM nos cinemas até 2023. Ah, e a Sony também confirmou o terceiro filme do Homem-Aranha pra 16 de Julho de 2021...

E aos poucos vamos sabendo do que vem aí nesse calendário. A CCXP este ano contou com a participação de Kevin Feige que simplesmente entregou em primeira mão aos brasileiros um novo trailer da Viúva Negra e uma footage bem inicial dos Eternos...

8. Hickman e o Triunfo dos X-Men



Chegou o momento dos mutantes serem exaltados. Já se falou em boicote, já se falou em maré de azar, mas tudo o que os X-Men precisavam para serem exaltados era de um bom e ousado Capitão. E ele veio este ano com a volta de Jonanthan Hickman a Marvel e pegando para si uma das maiores reformulações das revistas mutantes das últimas décadas. House of X e Powers of X são a constatação da excelência de Hickman como escritor e a prova de que os mutantes tem sim ainda muito o que contar quando bem guiados.

Entregando um novo status quo a espécie com um plano ousado de Xavier, Moira e Magneto, os X-men ocupam um novo lugar no mundo e voltaram a incomodar o Homo Spaciens. Krakoa é o novo lar e nem a morte parece que impedirá os mutantes de ascenderem a seu lugar de direito. House of X mostrou essa nova posição, Powers of X os potenciais futuros a serem seguidos. Após seis edições de cada uma das minisséries, tivemos a chegada das novas revistas - X-Men, X-Force, Excalibur, Carrascos, Novos Mutantes e Anjos Caídos. E em 2020 já tem confirmado Wolverine, Satânicos e Cable.

É, muito crítico do Hickman teve que engolir seco esse fim de ano...

9. A queda da Marvel TV

Se no ano passado mereceu aqui nosso destaque na retrospectiva os cancelamentos da série do Demolidor, Luke Cage e Punho de Ferro da Netflix, imagina se não íamos criar um tópico a parte sobre a 'Fim' da Marvel TV como conhecíamos. Apesar de não ter sido oficializado até o fechamento deste texto, a saída de Jeph Loeb da Presidência da Marvel TV é certa. Essa área inteira, por sinal, que antes era independente e sob a tutela da Marvel Entertainment agora passará para a asa da Marvel Studios.


Para quem vem acompanhando as nossas notícias, não chega a ser uma novidade. A parceria com a Netflix foi oficialmente finalizada no começo do ano e Justiceiro e Jessica Jones ganharam suas últimas temporadas. Agentes da SHIELD confirmou que em 2020 teremos a temporada final da série pela ABC, e até agora nada de anunciarem planos de uma substituta. A Freeform também anunciou que Manto e Adaga terminariam na segunda temporada e recentemente até mesmo os Fugitivos da Hulu foram surpreendidos com o anúncio de um fim. Os projetos da Marvel TV em canais e serviços fora da Disney+ foram desidratados. Resta ainda alguns projetos de animação para Hulu e ficou ainda de pé a série live-action Helstorm. Sabe-se lá até quando...

Mas calma! Há rumores de que as coisas só ficarão reduzidas assim até a Marvel Studios organizar a casa. Dizem por aí que Kevin Feige gosta muito da ideia de trazer de volta a tona Demolidor e Jessica Jones, mesmo fora da Netflix.


10. Marvel 1000 e a comemoração dos 80 anos

A gente não podia deixar de falar em nossa retrospectiva do momento comemorativo que a Marvel passou em 2019 ao comemorar seus 80 anos de existência desde a época da Timely. Sim, já são 80 anos. E tivemos nos quadrinhos uma série de lançamentos únicos e especiais de revistas antigas que quase ninguém ouviu mais falar pra relembrar quão abrangente foi a editora ao longo destes anos. Teve Gunhawks, Love Romances, Unknown Worlds, Crazy, Marvel Summer Special, além de retornos de equipes criativas marcantes com edições especiais dos New Mutantes: War Children, Thor: The Worthy e Sensational Spider-man Self-Improvement.


E agora no segundo semestre, tivemos ainda o lançamento de uma mega coletânea reunindo várias equipes criativas de várias épocas chamada Marvel Comics 1000. Com um plot sutil sendo contado entre as páginas envolvendo um Mascarado Misterioso, muita gente pode deixar sua contribuição da história da Marvel com pelo menos uma página. Rendeu tanto que precisou repetir a dose com uma Marvel Comics 1001. E tudo isso ainda rendeu o pontapé inicial pra outra edição especial que veio no fim desse ano e te prepara pra 2020 - INCOMING!

E isso sem falar na quantidade de action figures especiais que a Hasbro, Funko e Lego lançaram totalmente tematizados pra esse ano. Não muito diferente, alguns jogos de celulares da Marvel criaram eventos especiais comemorativos.

Bom, como de praxe, a lista acaba sendo muito pequena pra poder cobrir tudo que deveríamos e merecia estar aqui. Certamente faltou citar o grande trabalho sendo feito por Donny Cates em Venom e que concluiu -mais ou menos - em Carnificina Absoluta essas últimas semanas. Mesmo cancelada, a série dos Fugitivos deu uma guinada tão grande que merecia um tópico seu. Fora que apesar de que só veremos o resultado mesmo ano que vem, o anúncio do jogo d'Os Vingadores da Marvel pela Crystal Dynamics este ano é coisa grande. Na D23 tivemos o anúncio de uma expansão tão grande da Marvel na Disney Califórnia que não deveria ficar de fora. E vamos para por aqui pra acabar não fazendo uma nova lista de top 10...

Coveiro

comments powered by Disqus