quinta-feira, 8 de abril de 2021

Sony fecha acordo de exclusividade com a Netflix para produtos em streaming

A Sony tem tomado um caminho bem diferente dos demais estúdios de cinema ultimamente. Escolheu não fazer seu próprio serviço de streaming e preferiu atrasar ao máximo toda sua programação de lançamentos para o cinema ao invés de liberá-los em outro lugar. Seu próximo movimento é no minimo curioso. Segundo o The Hollywood Reporter revela, a Sony assinou um contrato de vários anos com a gigante do streaming Netflix para somente e exclusivamente lá passar em primeira mão suas futuras produções. Ou seja, a Netflix terá filmes como Morbius, Uncharted e Spider-Man: No Aranhaverso 2 chegando primeiro ao Netflix assim que deixarem os cinemas em 2021 em diante.

Curiosamente, este acordo fará com que a Netflix se comprometa a financiar uma série de filmes da Sony Pictures, abrangendo títulos que o estúdio pretende fazer estritamente para plataformas de streaming. "Na Sony Pictures, produzimos alguns dos maiores sucessos de bilheteria e os filmes mais criativos e originais da indústria. Este acordo empolgante demonstra ainda mais a importância desse conteúdo para nossos parceiros de distribuição, à medida que aumentam seu público e oferecem o melhor em entretenimento, "disse Keith Le Goy, presidente de distribuição mundial da Sony, em um comunicado hoje.

Scott Stuber, diretor de filmes da Netflix, acrescentou: "Isso não apenas nos permite trazer sua impressionante lista de franquias de filmes amados e novo IP para a Netflix nos EUA, mas também estabelece uma nova fonte de filmes inéditos para os amantes do cinema da Netflix em todo o mundo." Isso é um grande negócio para a Netflix, especialmente com a maioria dos estúdios em massa tirando produtos do catálogo dela e reavendo os direitos exclusivos de seu conteúdo para seus próprios serviços de streaming (como Peacock, Disney + e HBO Max).

Duas coisas são importantes ficarem claras aqui. A primeira é que esse contrato por enquanto é exclusivo pra os EUA, não aplica para o resto do mundo, onde outros acordos em separados podem ser fechados. E segundo que a exclusividade só vale pra estreias dos cinemas a partir de 2022. Por enquanto, Venom: Let There Be Carnage e Spider-Man: No Way Home ficam de fora e só serão afetados por esse novo acordo Morbius, Uncharted e a sequência de Homem-Aranha: No Aranhaverso. E, é claro, outros filmes que vierem aí depois...

Agora, fica aquela grande questão sobre se um dia veremos o conteúdo do Homem-Aranha produzido e integrado ao UCM algum dia tudo junto na Disney+. Se acontecer, será numa data bem longínqua.

Coveiro

comments powered by Disqus