quarta-feira, 14 de abril de 2021

GRANDES HISTÓRIAS MARVEL NO BRASIL: Os 80 Anos do Capitão América e sua trajetória no país

Steve Rogers, o Capitão América está completando 80 anos...pra aqueles que não sabem, o Capitão América foi criado em 1941 por Joe Simon e Jack Kirby.  Depois da criação do Namor e do Tocha Humana, dois dos primeiros personagens criados pela Marvel, quando a editora atendia pelo nome Timely, Martim Goodman, dono da Timely, pediu para que Simon e Kirby, criasse um novo personagem...o mundo estava em guerra e para aproveitar aquele momento, chegava as bancas a edição Captain America Comics número 1.

  Com o mundo vivendo um grande trauma por causa da guerra, os dois artistas mandariam para as bancas um personagem para liderar os Estados Unidos contra os nazistas. Surgia assim, entre as bombas na Europa e os ataques à base de Pearl Harbor, o personagem Capitão América, criado no berço da guerra, em 1941. O personagem é Steve Rogers, que a todo custo queria servir ao seu país na luta contra o nazismo. Após ser recusado em seu alistamento pela sua fraca saúde, um major do exército, percebendo a vontade do frágil rapaz em querer de alguma forma ajudar o seu país, acaba convidando para participar de um experimento secreto, chamado “Projeto Supersoldado”. Esse projeto era focado na criação de soldados com poderes e habilidades sobre-humanas. Steve Roger, após ingerir a fórmula do Supersoldado vê o seu corpo franzino se transformar num corpo de um verdadeiro atleta. Após o experimento, porém, um inimigo infiltrado acaba matando o cientista da fórmula do Supersoldado. Com isso, a experiência acaba se perdendo junto com o seu criador para sempre, já que a mesma, até então, não tinha nenhum registro por escrito. Após o incidente, Steve Rogers acaba sendo o único com o soro do Supersoldado, transformando-se no Capitão América, ao lado de seu parceiro mirim, Bucky Barnes, que décadas depois viria a se tornar o Soldado Invernal entrariam na guerra. 


No Brasil, o Capitão América surgiria na revista “O Guri”, a publicação era do Jornal Diário da Noite, comandado pelo empresário Assis Chateaubriand, uma das personalidades mais influentes do Brasil. O poderoso Chateaubriand comandava um conglomerado de comunicação que envolvia jornais, rádios, TV e publicações de revistas. A revista O Guri viria a ser a primeira a publicar as histórias do Capitão América no Brasil. A sua estreia foi na edição nº73, em junho de 1943. História extraída do título original Captain America nº 16. Um fato curioso é que o jornal Diário da Noite não publicou a fase da dupla Simon/Kirby. Eles começaram pela fase posterior a de Simon e Kirby, com as histórias desenhadas por Al Avison, Syd Shores e Vince Alascia. O Guri seria a casa do Capitão durante os próximos anos aqui no Brasil. E pelo diário da Noite, o Capitão América foi publicado entre 1943 A 1956, nesse meio tempo ele apareceu também pela RGE, editora posterior a Editora Globo do empresário Roberto Marinho. Pela RGE, o personagem apareceu em revistas como Biriba Mensal, Shazam e o Globo Juvenil. 

Entre 1956 até 1967, o Capitão América ficaria ausente no Brasil, muito por não ter tido publicações nesse período nos EUA. Um dos grandes problemas era o símbolo que Steve Rogers carregava, ele era um personagem que lutava contra o nazismo, depois que a guerra terminou, o Capitão América ficou meio sem ter o que fazer, a falta de apelo faria com que suas histórias fossem canceladas nos EUA... Mais aí a grande virada aconteceria em 1961, lá na Marvel, Stan Lee e Jack Kirby, juntaram os cacos do que foi a Timely e a Atlas para dar início na era Marvel, que no Brasil chegaria em 1967 pela Ebal.

Pela Ebal, o Capitão retornaria na revista “Capitão Z” edição 0 que era distribuída pelos Postos Shell, em uma das maiores propagandas de marketing já feito com quadrinhos no Brasil. É aqui que entra a famosa história em que os Vingadores encontram o Capitão América congelado em um gigantesco bloco de gelo... e dessa forma o personagem era introduzido na era Marvel. O mais incrível disso é que essa história não foi publicada pela Ebal, isso iria acontecer alguns anos depois pela Bloch, na revista Os Vingadores nº 02 em dezembro de 1975. 


Voltando a Ebal, Capitão Z teve 34 edições publicadas com a fase da Era Marvel, com histórias de Stan Lee, Jack Kirby e Gene Colan. Depois que a revista Capitão Z, chegou a fim em maio de 1970, o Capitão América foi parar na revista chamada A Maior que teve 21 edições entre 1970 e 1972, nessa revista o Capitão dividia o espaço com o Thor e Homem de Ferro.

Na época de A Maior, vale ressaltar que o personagem foi o primeiro a ter uma edição totalmente colorida na revista Capitão América em Cores em 9 números publicados. Com roteiros de Stan Lee e desenhos de Gene Colan e John Romita, Capitão América em Cores foi publicado entre 1970 e 1973.


A revista Capitão américa em cores tem uma curiosidade interessante... Com um acabamento gráfico muito caprichado, o próprio Aizen, editor e dono da Ebal, se encarregou de enviar para os escritórios da Marvel a sua nova edição em cores, a fim de mostrar o trabalho que estava sendo feito no Brasil. Era a edição em cores nº 01 de "Capitão América". Essa edição, por incrível que pareça... chegou até as mãos de Stan Lee, que ficou fascinado pela qualidade da edição brasileira. Stan, em contato com Aizen, disse que essa edição era a “melhor revista impressa que já tinha visto”. Que baita elogio, não é?


 

Após receber a revista, Stan Lee propôs a Aizen que a Ebal imprimisse as edições americanas no Brasil. Seria um tremendo passo para Adolfo Aizen. A Ebal seria a responsável por imprimir todas as revistas originais da Marvel, em uma qualidade superior à que era produzida nos Estados Unidos. Mas a ideia não sairia do papel. Adolfo Aizen o desestimulou, informando que o custo seria muito alto. Como Aizen comprava o papel e pagava em dólares, entendeu que seria muito caro em produzir em grande escala as revistas americanas no Brasil, acabando de vez com as pretensões de Stan Lee. Depois que a Ebal perdeu os direitos da Marvel, a editora Bloch, aquela mesma que fazia as publicações da revista Manchete, assumiria todo o universo em 1975, e assim o Capitão América ganharia uma nova revista mensal...

Pela Bloch foram 20 edições publicadas até 1977...nessas revistas vocês irião encontrar histórias da fase de Steve Englehart e Sal Buscema e também de Jack Kirby, com a saga do Império Secreto e a Bomba da Loucura, respectivamente. 

 


Depois disso Capitão América estaria em uma nova casa, a Editora a Abril, que a partir de 1979 dava início com a Marvel, pela Abril, foram 214 edições publicada entre 1979 até 1997...esse Record de 214 é a maior publicação até hoje com a Marvel no Brasil. Vale destacar nessas 214 edições, as fases de Steve Englehart e Sal Buscema, Roger Stern e John Byrne, J.M DeMatteis e Mike Zeck, a fase Mark Gruemwald, Paul Neary e Tom Morgan, todas essas espalhadas pelas revistas publicadas pela Abril. Em 1992 a Abril trouxe com exatos 50 anos de atraso as 10 primeiras histórias do personagem com fase Simon e Kirby, que foram puladas pelo Diário da Noite em um especial em formato americano, antes tarde do que nunca não é mesmo?



 

Em 1997 a Abril cancelou sua revista mensal. Depois que sua revista foi cancelada, suas histórias foram publicadas ainda pela Abril em uma nova publicação chamada: Marvel 97 e no ano seguinte em Marvel 98, em uma fase bem interessante do roteirista Mark Waid e Ron Garney. Ainda em 1998, a Abril trouxe um dos momentos mais fracos feitos pela Marvel no projeto chamado “Heróis Renascem”, com artistas que haviam abandonado a Marvel para montar a Image.  Rob Liefeld, artista amado por poucos e odiado por muitos apresentava sua visão com o Capitão América em uma coleção de 12 edições...o projeto não deu muito certo, e logo foi abandonado pela Marvel, que trouxe Mark Waid novamente para suas histórias em uma nova publicação na revista “Marvel 2000”.

Depois disso, o Capitão América passou pela linha Premiu da Abril em Grandes Heróis Marvel...E com o final da Abril, a Panini assumiu todo o universo Marvel a partir de 2002, com isso o personagem iria aparecer na revista “Marvel 2002”, no ano seguinte em “Marvel 2003” e finalmente em, em “Os Poderosos Vingadores”, além de outras diversas publicações com a Panini em seus primeiros anos de publicações no Brasil. Em os Novos Vingadores 25, de fevereiro de 2006, a Panini dava início a uma das melhores já editadas por ela. Com a fase de Ed Brubaker e Steve Epting, essa fase correu por diversos números de Novos Vingadores, com tramas de espionagem, morte e reviravoltas...essa fase do Capitão América é sem dúvida uma das melhores já publicadas no Brasil e que se estenderia até a edição 89 de Os poderosos Vingadores em junho de 2011.

Toda essa fase foi compilada na coleção Deluxe da Panini em nove edições. Em setembro do mesmo ano, o Capitão ganharia, finalmente sua primeira revista mensal pela Panini chamada “Capitão América e Os Vingadores Secretos” em um total de 27 edições até setembro de 2013. Porém no mês seguinte, o Capitão América teria uma nova edição ao lado do Gavião Arqueiro, entrando na linha chamada de Marvel Now.  Nessa revista ao lado do Gavião foram publicadas 20 edições. É claro que nesse meio tempo o personagem aparecia em outras publicações, como nas revistas dos Vingadores, Universo Marvel e dezenas de edições especiais pela Panini.



Em março de 2017, Steve Rogers perdeu o efeito do Supersoldado, e decide entregar o escudo ao seu amigo Falcão, que a partir de março de 2001 ganharia uma nova revista em uma nova fase do Falcão como o novo Capitão América, essa publicação iria até a edição 20, lincando com um arco polemico chamado Império Secreto... Depois dessa fase, a Panini traria uma nova edição mensal em um total de 11 edições entre abril de 2019 até agosto de 2020. Suas atuais histórias então sendo publicadas atualmente na revista dos Os Vingadores que já está na edição nº 26.


 

É claro que isso é apenas um apanhado do que foi publicado no Brasil. O Capitão América apareceu em diversas outras edições no Brasil, como convidado de outros personagens em edições especiais e outras publicações...a ideia aqui é apenas fazer uma pequena homenagem a um dos primeiros personagens criados pela Marvel, e um dos grandes personagens criados pelo “REI” Jack Kirby em suas publicações mensais publicadas no Brasil. 

Vida longa à Steve Rogers, que venham mais 80 anos...


Alexandre Morgado

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da casa das ideias no Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

Obs: Algumas imagens foram adquiridas através do site Guia dos Quadrinhos!

Atenção! Não perca a oportunidade de contribuir com a campanha do Cartase da segunda versão de Alexandre Morgado, "A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil". É uma edição revisada, com trechos inéditos e contribuindo agora você também terá brindes pra vir junto com a edição. CLIQUE AQUI!


comments powered by Disqus