segunda-feira, 19 de abril de 2021

Diretor e elenco de Shang Chi falam sobre a abordagem cultural e lutas do filme

Hoje a Marvel lançou oficialmente seu primeiro material de divulgação do filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Além de um pôster e um trailer, a EW divulgou uma matéria com o diretor Destin Daniel Cretton e parte do elenco e da produção pra falar os primeiros detalhes sobre o filme.



A matéria começa dizendo que Destin nunca quis fazer um filme da Marvel. O diretor de 42 anos construiu sua carreira em dramas tranquilos e introspectivos como Short Term 12, The Glass Castle e Just Mercy. Ele se lembra de ter dito aos amigos que não tinha nenhum desejo de se juntar ao mundo das capas e heróis dos quadrinhos - até que leu uma reportagem de 2018 que a Marvel estava desenvolvendo Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, seu primeiro filme com um protagonista asiático.

“Quando esse anúncio foi feito, voltei instantaneamente à minha infância”, explica Cretton. "Na infância, tudo o que eu tinha era o Homem-Aranha. Como ele estava com a máscara, eu poderia me vestir como o Homem-Aranha para o Halloween. Eu tinha um punhado de outros personagens que se pareciam comigo na tela, mas talvez houvesse dois ou três que eu pudesse escolher, e os super-heróis não faziam parte disso. "

O Diretor - que nasceu no Havaí e é descendente de japoneses - ficou pensando em como seu eu mais jovem teria reagido a um filme de super-herói com um elenco predominantemente asiático. Então, ele marcou uma reunião com a Marvel e Kevin Feige comentou que ouviu algo incomum dele. “Normalmente não é assim que as reuniões de diretor começam, dizendo: 'Sabe, eu nunca me interessei em fazer um desses'” lembrou o presidente da Marvel Studios. Aquele encontro da Marvel se transformou em outro, depois em outro, até que em pouco tempo Cretton estava diante de milhares de fãs na San Diego Comic-Con de 2019, apresentando ao mundo o tipo de herói com o qual sua infância havia apenas sonhado.

O resultado é Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, um épico arrebatador de super-heróis que combina drama familiar emocional com ação de artes marciais que desafiam a gravidade. O ator chinês-canadense Simu Liu estrela como o jovem herói, que passou a primeira parte de sua vida treinando para se tornar um assassino sob a estrita tutela de seu pai. Desde então, ele se afastou e tentou construir uma vida um tanto normal na América, apenas para ser sugado de volta para o domínio sinistro de seu pai.

“O núcleo do arco de Shang-Chi nos quadrinhos é realmente um drama familiar”, disse o produtor Jonathan Schwartz. "Isso foi algo em que Destin se concentrou bem no início de nossas conversas, a ideia de pegar essa família desfeita e esse histórico familiar realmente sombrio e até abusivo e ver o que isso faz com uma criança com o tempo."



Cretton disse que queria contar uma história sobre a identidade asiática que parecesse tão viva e autêntica quanto possível - parte da qual envolvia garantir que Shang-Chi tivesse vozes asiáticas tanto na frente quanto atrás das câmeras.

“Lembre-se de que a cultura asiática é muito diversa. Eu cresci no Havaí, a comida havaiana é como chinesa, japonesa, coreana, havaiana, filipina, tudo misturado. Nossa equipe era assim: é como uma grande mistura de culturas asiáticas se juntando e respondendo ao script e dizendo coisas como, 'Oh, isso não parece muito certo.' Tudo isso ajudou a contribuir para o que considero uma atualização realmente bonita do que começou nos quadrinhos há algumas décadas. "

“Foi um nível de representação asiática que eu não tinha visto, e achei legal assistir como um asiático-americano”, acrescentou a atriz Awkwafina, estrela de Crazy Rich Asians, que interpreta Katy, amiga de Shang-Chi. "Definitivamente, explora diferentes níveis de identidade."

Quando o filme começa, Shang-Chi (pronunciado como "song", não "sang") está morando em San Francisco como um jovem aparentemente normal. Ele é um pouco sem direção e passa a maior parte do tempo com os amigos, como a Katy de Awkwafina. Ela é uma de suas confidentes mais próximas, mas não sabe muito sobre sua história ou por que ele não tem mais contato com seus pais. E ela definitivamente não está familiarizada com o mundo cheio de ação de assassinos e mestres de kung fu.

“Ela não faz muito trabalho pesado”, disse Awkwafina. "Mas no final do dia, ela tem um coração verdadeiro e uma lealdade e dedicação à sua amizade com Shang-Chi. Ela é super corajosa."

Claro, você não pode fazer um filme sobre o lutador mais habilidoso do mundo sem coreografar algumas lutas bem elaboradas. “Acho que esta é a melhor ação que a Marvel já fez”, disse Schwartz. "Cada golpe é significativo, cada estilo de luta é significativo e a história é contada visualmente de uma maneira excelente." Como Shang-Chi é um mestre em vários tipos diferentes de artes marciais, Cretton se inspirou em várias fontes, desde o estilo wushu elegante e quase etéreo de O Tigre e o Dragão (Crouching Tiger, Hidden Dragon) até a coreografia mais cinética das comédias de ação de Jackie Chan. O coordenador supervisor de dublês, Brad Allan, foi escolhido para ajudar a unificar os vários estilos e escolas de especialização de Shang-Chi.

Para Liu, isso significava se jogar no treinamento: o ator brinca que, ao contrário de alguns de seus companheiros da Marvel, o rosto de Shang-Chi nunca é obscurecido por uma máscara, então ele teve que aprender a fazer o máximo possível de suas próprias acrobacias.Desde 2019, ele começou a praticar diferentes formas de artes marciais e a tentar ganhar peso sem perder a flexibilidade e agilidade de Shang-Chi.

“Quero sentar aqui e dizer que antes era muito bom em artes marciais”, admitiu Liu. "Talvez eu tenha trabalhado alguns dias como dublê em Toronto. Mas, na verdade, minha experiência nas artes marciais foi como dar cambalhotas no meu quintal quando era adolescente e fazer parkour com meus amigos."

Mas mesmo com toda a ação do kung fu voando alto, Cretton sempre quis manter Shang-Chi com o pé no chão - e fazer um filme de super-herói que sua juventude teria adorado.



"Queríamos ter certeza de que Shang-Chi era como qualquer um de nós", explicou Cretton. “Quero assistir a esse filme e dizer: 'Sim, é assim que me sinto. Às vezes me sinto deslocado e encubro isso com humor'. Ele é uma criança fora de seu ambiente e um peixe fora d'água aqui nos EUA, e ele está encobrindo isso com esse carisma que considero muito identificável. "

Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis terá Simu Liu como o protagonista principal, acompanhado de Tony Leung como Wenwu, Awkwafina como Katy, Meng'er Zhang como Xialing, Michelle Yeoh como Jiang Nan, Ronny Chieng como Jon Jon, Fala Chen como Jiang Li, Florian Munteanu como Punho de Lâmina, Dallas Liu num papel não anunciado e outros atores ainda a serem divulgados. A data oficial de lançamento é 3 Setembro.

Coveiro

comments powered by Disqus