quarta-feira, 21 de abril de 2021

Depois da Netflix, Sony fecha novo acordo com a Disney

Semanas atrás, fomos surpreendidos com a notícia de que a Netflix e a Sony haviam fechado um acordo de exclusividade para com seus filmes lançados nos cinemas a partir de 2022. Segundo foi colocado, seriam todos vistos apenas nas plataformas de streaming da Netflix depois de terminado seus respectivos períodos nos cinemas. Com isso, temíamos que propriedades de IP da Marvel sob a batuta da Sony nunca seriam vistas na Disney+. Aparentemente, as coisas não serão bem assim segundo nova nota da Variety:

"A Disney estabeleceu um grande pacto de licenciamento de filmes com a Sony Pictures nos EUA que promete trazer o Homem-Aranha e outras propriedades da Marvel para a Disney Plus a partir dos lançamentos de 2022 da Sony. O amplo acordo também exige que os títulos da Sony sejam executados em toda a gama de plataformas lineares e de streaming da Disney, tornando-o um escopo sem precedentes. Também inclui um número significativo de títulos de biblioteca que serão espalhados pelas plataformas Disney" disse o comunicado.

O acordo vem na esteira do acordo de produção da Sony com a Netflix para títulos na lucrativa janela 'Pay 1' pós-lançamento. Esse acordo com a Disney cobre os espaços de TV subsequentes, o que significa que os títulos chegarão ao Netflix primeiro, cerca de nove meses após o início da exibição de um filme nos cinemas. Depois de um tempo, esses filmes estarão indo não só para a Disney+, como também A Disney várias outras plataformas, os espaços que eram anteriormente reservados para a transmissão de filmes a cabo com suporte de anúncios e transmissões de filmes. Vale ressaltar também que assim como o acordo com a Netflix, o pacto da Disney cobre apenas os EUA, apesar do alcance global dos streamers.

O complexo acordo, que provavelmente valerá centenas de milhões de dólares para a Sony ao longo do prazo, foi disputado por Chuck Saftler, chefe de operações de negócios da ABC, Freeform, FX Networks e Aquisições para Disney Media and Entertainment Distribution, e Keith Le Goy, presidente de distribuição e redes mundiais da Sony Pictures Entertainment. O acordo marca outro exemplo da indústria do entretenimento reconectando seus modelos de negócios para se ajustar a uma nova era de exibição e distribuição de TV.

“Este acordo histórico de vários anos e independente de plataforma garante à equipe da Disney Media and Entertainment Distribution uma tremenda quantidade de flexibilidade e amplitude de possibilidades de programação para alavancar a rica gama de filmes de ação e família premiados da Sony em nosso mercado direto ao consumidor, serviços e canais lineares ”, disse Chuck Saftler, chefe de operações de negócios da ABC, Freeform, FX Networks e Acquisitions for Disney's Media and Entertainment Distribution. “Esta é uma vitória para os fãs, que se beneficiarão com a capacidade de acessar o melhor conteúdo de dois dos estúdios mais prolíficos de Hollywood em uma infinidade de plataformas de visualização e experiências.”

Le Goy observou que as condições do mercado estão gerando grandes mudanças na estratégia de exibição de filmes da Sony a longo prazo:

“Este acordo inovador confirma o valor único e duradouro de nossos filmes para os amantes do cinema e as plataformas e redes que os atendem”, disse Le Goy. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Disney na entrega de nossos títulos para seus espectadores e assinantes. Este acordo consolida uma peça-chave de nossa estratégia de distribuição de filmes, que é maximizar o valor de cada um de nossos filmes, disponibilizando-os aos consumidores em todas as janelas com uma ampla gama de parceiros-chave. ”

Por enquanto, o acordo foi fechado por 4 anos, valendo assim para os filmes lançados nos cinemas entre 2022 a 2026.

Coveiro

comments powered by Disqus