domingo, 18 de abril de 2021

Edição especial de 30 anos do Falcão de Aço é um belo tributo ao legado de Chris Powell

Nessa última quarta-feira saiu a edição especial do Falcão de Aço comemorando seus 30 anos de criação. "Coração do Falcão" parecia ser uma coletânea de histórias livres em homenagem aos diversos momentos importantes do Falcão de Aço nos quadrinhos. Só que quem ler essa edição vai perceber que ela é muito mais, pode ser um fim, mas certamente é um novo começo, permeado com muita emoção para os valorosos fãs do herói.



A primeira história chama-se "Grito da Cidade" e é assinada pelos criadores do personagem Danny Fingerroth e Mike Manley, com Chris Sotomayor voltando para cuidar das cores. A história traz todo o visual e clima das primeiras histórias do primeiro volume mensal do personagem, com o seu visual original com capacete mais pontudo e ar mais 'clean' da armadura. A história parece se localizar no começo das primerias edições, certamente após a edição 8 original. Chris Powell faz uma breve recapitulação da história da sua família, como descobriu de forma decepcionante que seu pai era um policial corrupto e como isso o levou a encontrar o cristal que o tornou o Falcão de Aço.


Aqui, após salvar Allegra Bazin, filha do bandido que prejudicou seu pai, de um acidente de carro, Chris decide aparecer na sua forma humana pra tentar conseguir atingir o mafioso. Rapidamente, Allegra aceita a companhia de Cris após espantar o ex-namorado naquela noite. O que nenhum dos dois esperava é que o vigilante encouraçado Savage Steel surgisse para querer raptar a moça. Chris some de cena e o Falcão de Aço rapidamente toma o lugar dele e uma briga se repete de novo aqui entre os dois caras de armadura. Quando a coisa esquenta na luta, um prédio é atingido e civis são colocados em perigo. Apesar de estarem em lados opostos, Falcão de Aço e Savage Steel não querem mais vítimas por conta dos problemas dele com Bazin. Decidem juntar forças para impedir o desabamento de um dos prédios e depois somem com a chegada da polícia. Allegra é então levada pelos homens de seus pais, Chris volta a sua vida e nós descobrimos nos momentos finais que a identidade Savage Steel é Mike Powell, que certamente decidiu lutar contra Bazin de uma outra forma depois que ele sujou seu nome.

As segunda história é "Longo caminho pra casa" é escrita por Dan Abnett e desenhada por Andrea Di Vito. Ela acontece logo depois dos eventos de Guerra dos Reis e Thanos Imperative. Powell é uma figura ainda caçada pelas autoridades depois de ter 'forçadamente' matado a Imperatriz Shiar Lilandra Neramani. Atualmente, portanto, ele anda circulando nos confins do espaço escondendo quem é. Na colônia Kortari, no círculo interno, ele entra no bar pedindo uma bebida e atraindo todo tipo de atenção. Logo descobrimos que a 'Canção de Dados', novo poder que ele descobriu após saber a real natureza dos raptores, o direcionou até ali para atacar o local que era um ninho da Ninhada.

Durante a briga, Chris Powell tem uns vislumbres das suas primeiras aventuras (uma cena dele salvando civis como vimos na história anterior) enquanto consegue afastar as pessoas não contaminadas pra uma parte segura do bar. Depois de todos seguros, ele decide usar sua armadura com força total, algo que ele só foi aprendendo a controlar depois de suas aventuras espaciais na época após Guerra dos Reis. Ele sabe que nunca irá controlá-la totalmente por ser algo não projetado pra forma terráquea, mas mesmo assim está usando esse poder para fazer o melhor e compensar os erros que cometeu recentemente. Apesar da fama dos Rapinantes, Chris Powell quer fazer um novo nome como o Falcão de Aço sendo um dos protetores do universo.

A última e menor história é "Último vôo" traz a dupla Kyle Higgins e Juanan Ramirez, que parece que cuidarão do personagem daqui pra frente. Ou melhor, do próximo a assumir o papel do herói.Chris está preso numa nave em que o suporte de vida está prestes a acabar. Do lado de fora, um fenômeno cósmico inexplicável cresce e está prestes a chegar até ali. Ele então pede pra "Canção de Dados" salvar todos os seus registros pessoais até aqui. Ele comenta sobre o princípio de uma Guerra das Sombras que vem aí. Do ponto onde ele está, é impossível se comunicar por rádio ou outro meio, ou mesmo ele usar sua forma de armadura pra fugir. Então, ele manda os dados que possui pelo espaço nulo pelo seu amuleto e espera que um novo hospedeiro tenha as informações antecipadamente.

Então, ele libera o cristal dizendo que o novo hospedeiro deve saber tudo muito mais rápido do que ele, se adiantar aos erros que ele cometeu e assim ser a última esperança de todos. Nos últimos quadros, após liberar o cristal, Powell comenta que gostaria que seu pai o visse agora e então vemos o fenômeno o consumindo. É a última vez que vemos Chris? Quem será o novo Falcão de Aço? E o que será esse evento 'Shadow War' e onde veremos os desdobramentos de tudo isso?

Particularmente, gostei muito dessa edição comemorativa. Primeiro que apesar de se passar em tempos diferente e ter equipes criativas diferentes, parece que tem uma minima conexão entre as histórias aqui. Tem relação com a questão do pai de Chris e com a vontade do jovem desde o começo de superar a decepção que teve com ele sendo de fato um herói, um protetor. No final, temos esse sacrifício, que espero que não seja o fim definitivo do alterego humano do Falcão de Aço. E lá, singrando pelo cosmo, o amuleto vai em busca de um novo hospederio pra antecipar o mal que vem aí. Espero que logo, logo saibamos o que será essa Shadow War.

Coveiro

comments powered by Disqus