sábado, 17 de abril de 2021

A bronca de Ed Brubaker com a série Falcão e o Soldado Invernal


Durante uma entrevista no programa Fatman Beyond, Ed Brubaker - co-criador do Soldado Invernal, uma reinvenção do ressuscitado Bucky Barnes nos anos 2000 - se abriu sobre toda sua questão com os filmes da Marvel que usam o personagem e particularmente a nova série 'O Falcão e o Soldado Invernal'. Brubaker não mente que no começo ficou muito orgulhoso da adaptação do personagem no segundo filme do Capitão América, mas depois passou a considerar outras coisas na situação:

“Com o passar dos anos, comecei a pensar bem, por que não estou recebendo nada por isso, realmente? Tipo, como podemos realmente receber um agradecimento ou um crédito, mas uma vez que esses filmes estiveram fazendo bilhões e bilhões de dólares, me pareceu que fechei um 'mau negócio'”. Vale ressaltar que a Marvel não deixou Brubaker e nenhum outro criador a quem ele se inspirou nos filmes na mão. A empresa realmente ofereceu pagamento ao criador, mas algo semelhante a "um insulto" na visão dele.

“E eu me lembro de sentar lá durante o terceiro filme e saber o quanto eles... - como se eu tivesse realmente recusado este pequeno cheque de agradecimento, porque eu estava tipo ‘isso é um insulto'” desabafou ele. “Eu escrevo essas coisas e estava assistindo aquele filme [Capitão América: Guerra Civil], e ... um enredo que escrevi por um ano em meu gibi, sobre Bucky treinando todos esses outros soldados invernais, virou um plot-B. Grande parte da arquitetura emocional do filme era como coisas que não existiriam se eu não tivesse escrito esses quadrinhos. ”

“É ridículo que, sendo um co-criador de O Soldado Invernal... eu não deva me preocupar em sustentar minha esposa se eu morrer. Como agora, eu não vivo uma vida boa ... eu me viro bem ... comecei a sentir que isso doeu um pouco. Para ser esquecido desta forma. Eu sei que eles fizeram acordos com outras pessoas que deram menos opiniões sobre o que eles fazem. E eu meio que senti que era uma merda” reclamou ele e continuou descrevendo como era assistir a alguns desses filmes depois. “Como eu me lembro de estar sentado naquele filme e apenas sentir essa coisa tipo um 'câncer do Jack Kirby' - ou como uma úlcera crescendo no meu estômago, de apenas ser assim, é o que eu sinto. Exceto que era cem vezes pior para mim ... é difícil para mim a nível pessoal, na verdade fere um pouco meus sentimentos ... "

Brubaker disse tinha muitas pessoas enviando-lhe cartas e e-mails, querendo que ele falasse sobre O Falcão e o Soldado Invernal, mas ele estava desconfortável. “... era a imprensa, fãs ... todo mundo queria que eu falasse sobre o seriado. 'Você não está animado com o programa?' E eu acho que posso ser a única pessoa na América que não está animado com este seriado. Quando vejo os anúncios do programa, fico com um estômago embrulhado. ” contou.

Afastado dos quadrinhos mainstream a um bom tempo pra seguir carreira autoral, Brubaker ainda se questiona:  “... como empresa, por que você quer que seja assim que os criadores se sentem? Você não gostaria que o criador fosse feliz? ... Quando trabalho com pessoas, tento dar-lhes o melhor negócio possível e, se algo acabar sendo algo maior, tentarei realmente ajustar o negócio para que também participem. Porque é como se eu quisesse que todos com quem trabalho sintam que fizeram um negócio muito bom. E que foram bem tratados".

“E é tipo, não há nada que impeça ninguém na Marvel de olhar o quanto o Soldado Invernal foi usado em todas essas coisas, e ligar para mim e Steve Epping e dizer 'sabe de uma coisa, vamos tentar ajustar, sabe as coisas padrão, para que vocês realmente ... se sintam bem com isso.'” disse o autor sobre como as coisas poderiam se resolver melhor. E fez questão de salientar que o problema não é o pessoal da criação, mas sim os executivos: “Eu gosto do Kevin, gosto dos caras que escrevem aqueles filmes do Capitão América. Eu amo os Irmãos Russo. Eles têm sido ótimos para mim, todo o pessoal do Marvel Studios ... James Gunn está me pedindo para aprovar, para ver os primeiros cortes de seus filmes. Eu amo James. Todas essas pessoas me trataram tão bem... "


Ed Brubaker numa ponta  em Capitão América: Soldado Invernal


“... mas no final do dia, eu digo, você sabe, não me faça favores. Eu sou um escritor profissional, eu escrevi essas coisas, eu trabalho em Hollywood ... Eu trabalhei na TV, eu trabalhei no cinema” pontuou o roteirista e lembrou que ao menos um amigo dele está se dando bem agora. “... um amigo meu está trabalhando agora no Pantera Negra 2, com Coogler que começou a pré-produção hoje, eu acho. E estou animado para ver isso. Porque eu acho que Coogler é um cineasta único. Eu o conheci anos atrás, antes de Fruitvale [Station] ser lançado, porque ele é um verdadeiro nerd em quadrinhos. Ele era apenas um dos caras mais legais e legais que já conheci. E vê-lo ter esse sucesso estrondoso é incrível para mim. ”

Mas algum dia ele vai parar pra assistir Falcão e o Soldado Invernal? “... "Provavelmente vou assistir O Falcão e o Soldado Invernal no ano que vem. Eu amo esses caras, Anthony Mackie é perfeito como The Falcon. Mas é exatamente como isso é”.

O renomado escritor Ed Brubaker praticamente escreveu sozinho o volume 5 da mensal do O Capitão América, que é composto por 50 edições. Foi lá que não só Bucky Barnes ressurgiu como o Soldado Invernal, como acontece o grande evento da Marvel, a Guerra Civil, durante a qual Steve Rogers acabou "morto". Barnes acaba virando o Capitão América no lugar por um tempo até sua volta em Reborn e a edição do bandeiroso volta aos números originais a partir do 600 e fica lá até a edição 619. Brubaker volta ainda a escrever as histórias dos Vingadores Secretos por um tempo, uma minissérie do Steve Rogers chamada Super-Soldado e as primeiras edições do vol.6, por volta do número 19.

Coveiro

comments powered by Disqus