terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Fabulosos Vingadores: Pym Ilimitado

Durante as Guerras Secretas, uma excelente Graphic Novel feita por Rick Remender e Jerome Opeña deu um destino final a eterna luta entre Hank Pym e sua criação Ultron. Os dois se uniram em uma só criatura, e para afastar o perigo imediato, o titã Eros usou seu poder para dar aquele novo ser a capacidade de se amar. Confuso e em agonia, Ultron-Pym se refugiou no espaço distante e nunca mais o vimos. Sequer sabíamos direito se poderíamos e onde deveríamos colocar essa Graphic Novel na cronologia oficial. Gerry Duggan e Pepe Larraz ajudaram nisso no próximo arco dos Fabulosos Vingadores.

A história começa imediatamente após os eventos de Vertentes. Vampira foi atrás do Gambit, o verdadeiro, para tirar sua dúvida. Com isso, estragou seu roubo, mas saiu de lá com a verdade - o Caveira Vermelha a enganou dias atrás em Bangália se passando pelo seu ex-namorado. Sobrou apenas ao Cajun arriscar uma cantada pra ex-amante e jogar um verde para quem sabe também ser escalado nos Vingadores - recebeu duas negativas.

Antes de voltar para a base, Vampira foi convocada para ajudar num problema com uma capsula espacial caindo na Terra. Ela partiu a toda velocidade, mas foi atravessada por outro que surgiu repentinamente para salvar o dia. Para surpresa dela e de muitos, era Hank Pym o salvador. Um Hank Pym com umas piadas um tanto esnobes, vale ressaltar. Usava o Ultron como uma espécie de armadura, mas garantiu a mutante que tinha pleno controle sobre ele agora. Vampira disse que estava feliz, e sugeriu que ambos encontrassem Steve Rogers antes de qualquer outra coisa.



Steve Rogers, agora mais uma vez o rejuvenescido Capitão América, porém não o mesmo (como vocês já devem saber) estava junto com Deadpool lutando contra extremistas na reserva ambiental de Los Angeles. Logo recebeu o sinal de alerta de Vampira, e viu a moça chegar para sua surpresa com Hank Pym ao seu lado. Minutos depois, também chegavam o restante do time - Sinapse, Mercúrio, Cable, Tocha Humana e Irmão Vodu.  De cara, Cable sugeriu uma análise profunda do traje que Hank Pym usava, mas esse se negou, e aproveitou a situação para negar a "estirpe" desses Vingadores que Steve Rogers juntava. Quando o Capitão insistiu para ele tirar o traje, Pym revelou que ele e Ultron eram agora inseparáveis já que metade de seu corpo humano não mais existia.


Daí, sem esperar os demais se acostumarem com a revelação, Pym partiu e disse que os encontrariam na mansão. Vampira foi atrás dele e os demais seguiram para o velho teatro onde era a nova sede da equipe. Em dúvida se deveriam confiar se aquele era mesmo Pym ou não, restou a Steve dar a notícia complicada para a pessoal mais envolvida nessa história - Janet Van Dyne, a Vespa.

Enquanto isso, Pym e Vampira chegaram a antiga Mansão e Pym pareceu bem indignado de ela ter virado um hotel-atração para turistas. Em seguida, Hank pediu para ver o memorial erguido em seu nome e quando encontrou-o no Jardim, lançou um raio e o explodiu Ele reclamou que não estava mais morto e que nenhum dos Vingadores se importou em querer verificar se ele ainda estaria vivo no espaço. Após explodiu a estátua se desculpou pelo momento de euforia e partiu com a mutante ao céus comemorando estar vivo outra vez.


Na história que segue, vemos Hank Pym ajudando os Vingadores como se fosse um membro oficial contra criaturas demoníacas que invadiram o metrô. As duas últimas criaturas foram abatidas pela Vespa, que chegou lá de surpresa e recebeu um abraço acalorado de Pym. Dali, a heroína convocou o marido para uma conversa e voaram pra longe. Pym se lamentava da falta de confiança do resto do grupo com ele, sempre o olhando de lado e até com drones de vigilância o perseguindo. Após um papo esticado, Janet partiu e foi encontrar-se com Steve Rogers alguns arranha-céus longe dali. A moça tinha certeza agora que aquilo não era seu ex-marido, Hank não reconhecia referências e caiu em falsas afirmações feita pela heroína. Janet exigia que eles atacassem agora, mas Rogers ainda relutava.

De volta ao teatro, Hank interrompeu a conversa entre Johnny Storm, Deadpool e Cable. Pym reclamava que alguns ali sempre mantinham a esperança de que Reed estava vivo quando os seus pares se esqueceram de checar se ele estava mesmo morto na última aventura. Considerava uma ingratidão da parte da equipe que ele ajudou a fundar. Cable, ao receber uma mensagem de Rogers dizendo que Janet desconfiava de Pym, começou a instigar o temperamento do sujeito. Provocou-o falando que ele era inteligente, mas tornou-se obsoleto com outros gênios presentes se destacando. A provocação era o que precisava para o ex-Vingador perder o controle e revelar que quem estava sob controle era realmente Ultron.

Com isso, parte do teatro foi realmente pelos ares. O Capitão e a Vespa chegaram minutos depois, e Janet usou um mecanismo que soltava um PEM para neutralizar temporariamente Pym. Deadpool a pedido de Janet atirou em Ultron-Pym, mas optou por só raspar sua orelha e dar um tiro de alerta. Pym respondeu atravessando-o com uma garra de metal. Em seguida, foi surpreendido por um soco do Visão, que saiu de debaixo da Terra para pegar Ultron de jeito. Ultron insistia em dizer que eles eram ao mesmo tempo Ultron e Hank Pym, e daí agarrou o Visão e arrastou para longe dali as tapas.



Steve Rogers deu sinal de alerta pra todos os heróis, dando início a um tal projeto Ícaro. Janet foi atrás do Visão para ajudá-lo com um novo disparo de PEM. Todavia, Cable precisava daquele mesmo disparo na base, pois Deadpool estava infectado com uma espécie de virus eletrônico que se espalhava pelo seu corpo. Vampira e Mercúrio se juntaram ao Visão na briga com Ultron. Pietro foi quem conseguiu arrastar o vilão até perto da base como Cable pediu, mas isso lhe custou logo em seguida uma perna quebrada. 

Ultron-Pym bradava que os heróis revelaram a verdade, que odiavam tanto Pym quanto Ultron. Então, Janet acionou mais um PEM, o que abalou o vilão mais uma vez, mas foi fundamental para interromper a evolução do vírus sob o corpo do Deadpool. Em seguida, Cable fez uma cirurgia telecinética para expulsar o invasor tecnológico do corpo do Mercenário Tagarela. Com Ultron Pym no chão, os Vingadores estavam ainda em dúvida se estavam ali na frente do amigo ou do vilão apenas. Capitão decidiu separar os dois fisicamente com seu escudo, mas logo o meio-robô e meio-humano despertou e jogou o Capitão longe.

Os heróis se preparavam para nova investida do vilão, quando parte do projeto ícaro aconteceu. A armadura caça-hulk caiu dos céus e partiu com tudo pra cima do Ultron. Pra surpresa do vilão, Stark não a pilotava, estava oca por dentro e agora prendeu Ultron dentro dela, alçando vôo nos ares. A armadura-prisão ganhou o espaço e encontrou uma nave com os demais Vingadores o aguardando. O Irmão Vodu tentou um último contato com a parte humana de Hank, mas foi assombrado por uma verdade. Enquanto estava no espaço, Ultron-Pym aniquilou várias raças alienígenas e usou o nome dos Vingadores da Terra pra serem lembrados pelos sobreviventes. Assim, o vilão não só manchou o nome d'Os Mais Poderosos Heróis da Terra como também criou algumas raças como inimigos para no futuro se vingarem do grupo.



Então, Ultron conseguiu sair de dentro da Caça-Hulk, destruiu o mecanismo de PEM de Janet e forçou a equipe de Vingadores a ter que abandonar a nave nos módulos de fuga. a nave estava muito avariada pra garantir a fuga de todos e eles se juntaram ao menos para deter o vilão no deque principal. Ali no final, ficaram apenas Ultron e Visão. Na briga final, Ultron admitiu que havia matado Pym, mas antes de ser abandonado suplicou como se fosse ele ainda. No fim, acabou de fato jogado ao sol como era o protocolo do projeto ícaro.

Os heróis se salvaram, é claro.  A Capitã Marvel surgiu logo atrás com uma nave e garantiu a equipe uma fuga nos últimos instantes. Vodu os teleportou para longe enquanto observavam a outra nave ser consumida pelo sol. Nem todos ali, no entanto, tinham certeza se fizeram o certo.



A última cena mostra Pym e Ultron dialogando antes de serem consumidos pelo sol. Foi Hank quem acabou tendo a ideia de como sobreviver. Usou seus poderes para se reduzir a um átomo e assim sobreviver dentro de um neutrino. Em algum momento, aquele atomo se desprenderia do sol e aí eles voltariam.



Já li muitas histórias do Ultron com os Vingadores. Elas costumam girar nos extremos de muito boas a ruins. E o que tinham feito na Graphic Novel dois anos atrás era algo num patamar bem alto. Qualquer um que pegasse dali, teria que fazer um bom trabalho. É curioso ver que um novato como Gerry Duggan assumiu esse risco e fez só acertos aqui. O complexo de édipo em que o Ultron foi criado assumiu um novo patamar e deu outras possibilidades de trabalhar o personagem e suas similaridades com seu criador, Hank Pym. Essa eterna dúvida se eles são um só ou se sempre foram muito iguais acabou dando uma boa trama e a possibilidade de explorá-la muito mais em futuras histórias.

Coveiro

comments powered by Disqus