* Atenção! Informações sobre quadrinho inédito no Brasil!
Como todos já devem saber, Brian Michael Bendis encerrou seu contrato com a Marvel no final do ano passado e com isso troca a empresa em que trabalhou 17 anos pela DC Comics. Sendo marcante em diversas passagens nesse tempo, as últimas histórias escritas pelo carequinha que é ora querido e ora odiado pelos leitores estão aparecendo agora nas lojas. E não é que uma delas em especial tem um baita easter egg marcante de toda a fase do roteirista em Ultimate Spider-man?
Na edição #9 dos Defensores. Bendis aparece em pessoa sendo "preso" numa delegacia. Os policiais são a cara de David Marquez e Justin Ponsor, que respectivamente desenham e colorem a edição. No balão escrito, o personagem figurante que tem a cara do escritor diz 'Uma piada recorrente por 17 anos não é realmente algo fácil de se tirar'.
Mas apesar da participação especial da equipe criativa dentro do quadrinho ser bacana, a brincadeira é muito mais simbólica do que parece. Durante toda a sua fase sob os cuidados do Ultimate Homem-Aranha (ou Millenium, se você é antigo assim), Bendis fez pequenas piadas no cenário da delegacia onde sempre um maluco uniformizado era preso enquanto dizia frases sem sentido pra ocasião mas eram referências claras a acontecimentos ocorrendo na mesma época no Universo 616. Com isso, Bendis faz uma referência a sua maior referência ao fechar a cortina de sua passagem em Defensores.
A mesma edição dos Defensores também trouxe uma dica de que um certo universo morto pode estar voltando. Sim, estamos falando do Ultiverso:
Defensores, no entanto, não é a última edição do escritor pela Marvel. Teremos ainda seu grand finale em Homem de Ferro e Homem-Aranha do Miles Morales.
Coveiro