segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Produtor fala sobre influência dos quadrinhos, de outros filmes e muito mais sobre o filme do Pantera Negra



Nate Moore, um dos produtores do filme Pantera Negra que quase veio ao Brasil no final do ano passado, é envolvido da cabeça aos pés com a história deste filme. Em conversa com o ComicBook na época em que estavam gravando em Atlanta, ele tirou muitas dúvidas - de inspirações dos quadrinhos e de outros filmes até o porquê deles decidirem demorar tanto pra levar Wakanda aos cinemas. Confira:

Pra começar, ele conta em que ponto está Pantera Negra na cronologia da Marvel. "Começa onde a Guerra Civil acabou", disse Moore. "Obviamente, esse filme teve um grande impacto sobre T'Challa porque T'Chaka foi morto. Agora respondemos a pergunta: "O que acontece quando ele vai para casa? Quem governa Wakanda? Como Wakanda lida com a perda de um rei que era um rei justo, que as pessoas pareciam gostar, e T'Challa está pronto para ser o rei de Wakanda? "

O produtor também deixou claro que oportunidades anteriores de mostrar um pouco de Wakanda nos filmes mas no final sempre pôs essas ideias na geladeira. "Nós poderíamos ter ido lá algumas vezes antes e houve iterações de outros scripts onde você mergulhou seu dedo do pé em Wakanda, mas nós não queríamos ir até lá sem ter uma idéia completa do que seria" disse ele. "Eu comecei a bloquear idéias sem honestamente ter uma história ou um cineasta que tivesse uma compreensão completa do que era o país. Em última análise, essas idéias foram deixadas no caminho até que pudéssemos passar um filme completo sobre lá".

Quem achou que o filme terá forte inspiração em algumas fases cruciais do quadrinho acertou e Nate Moore disse quais foram as fases cruciais pra o roteiro. "Ryan e Ta-Nehisi têm uma amizade, então eles se conversaram. Tanto Ryan quanto eu falamos com Chris [Priest], que é incrivelmente inteligente e, obviamente, acho que fez a fase definitiva do personagem, até agora. Nós conversamos com eles. Não foi algo tão longo quanto uma consulta, mas sempre quisemos ouvir o que eles achavam interessante sobre o personagem e o mundo. Descobrimos que o que eles acham interessante é o que também achamos interessante. Nós adoramos a fase do Reggie [Hudlin] também, mas não conversamos com ele tanto. Foram realmente as fases do Chris e Ta-Nehisi que foram realmente inspiradoras " disse o Produtor pro ComicBook. "Eu acho que havia definitivamente alguns pontos de inspiração, especialmente o design inteligente que obtivemos da fase do Chris e Ta-Nehisi. Brian Stelfreeze é um artista incrível, e algumas de suas versões de Wakanda, e até mesmo a tecnologia Wakandana, foram coisas de que pegamos emprestado deliberadamente".

Moore também explicou que, mesmo com a inspiração de quadrinhos, a Coogler e a designer de produção, Hannah Beachler, também trouxeram idéias de fora dos quadrinhos. "Muitas de suas idéias que não estão nos quadrinhos achamos interessante, porque novamente, uma coisa que realmente queríamos explorar era a África real e a verdadeira inspiração africana, e fundamentando-a em coisas mais realistas. Às vezes, os quadrinhos são lindos, mas me sinto tão longe do que sabemos como sendo real, que eles se tornaram muito elevados. Uma coisa que a Hannah fez foi realmente explorar a cultura africana real e o design africano real, e infundir isso com isso de uma forma legal com a nova tecnologia futurística para criar algo completamente novo e que achamos que é realmente interessante ".

Nate Moore também disse que outros filmes inspiraram a produção. "A comparação interessante que fizemos, e isso vai parecer maluco, mas sempre pensamos no Pantera Negra como um tipo de filme de James Bond, certo? Este grande e épico com filme de escala mundial, mas ao conversar com Ryan Coogler, o diretor, uma das coisas que ele também gostou, era esse tipo de narrativa do Poderoso Chefão. Quando digo "Poderoso Chefão, é a ideia de que é uma história sobre a família e uma história sobre uma organização onde a liderança está ocorrendo. Muito parecido com o Poderoso Chefão, você tem as cinco famílias, certo? Todos estão competindo pelo poder, e neste caso, é poder sobre Wakanda. Eu acho que Killmonger vê Wakanda como algo que poderia ser usado de forma diferente do que está atualmente no Universo Cinematográfico da Marvel, isso o coloca diretamente em desacordo com T'Challa ".

Por fim, o produtor deixou claro que nem sempre a Marvel acerta na questão da representatividade como gostaria. "Às vezes, pisamos na bola um pouco", disse Moore. "Eu acho que a Anciã no Doutor Estranho foi uma lição para nós, e ao tentar evitar um estereótipo, criamos um problema que compreendemos completamente vendo em retrospectiva, mas queremos contar histórias para todos" disse.

"Nós sempre tentamos encontrar espaço para rostos que se parecem com todos e não apenas com um elenco homogêneo", disse Moore. "Pantera, obviamente, é um grande balanço, que esperamos continuar com muitas, muitas seqüências, e levar alguns desses personagens e colocá-los em outras franquias, porque eu acho que existe uma maneira de fazer uma polinização-cruzada de uma maneira interessante, mas também encontrando novos heróis e novas histórias que nos permitem fazer isso organicamente. Procuramos buscar uma maneira de encontrar o melhor ator ou atriz independentemente de raça ou gênero, francamente ".

O filme que chega aqui no dia 15 de Fevereiro, tem no elenco Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Guira, Letitia Wright, Daniel Kaluuya, Winston Duke, Martin Freeman, Andy Serkis, e Angela Bassett. A direção é de Ryan Coogler

Coveiro

comments powered by Disqus