quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Wesley Snipes fala sobre o projeto de um filme do Pantera Negra dos anos 90 que nunca saiu



Em recente entrevista, o ator da famosa franquia Blade, Wesley Snipes, revelou ao The Hollywood Reporter que nos anos 90 havia um projeto para se realizar um filme do Pantera Negra. A ideia era do cineasta John Singleton, que segundo o ator parece que não conhecia bem o herói e o destino fez com que para o bem de todos nunca aquilo saísse do papel.

Passamos por três diferentes roteiros e umas duas opções de diretores diferentes, opções bem interessantes de diretores naquele tempo. Eram caras como Mario Van Peebles e John Singleton na lista final" disse Snipes "Eles estavamo procurando jovens diretores negros estreantes". Aparentemente, o ganhador seria Singleton, mas ele não parecia entender muito o real propósito do personagem. "Eu comparei a visão que o Singleton tinha do filme com o que vimos agora. A ideia de um mundo inteiro na Africa ficando escondido, com uma socidade avançada e altamente tecnológica, protegida por um campo de força, vibranium" disse Snipes na conversa.

"John queria algo tipo '[...] Veja, ele tem o espírito do Pantera Negra, mas ele esta tentando levar seu filho para se juntar a organização [ativista dos direitos civis]. E ele e seu filho tem um problema, e eles tem um conflito porque ele esta tentando ser correto e seu filho é um cabeça dura'. Eu estou parafraseando nossa conversa de uma forma vagamente parecida. Mas, na verdade, John queria colocar o personagem no meio do movimento dos direitos civis. E eu perguntava a ele 'Cara, e onde está os brinquedos? Eles tem uma sociedade avançada, e seria fantástico ver a Africa em oposição ao que é tipicamente mostrada. Eu quero ver a glória e a beleza da Africa. A jóia da África'. Eu amo o John, mas eu estou muito grato por não termos seguido nesse caminho, pois isso seria uma coisa errada a se fazer com um projeto tão rico" contou.

Snipes, que tinha acabado de sair da premiere e viu o filme, comentou também que "a tecnologia não estava no momento certo para fazer aquilo que eles criaram nos quadrinhos. E os produtores não conseguiram acertar a combinação de um roteiro com um diretor". O ator também comentou como imaginava na época que seria o uniforme do herói. "Na verdade, eu imaginava que fosse um collant preto. Um collant com talvez umas orelhas de gato. Eu teria que estar em forma para meu corpo caber perfeitamente. Eu nunca imaginei outra coisa que não fosse um collant na época, e eu não tinha problema com isso porque eu comecei como sendo um dançarino.

Na entrevista, lembrou o que impactou mais quando conheceu o personagem. "Eu acho que o Pantera Negra me tocou porque ele era nobre, e ele era a antitese dos esteriótipos apresentados e mostrados sore Africanos, a história da Africa e os grandesreinso da Africa. Tinha uma significância cultural, uma significância social. É algo que a comunidade negra e a comunidade branca não tinham visto antes" falou o ator. "Muitas pessoas não sabem que teve períodos gloriosos e fantásticos dos Impérios Africanos e Reinos Aficanos - Mansa Musa (Imperador de Mali) e outros ricos neste mundo quando comparados com a riqueza de hoje. Foi sempre muito, muito atrativo. E eu amo a ideia de tecnologia avançada. Eu sempre achei que fosse uma ideia antes da sua época" contou o ator.

Com a produção do filme indo por água a baixo, a Marvel - que se recuperava de uma falência decretada na época - o convenceu a tentar outro personagem negro, Blade. "Foi uma progressão natural e um reajustamenteo. Ambos tinham aquela nobreza. Ambos eram lutadors. Então, eu pensei que se não dava pra fazer o Rei de Wakanda e o Vibranium e o Reino Escondido da Africa, vamos fazer o vampiro negro" disse o ator rindo.

Para quem não sabe, foi Blade o primeiro filme desta nova leva de super-heróis que impulsionou o gênero nos cinemas. Em 1998, o primeiro Blade fez 131 milhões de dólares totais, um feito pro gênero nesta época. E isso levou a fazerem Blade II e Blade: Trinity, que contou inclusive com a presença de Ryan Reynolds. Mas poderia haver um Blade 4? "Eu estou bem aberto a todas possibilidades. Se Blade 4 vier, é uma conversa que podemos ter. E tem outros personagens do Universo Marvel que, se eles quiserem me convidar para fazer, eu toparia também. Eu acho que os fãs tem uma ansia para me ver revisitar o Blade, mas isso poderia me limitar onde eles poderiam me colocar como outro personagem neste universo".

Dirigido por Ryan Coogler e escrito por Joe Robert Cole, Pantera Negra tem no seu elenco Chadwick Boseman como T’Challa, Michael B. Jordan como Erik Killmonger, Lupita Nyong’o como Nakia, Daniel Kaluuya como W’Kabi, Letitia Wright como Shuri, Danai Gurira como Okoye, Angela Bassett como Ramonda, Martin Freeman como Everett K. Ross, Andy Serkis como Ulysses Klaue, e Forest Whitaker como Zuri. O filme chega ao Brasil em 15 de Fevereiro

Coveiro

comments powered by Disqus