terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Doutor Estranho: Caçado por todos

Desde a invasão do Empirikul, que quase levou a destruição completa da Magia na nossa dimensão, o Doutor Estranho não é mais o mesmo. Mas aos poucos, assim como no resto do mundo, o misticismo vai voltando a nascer e crescer nele. E mesmo não estando mais naquela velha forma, Strange tem seu dever a cumprir como Mago Supremo. Mas para tal, ele precisa antes sobreviver a seus inimigos.


Um dos perigos imediatos que o Doutor Estranho tem que cuidar no momento é prender de volta a massa disforme que se alimenta dos piores sentimentos alheios que ele prendia em seu porão e que foi usada para deter o Empirikul. Agora, aquele ser causava num hospital, lugar mais que propício para ele se nutrir. E ele até resolveu se dar um nome, Senhor Sofrimento.  Para lidar com ele, Estranho tinha que recorrer a outros itens que ainda tinham magia (mas não muito forte) como um novo Manto protetor e  armas místicas. Após tirá-lo de perto das vítimas do hospital, usou uma resina da árvore do gamo de auckland, capaz de congelar qualquer coisa. O Senhor Sofrimento acabou fugindo daquela vez, mas deixando a promessa que iria espalhar mais mal por aí.



Após tratar os feridos do hospital e não ter sucesso em conseguir um taxi para retornar pra casa, o Doutor foi dar um paradinha no Bar sem Portas para relaxar. Acabou descobrindo ali que o Barão Mordo voltou e ainda tinha magia. Quando a cena corta para o vilão, o vemos levando terror a um restaurante na Tribeca, Nova York. Lá, ele fez com que uma mulher fosse possuída por Dormammu e é revelado que o Demônio da Dimensão Negra protegeu Mordo do Empirikul e ambos voltaram a ser aliados.



Na sequência, Mordo vai visitar o Doutor no Sacnctum Sanctorum e mesmo enfraquecido, o Mago Supremo consegue se virar bem contra o seu arqui-inimigo usando as defesas do Casarão e mais de seus artefatos místicos. Contudo, a briga entre os dois acaba sendo postegada quando o Doutor Estranho é repentinamente tragado pela Dimensão do Pesadelo. E esse velho outro vilão está disposto a derrotar Stephen com suas armas mais poderosas - os sonhos.  Stephen "desperta" confuso em um mundo em que nunca foi um místico. É rodeado pelas mais belas mulheres e ainda é um medico famoso. Mas há uma sensação esquisita naquela sua "vida". Ao abrir sua geladeira, tudo parece muito normal.



E enquanto o bom Doutor está encrencado em outro plano, o Barão Mordo é atacado por um bando de ratos possuídos por Dormammu que não está nada satisfeito com os resultados do seu protegido. Já Wong e Zelma Stanton, além de ter que lidar sozinhos com um enfurecido Mordo, montam um plano para salvar Strange do Pesadelo. E para tal, eles precisam adormecer. E invadindo o sonho do Doutor, Wong surge como um entregador de comidas ofertando os pratos mais surreais que só um Mago Supremo teria estomago para comer. Já Zelma começa a jogar livros mágicos pela chaminé. Tudo em prol de instigar Stephen a lembrar quem era.


Percebendo o embuste, Stephen resolve martelar as próprias mãos para acordar e assim confrontar diretamente o Pesadelo. O vilão já prendia Zelma e Wong em sonhos insanos e o Doutor lutou para salvá-los. O Mago então criou um feitiço de ultima hora em que despertaria a maior parte das pessoas do mundo, livrando assim Pesadelo da fonte de seu poder. Depois, criou uma magia em que deu as mesmas pessoas uma boa noite de sono e derrotou assim o Pesadelo. Contudo, a aventura não acabou por ali. Um novo portal se abriu e Estranho foi tragado direto pra um Inferno. Lá, tinha um jantar reservado com Satana, a Filha do Demônio.



Satana, que agora tinha um cantinho no inferno pra chamar de seu, forçou estranho a comer uma carne contaminada que foi preparada pelo Mestre Pandemônio. Com isso, o corpo do Mago morreria em breve e a sua poderosa alma iria pra coleção da Filha do Demônio. Com o pouco tempo que restava, Stephen teve que apelar pra uma ideia maluca. Criou uma projeção astral pequena o suficiente não só pra escapar do Mestre Pandemônio como também para lutar com o pedaço de comida demôniaca dentro do seu corpo. Após uma briga indigesta dentro do estômago,  ele conseguiu regurgitar tudo que fazia mal, se recuperar pra dar um pau no Mestre Pandemônio e ainda fugir dali. Antes, deixou um recadinho desaforado pra Satana.

Depois disso, finalmente Estranho conseguiu escapar pra nossa dimensão. Foi parar em Newark e ao pegar o primeiro taxi que viu teve o azar de ter o Orbe como motorista. Orbe não era mais o vilão meia boca de antes. Desde os eventos de Pecado Original, conseguiu conhecimentos além da compreensão graças ao olho do falecido Uatu que estava preso em seu peito agora. Contudo, Orbe tinha a estranha mania de ser um "voyer" de assassinatos e ações criminosas, além de instigar outros a cometer crimes enquanto dormia. Fez um tour pela cidade fazendo tudo isso com o Doutor Estranho a tiracolo. Quando Estranho tentou reagir, Orbe o desorientou com um raio e o amarrou no capo do Taxi antes de continuar viagem. E mais adiante, os dois topam com o Senhor Sofrimento. De cara, Orbe se apaixonou pela infinidade de olhos do outro vilão.



Wong e Zelma chegam a tempo de salvar o Doutor pilotando o Avião Fantasma. Alvejaram o Senhor Sofrimento com a antiga metralhadora e isso deu tempo a Strange se libertar das amarras. E enquanto isso, Mordo e Dormammu estavam causando em um bar em Nova York, prendendo os fregueses e matando alguns para criar um feitiço de encantamento. Após algum tempo, Mordo finalmente localizou Strange e se juntou de novo a fila de vilões que estavam ali para levar seu fim. Ele só precisava passar na frente do Orbe e Senhor Sofrimento que tinham seu próprios planos para o Doutor. E no meio daquela confusão, eis que o impaciente Dormammmu em pessoa se manifesta para ele em pessoa possa matar Stephen.



No último capítulo dessa história, um flashback nos faz relembrar que quando era jovem e imaturo, apenas um aprendiz do Ancião, Strange conseguiu derrotar o Dormammu que possuiu o corpo de um morto (na época, Estranho usava feitiços invocando a entidade maligna, como alguns leitores mais antigos devem lembrar). Se conseguiu no passado, mesmo fraco nos dias de hoje, Strange poderia derrotar sim Dormammu de novo.

No meio da briga, irritado com o estado frágil que Estranho se encontrava, Dormammu o arremessou longe. Isso deixou Karl Mordo bravo, pois ele ainda buscava sua vingança contra Stephen. Acabou o Barão brigando com Dormammu e isso lhe rendeu sérias queimaduras. Dormammu então deu início a uma magia em que abria portais para sua dimensão e liberaria os acéfalos na Terra. Ele também revelou que sobreviveu ao ataque do Empirikul ao entregar a eles algo maior, passagem livre para invadir e atacar a dimensão de Sumah-Gorath.

Wong procurou ajudar o Doutor tentando convencer mais uma vez o Senhor Sofrimento a salvá-lo, mas tal acordo pode não ter sido uma boa para o fiel empregado. Do outro lado, Zelma articulava um plano B. Todavia, Stephen Strange começou a canalizar o poder de todas as entidades que já usou no passado em seu corpo e assim juntou energia suficiente para ferir Dormammu neste plano. Depois, criou um portal para esconjurá-lo para a dimensão de  Sumah-Gorath, onde certamente teria contas a acertar.



Cansado, o Doutor Estranho ainda teria que encarar Karl Mordo. Porém, eis que Zelma Stanton entra em ação prendendo o Barão com uma corda mágica que atada ao Avião Fantasma levou-o para longe. Já o destino terrível de Wong será o plot do próximo arco da revista mensal.

Para quem quiser acompanhar a história na integra, escrita pela mente mais psicodélica da Marvel no momento, Jasoon Aaron, que se juntou a Chris Bachalo e Cory Smith para dar vida a imagens ainda mais insanas, basta ler as edições 8 a 11 de Doutor Estranho.

Coveiro

comments powered by Disqus