sábado, 6 de janeiro de 2018

O 616 completa 11 anos hoje e olha só como o tempo passou!


E já faz 11 anos que começamos por essas paragens! Na verdade, doze se contarmos os tempos de comunidade quando existia um tal de Orkut. Lembram ainda dele? Pra nós, essa ideia de "uma década" é até um pouco surreal ainda. É muito tempo em termos de quadrinhos. Talvez não como leitores, mas sob a perspectiva do outro lado, dos bastidores, é um jornada e tanto. Podemos dizer que tivemos uma vida inteira por aqui, com seus altos e baixos, até mesmo vendo um ciclo acabar e outro começar.

Dá pra ter acreditar que quando começamos nem se sonhava na existência da Marvel Studios como uma produtora independente de filmes se arriscando num filme de um herói ate então pouco popular e um ator que estava tentando se recuperar de período obscuro em sua carreira? Pois é, e esse ano a Marvel Studios faz 10 anos de existência e em grande estilo colocará a sua maior empreitada até então nos cinemas com seu terceiro "Vingadores". Diria mais, é o projeto mais ousado já feito em mídia cinematográfica até hoje. E nós acompanhamos isso desde seu começo torcendo a cada novo projeto e vibrando em cada cena pós crédito que apontava para crescimento desse imenso universo vibrante.

E se cinema era apenas um embrião, o que dizer dos seriados? O pioneiro de todos eles, Agentes da SHIELD estará completando cinco anos nesse segundo semestre e terá seu centésimo episódio exibido em breve. Dele, vieram uma sequência de projetos que hoje resultam em mais de dez séries diferentes espalhadas na ABC, Netflix, Hulu, Freeform e Fox, sem contar aí as que acabaram descontinuadas. Já as animações saíram da pequena Lionsgate e ganharam casa mais segura no Canal Disney XD, com heróis como Vingadores, Homem-Aranha, Guardiões da Galáxia e até a turma do Hulk tendo espaço por lá. Mas o pico disto certamente vem no final deste ano com o primeiro desenho do Homem-Aranha (protagonizado por Miles Morales) indo parar diretamente nos cinemas. Pelo teaser trailer exibido, a coisa promete.

Apesar de não ser o nosso forte, a olhos vistos o mercado de games e action figures tem começado a se mexer na Marvel. O primeiro teve seus altos e baixos, pareceu meio estagnado depois que a Disney adquiriu a Marvel, mas tudo leva a crer que novos projetos vem aí após mudanças nesse setor no ano passado. E começa com o trailer do Homem-Aranha da Sony que está de fato... espetacular. Já na parte que cabe aos bonecos, tivemos a invasão de peças antes impensadas com modelo mais estilizado como foi o caso dos Funkos e Dorbz, uma renovada na linha de articuláveis com a Hasbro adquirindo os direitos sobre os Legends a partir de 2007 e até mesmo uma empresa brasileira, a Iron Studios, entrando com força no mercado de estátuas. A gente ainda sofre bastante para ter nossa coleção por aqui, mas não há como negar os pulos que esse mercado tem tido no Brasil em  menos de 10 anos.

Mas o nosso xodó por aqui sempre foi e sempre será os quadrinhos. Foi por conta deles que começamos o nosso site, e é por eles que continuamos. É curioso ver que quando começamos por aqui no site, o mercado nacional estava recentemente saindo de uma crise. Ao mesmo tempo, a Marvel dava nova guinada criativa ao optar por integrar mais as revistas e começar um ciclo de grandes sagas que daria às histórias aquele ar de integralidade que tanto gostamos na Marvel. Foi nessa expectativa de que coisas muito boas estavam por vir que decidimos sair da posição confortável de moderadores de uma comunidade para redatores de um site. E tenho que confessar, não imaginávamos um décimo do montante de tudo que veio. Tem sido a cada ano um trabalho digno do Hércules.

Quando decidimos ajeitar as coisas por aqui no site, estávamos vivendo os Novos Vingadores returbinados pelo Bendis, os X-Men tinham ido parar nas mãos do surpreendente Joss Whedon e uma tal de Dinastia M estava prestes a chegar em território tupiniquim. Contudo, o que mais me motivou a por a mão na massa pra fazer o site acontecer, eu confesso, foi a Aniquilação escrita por Keith Giffen que mais tarde estaria pintando por aqui. Quando li aquilo, eu pirei. Virei pra o meu amigo João e disse que tinha que escrever sobre aquilo e uma comunidade de Orkut não bastaria. A desculpa pra fazer a coisa acontecer veio alguns dias depois num "blecaute" da famosa rede social. Em apenas alguns dias, estava com uma estrutura simples de site montada, porém já bem convidativa para receber vocês, nossos leitores. Começamos em quatro Eu, João, J.R e Eddie, mas logo veio a Cammy e depois muita gente. Mas essa história vocês já nos viram contar aqui diversas vezes.

O que queria falar dessa vez é que ao longo desses 10 anos, o mercado aqui e por lá floresceu como nunca. As vendas podem não ter chegado a número do 1 milhão do passado, mas muitos títulos alcançavam o mês com mais de 200 mil, 300 mil, alguns passando dos 400 mil exemplares vendidos nos EUA. A diversidade de títulos também se expandiu e não se deteve a uma única fórmula para dar certo. Assim, heróis de pouco brilho e outros novos criados tiveram oportunidade  de ser dignamente apresentados ao público. Era como se vivêssemos os bons anos 70 e 80 de novo. No Brasil, não foi muito diferente. Quando os filmes começaram em 2008, a editora nacional resolveu arriscar novas revistas mensais antes impensadas, com heróis como o Homem de Ferro e Thor em destaque. Depois, Guardiões da Galáxia e até o polêmico Deadpool. Títulos dos Vingadores começaram a ter tantas revistas quanto os mutantes no passado e hoje temos pra mais de 10 revistas mensais lançadas. E três delas eram com o Deadpool até certo tempo atrás, quem diria?

No último ano, no entanto, o que tem se falado é em crise. E é indiscutível que o mercado dos quadrinhos está passando por uma. Lá fora, lojistas questionam um excesso de títulos sendo lançados com poucos tendo realmente impacto em vendas. Por aqui, a situação financeira do país apertou o cinturão e as vendas caíram. E por fim, estourou a situação já problemática do monopólio nas mãos da única distribuidora nacional. Mas o mais engraçado disso tudo é que quando eu vejo alguns assustados como se estivessem encarando um derradeiro fim, a primeira coisa que me vem a cabeça é de que "eu já vi essa história antes".


Ter esse tempo de site acaba te deixando certamente com outra visão de todas essas coisas. Por mais complicada que a situação pareça agora, estamos bem longe do pior. E, comparativamente,  ainda vivemos um bom momento em que encadernados de luxo e revistas com papeis de melhor qualidade estão firmes e fortes na prateleira das lojas e bancas. Por mais que pareça ruim, acredite que os bons tempos virão mais uma vez e com eles também novos leitores. Pra nós, é até divertido ver tudo isso com essa experiência de uma década. É curioso ver gerações de leitores sendo construídas por duas vezes desde que começamos por aqui. E mais interessante vai ser acompanhar esses novos quando envelhecerem e tiverem que receber alguns novatos com um olhar tão diferente daqui a uns anos.

Chegamos aos nossos 11 anos, e vemos uma longa estrada ainda por vir. Vamos continuar nos surpreendendo como foi recentemente com a impensável aquisição da FOX pela Disney e nos emocionando com a já certas despedidas de alguns rostos que nos acostumamos a ver nos filmes. Vamos nos esbaldar em maratonas e maratonas de séries que vem por aí, enquanto que enlouqueceremos para dar conta de tudo para poder resenhar e editar podcast delas aqui no site. Torceremos para a Marvel dar a volta por cima na questão das animações e Games. Vamos chorar bastante por nossos bolsos vazios toda vez que uma nova action figure de luxo for anunciada. Continuaremos a acompanhar nossas inseparáveis histórias em papel, cientes de que ora iremos nos irritar com um solução de roteiro ruim tirada da cartola , ao mesmo tempo que vibrar com a ousadia de alguns escritores e artes estupendas de alguns desenhistas.

Que venha esse ano cheio de novidades vibrantes e de trabalho duro pra gente! Estamos preparados!

Coveiro

comments powered by Disqus