A Marvel Comics está provocando o lançamento de uma “Nova Era” nos quadrinhos de Star Wars. A Marvel estreou uma nova obra de arte promocional, que mostra o capacete de Darth Vader – especificamente a versão que ficou icônica do capacete dos filmes da Trilogia das sequências de Star Wars. O logline do evento provoca que "A Batalha Final da Guerra Civil Galáctica Começa", seguido pelo logline que "Uma Nova Era de Histórias em Quadrinhos de Star Wars".
The final battle of the galactic civil war begins! A new era of @StarWars comics kicks off after September’s 'Star Wars' #50 and 'Star Wars: Darth Vader' #50.
— Marvel Comics (@MarvelComicsHQ) July 19, 2024
🎨: Rod Reis pic.twitter.com/I65fX9DeQI
Se você não está acompanhando, a linha principal de quadrinhos de Star Wars da Marvel passou a última meia década brincando na caixa de areia dos períodos de tempo entre os filmes da Trilogia Original. Os quadrinhos passaram a maior parte do tempo explorando os anos entre O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, observando tudo, desde como Luke Skywalker se treinou como Jedi, até como a Rebelião se reagrupou para as batalhas finais, até como Leia lutou entre se comprometer com a Rebelião e salvar Han Solo – e, claro, como o Imperador Palpatine lidou com Darth Vader tentando e falhando em recrutar Luke Skywalker para ser seu aprendiz Sith.
A “Nova Era” que a Marvel está provocando agora provavelmente será uma recontagem longa dos eventos que antecederam, durante e imediatamente após o filme o Retorno dos Jedi. Isso se baseará em todos os anos de narrativa que os escritores de quadrinhos de Star Was criaram para si mesmos na era nova dos filmes e séries, equilibrando uma compreensão mais profunda da história que conhecemos, com novo material que é emocionante até mesmo para fãs de longa data. Eventos como “Guerra dos Caçadores de Recompensas”, a Crimson Dawn Trilogy e “Dark Droids” provaram que pode haver uma emocionante narrativa de Star Wars que é feita dentro de uma estrutura canônica rígida.
Expandir o cânone em torno do Retorno dos Jedi é sem dúvida um dos objetivos mais importantes que deveria estar na agenda de Star Wars no momento. Esse salto no tempo entre os episódios V e VI, além do tipo muito diferente de história que George Lucas e companhia contaram no terceiro capítulo, foi sem dúvida a fonte da maior parte da divisão desde o término da trilogia das Sequências. A decisão final de Luke de desistir de seus apegos e não lutar contra seu pai (como um meio de redimir Vader) deveria receber mais explicação e contexto que talvez pudesse ajudar mais fãs a ver como os heróis do Trilogia Original (Luke, Leia, Han, e outros) terminaram onde chegaram na época da Era da Nova República (e posteriormente da Trilogia das Sequências).
E uma das primeiras histórias a contar algo sobre essa nova Era é a minisséresobre a Batalha de Jakku: Ascenção da Insurgências. Escrita pelo aclamado e premiado autor Alex Segura (Star Wars: Poe Dameron) e ilustrada por um trio de artistas superestrelas - Leonard Kirk, Stefano Raffaele e Jethro Morales - a série será a primeira de três séries limitadas centradas no nunca contados momentos finais da Guerra Civil Galáctica.
Apresentada pela primeira vez em O Despertar da Força, enquanto Rey vasculhava seus destroços, a Batalha de Jakku foi um ponto de virada crucial para a Galáxia. Nas dunas arenosas de Jakku, os remanescentes do Império fizeram sua última resistência desesperada depois que sua base secreta foi descoberta pela Rebelião, que estava determinada a destruí-los de uma vez por todas para que a Nova República pudesse prosperar.
Estrelando personagens principais como Luke e Leia, bem como novos heróis e vilões que foram fundamentais durante este período emocionante, as três séries da Batalha de Jakku revelarão insights importantes por trás das consequências da Batalha de Endor e do fim do Império, incluindo os planos de contingência secreta do Imperador. A série promete também introduzir as ameaças chocantes e sedentas de poder que surgiram durante este período de incerteza.
Aqui está o que está por vir na primeira série limitada, juntamente com a arte da capa de Phil Noto:
STAR WARS: BATTLE OF JAKKU — INSURGENCY RISING #1
Um Imperial Desafiador assume o centro do palco – e parte para a ofensiva contra a Nova República! Leia faz uma descoberta surpreendente nas florestas de Endor! Quem são os misteriosos e mortais Acólitos do Além?! Qual é a ligação do novo vilão com Darth Vader?
STAR WARS: BATTLE OF JAKKU — INSURGENCY RISING #2
Mon Mothma e Leia devem tomar uma difícil decisão para lidar com um desafiante Imperial determinado a preservar o legado de Palpatine e Vader! Luke procura uma relíquia Jedi perdida, mas faz uma descoberta surpreendente! O submundo fervilha de intrigas enquanto uma aliança profana é formada! Um grupo desorganizado de heróis da Nova República parte em uma missão – e seu retorno não é garantido!
STAR WARS: BATTLE OF JAKKU — INSURGENCY RISING #3
Quem é a misteriosa Reyna Oskur – e o que sua influência sobre o Desafiante Imperial significa para a Nova República? O Desafiante Imperial tem um Inquisidor ao seu lado?! Nosso vilão consolida seu poder – mas a que custo? Um rosto icônico e familiar chega para salvar os heróis capturados!
STAR WARS: BATTLE OF JAKKU — INSURGENCY RISING #4
Luke contra um novo Inquisidor! Os sobreviventes imperiais se consolidam atrás do Desafiante Imperial – colocando em risco a recém-formada Nova República! Kes Dameron e sua equipe tentam uma fuga ousada – mas encontram um obstáculo inesperado! A Guerra Civil Galáctica sofre uma reviravolta surpreendente – e surgem maus presságios para o futuro da Nova República!
Alex Segura revelou que “Battle of Jakku é uma maxi-série escrita por mim, com arte das lendas Leonard Kirk, Stefano Raffaele e Jethro Morales, retomando os eventos de Star Wars e Darth Vader #50 – saltando além dos eventos de O retorno dos Jedi para mostrar a batalha épica final da Guerra Civil Galáctica. Não posso dizer muito sobre isso ainda, mas tem sido uma emoção absoluta explorar esse período da história de Star Wars e elevar um novo vilão divertido, especialmente quando emparelhado com colaboradores artísticos tão incríveis…"
"Esta não é minha primeira aventura de Star Wars, é claro – escrevi um romance de Poe Dameron, um curta de Qui-Gon e um one-shot de Rebellion – mas É de longe o maior no escopo, apresentando todos os principais atores de um período muito importante. Agradeço aos meus editores, Mark Paniccia, Danny Khazem e Mikey Basso pela oportunidade, ao pessoal maravilhoso da LucasFilm (especialmente Michael Siglain!) e a muitos autores que fizeram um trabalho excelente neste espaço antes de eu aparecer. Dizer que passei muito tempo lendo a trilogia de Chuck Wendig seria um eufemismo, sem mencionar o trabalho de pessoas como Beth Revis e Alexander Freed, e o escritor de longa data de Star Wars (e amigo!) Charles Soule. Mas falarei mais sobre isso à medida que nos aproximarmos!" disse o roteirista.
Coveiro