O novo Homem-Aranha Ultimate, que surgiu no começo deste ano, cada vez mostra que é uma das reinvenções mais emocionantes do mito do Homem-Aranha da Marvel. E isso agora inclui uma nova versão do infame traje simbionte de Peter Parker! Em Ultimate Spider-Man #7, tivemos uma nova versão divertida do monólogo do Homem-Aranha, com a revelação de que seu novo traje tem um sistema de IA que imita a psique de Peter. Bem, em Ultimate Spider-Man #8, vemos essa subtrama do assistente de IA tomar um rumo mais sombrio – literal e figurativamente.
Ultimate Spider-Man #8 começa três semanas depois que Peter Parker/Homem-Aranha e Harry Osborn/Duende Verde receberam uma visita surpresa de um Tony Stark viajante do tempo, que voltou para ver se Peter já havia assumido seus deveres de super-herói. Três semanas depois, Peter está planejando uma festa de aniversário para seu filho e filha quando ele entra em uma conversa inesperada com a bola preta que é seu traje depois que ela fica online e começa a falar sozinha. Peter fica compreensivelmente perturbado com o desenvolvimento e pergunta ao seu traje o que mais ele pode fazer sem seu conhecimento; o traje sugere de uma forma assustadora que ele pode realmente fazer uma infinidade de coisas que Peter não tem ideia - algo que Peter promete investigar mais, depois da festa.
Esta cena inicial com o traje de Peter é claramente um prenúncio de como Ultimate Spider-Man está reformulando o mito do simbionte. Ultimate Spider-Man (2000) reinventou o simbionte como um experimento genético que deu errado; Ultimate Spider-Man (2024) está mergulhando nos temas modernos de IA e equipamentos táticos de última geração - algo que a edição investiga.
Na mesma edição, temos uma cena de flashback de Tony Stark visitando o Homem-Aranha e o Duende Verde revela mais sobre o traje "picotech" que o Homem-Aranha recebeu de presente. O traje é uma tecnologia de armadura de ponta que foi inventada pelo pai de Tony, Howard Stark, antes de sua aparente morte - uma tecnologia tão de ponta que nem o próprio Tony consegue replicá-la. Tony revela que Howard tinha uma lista de pessoas cujos destinos heróicos precisavam ser interrompidos pelo Criador, a variante nefasta de Reed Richards que recriou todo o Universo Ultimate de acordo com seus próprios projetos. Peter estava no topo da lista de ameaças potenciais ao seu plano do Criador, tornando Peter o candidato claro para o traje picotech.
Assim como a versão alienígena do simbionte, o traje picotech do Homem-Aranha pode imitar qualquer peça de roupa em qualquer estilo e pode proteger Peter enquanto permanece leve e versátil. A personalidade da IA e suas provocações são a primeira pista real de que este traje pode ser mais poderoso do que o traje do Homem de Ferro de Tony, ou o traje do Duende Verde de Harry (que também é Starktech). No entanto, isso pode se tornar um problema sério se (uma vez) a IA decidir se rebelar e/ou assumir o comando do tipo de herói que Peter deveria ser – ou se encontrar um novo usuário que tenha intenções menos nobres para seu uso do que combater o crime.
O Ultimate Spider-Man é um quadrinho líder de vendas da Marvel Comics e deve continuar assim enquanto a imaginação brilhante de Jonanthan Hickman capitanear esse título.
Coveiro