sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Marvel vs Beau DeMayo: Vem à tona detalhes da demissão do roteirista de X-Men '97

 A animação de sucesso X-Men '97 do Disney+ foi um hit de sucesso entre a crítica e os fãs. Mas começou cheio de problemas nos bastidores antes do desenho ir ao ar. Pouco antes da estreia na plataforma, o roteirista chefe Beau DeMayo foi demitido sem cerimônia pela Marvel Studios. Entrevistas que já haviam sido agendadas com a imprensa foram canceladas e rumores logo começaram a circular sobre sua demissão. No acordo travado entre ambas as partes, foi aceito e cumprido inicialmente um silêncio mútuo sobre o motivo da separação de ambos.

Os rumores sobre a saída de Beau DeMayo eram inúmeros. Prevaleciam na época que ele foi demitido devido a suas fotos muito ousadas em sua conta do Onlyfans pessoal, o que já dividiu o público. Por outro lado, ouvimos também que ele era "um pesadelo absoluto para lidar diariamente" por muitos que trabalharam em sua equipe.  DeMayo inicialmente permaneceu em silêncio, mas logo começou a responder perguntas dos fãs no Twitter/X, detalhando as principais decisões criativas em episódios de X-Men '97 e oferecendo alguns insights inegavelmente fascinantes sobre a criação da série Disney+.

No entanto, o escritor - que também trabalhou em Cavaleiro da Lua e fez algum roteiro inicial para Blade da Marvel Studios - também deixou claro que não teria envolvimento com a finalização da 2ª temporada além do que já havia contribuído, sem revelar exatamente por que ele e a Disney se separaram. Parecia tudo bem por aí, até que DeMayo demonstrou-se bastante irritado pelo fato da Marvel Studios ter o excluídp da campanha do Emmy de X-Men '97. Não satisfeito, em outra publicação explosiva nas redes sociais, ele pode ter esclarecido o motivo de sua demissão.


O escritor alega que, depois de compartilhar algumas fan-arts de X-Men retratando-se como um Ciclope seminu no dia 19 de Junho, "[a Marvel Studios] enviou uma carta me notificando que eles haviam tirado meus créditos da 2ª temporada devido à publicação. Infelizmente, esta é a mais recente de um padrão preocupante pelo qual sofri enquanto trabalhava em [X-Men '97] e [Blade]."


Essa é uma alegação extremamente prejudicial para a Disney e a Marvel Studios, embora valha a pena notar que DeMayo foi demitido da série em março, não em junho. Tal notificação não teria mais efeito algum sobre ele. Com isso, a Marvel Studios resolveu por nota colocar finalmente seu lado nessa história e informar ela mesma o motivo da demissão:

"O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024 após uma investigação interna", disse o estúdio ao The Hollywood Reporter. "Dada a natureza flagrante das descobertas, cortamos laços com ele imediatamente e ele não tem mais nenhuma afiliação com a Marvel."

O site compartilhou mais insights de fontes internas, revelando que "após sua saída, um acordo foi fechado entre as duas partes sobre a questão de tuitar sobre o programa, algo que DeMayo continuou a fazer ocasionalmente. À luz das brechas do acordo formalizado, seu crédito pela segunda temporada foi removido. "Embora nenhum detalhe da causa da demissão ou das revisões internas tenha surgido, fontes dizem que envolveu má conduta sexual" diz o site. Beau se defendeu dizendo que a Marvel está querendo desviar o real motivo da demissão.

A Marvel Studios não está mais se segurando e parece que as recentes reclamações de DeMayo no Twitter foram a razão para ele perder o crédito da segunda temporada. Soma-se a isso a quebra do acordo sobre ele não mais compartilhar revelações e insights "não oficiais" que fizeram seu nome aparecer nas manchetes semana após semana em sites especializados.

Ainda sobre quais seriam essa "má conduta sexual", veio na esteira das revelações alguns depoimentos via Reddit de que o roteirista tinha a prática de enviar fotos nús ou semi-nús em poses super-heróicas ou de quadros específicos que ele enviava para animadores se "inspirarem" em algumas cenas. Isso teria constrangido alguns membros da equipe que depois de uma denúncia e ocasional investigação interna optaram por demitir DeMayo.

Como o próprio DeMayo apontou em um de seus últimos twitters, essa história está longe de acabar e o motivo original de sua demissão vai render ainda muitas respostas de ambos os lados. Esperamos que, de algum modo, isso não interfira no andamento da segunda temporada do desenho, que fez tantos fãs se empolgarem com a nova ala de animação da Marvel.

Coveiro

comments powered by Disqus