A Marvel Studios considerou muitos atores para o papel principal em Homem de Ferro de 2008. Eles acabaram escolhendo Robert Downey Jr., um ator visto como um risco na época devido ao seu passado problemático; no entanto, o estúdio entendeu que isso estava para trás e escalou o Tony Stark perfeito. Vale lembrar que os filmes de super-heróis não tinham o melhor histórico em meados dos anos 2000, embora 2008 tenha sido uma espécie de ponto de virada entre o Homem de Ferro e O Cavaleiro das Trevas. Conversando com o The Hollywood Reporter, Downey deu crédito aos filmes do Homem-Aranha de Toby Maguire e Sam Raimi por convencê-lo de que era o momento certo para usar a armadura.
"Em tempo real, vi o quão difíceis eles eram, o quão gratificantes eles poderiam ser e o quão populares [os filmes de histórias em quadrinhos] estavam se tornando", disse ele sobre passar um tempo com Maguire enquanto ele interpretava o icônico super-herói da Marvel Comics.
"Eu estava limpo há tempo suficiente... com fome há mais tempo ainda e eu podia sentir [a] obsessão voltando com a manifestação da melhor versão de mim mesmo. Eu estava estranhamente treinando força furiosamente seis vezes por semana antes mesmo de saber que [esse papel] estava chegando", Downey acrescentou, "e meu psiquiatra me disse 'Apenas comece a agir como se algo ótimo fosse acontecer e se prepare para isso'"
Com o ator agora definido para retornar ao UCM (como o vilão Doutor Destino), é inteiramente possível que ele e Maguire possam dividir a tela. O Multiverso praticamente garante isso e temos certeza de que é uma reunião com a qual Downey estaria totalmente a bordo, dada sua história com a estrela de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.
Sobre sua decisão de voltar como o Doutor Destino, Downey explicou na mesma entrevista:
"Susan e eu estávamos sentados com Feige em um ponto e ele disse, 'Continua ocorrendo para mim que se você voltasse...' e Susan estava tipo, 'Espera, espera, volta como o quê?' Então nós dois percebemos com o tempo que era outra coisa que simplesmente refuta qualquer dúvida que alguém poderia ter sobre aquele cara, um pensador criativo muito sofisticado, sobre como não podemos voltar atrás, como não podemos decepcionar as expectativas, como podemos continuar a superar as expectativas? E ele mencionou Victor Von Doom. Eu pesquisei esse personagem e pensei, 'Uau.' Mais tarde, Kevin disse, 'Vamos acertar Victor Von Doom. Vamos acertar isso.'"
Robert Downey Jr. está previsto para voltar ao UCM como o Doutor Destino em Vingadores: Doomsday, apesar de que agora muitos já especulam que ele possa dar as caras numa cena pós-crédito no próximo filme do Quarteto Fantástico. Isso tudo é algo que certamente ficará mais claro para a gente no decorrer do próximo ano quando devem já começar as filmagens do quinto filme dos Vingadores pelas mãos dos Irmãos Russo.
Coveiro