Agatha desde Sempre foi uma grata surpresa. Além de entregar uma sequência ótima para a personagem de Kathryn Hahn que conhecemos em Wandavision, nos deu volta de Billy Maximoff, um dos filhos gêmeos da Feiticeira Escarlate. Para capturar completamente a história complicada de Billy, Jac Schaeffer e Mary Livanos sabiam que precisavam de um ator que pudesse lidar com todos os altos e baixos mágicos. Logo no começo, eles recrutaram a estrela emergente de Heartstopper, Locke, e Schaeffer se lembra de ter arrepios durante sua leitura inicial de química com Kathryn Hahn.
"Fizemos uma cena de comédia, e eles tinham um grande carisma", lembra Schaeffer numa matéria da Marvel.com. "Ele era tão charmoso. E então fizemos uma cena dramática, e parecia que as moléculas na sala se moveram. Ele é uma pessoa muito animada e inquieta, mas quando é hora de atuar em um momento profundo e dramático, ele fica parado de uma forma que você é puxado para dentro dele. Foi como: É disso que precisamos para o filho da Feiticeira Escarlate."
Assim que Locke conseguiu o papel, ele mergulhou na pesquisa. Billy, também conhecido como Wicano, tem uma longa história nos quadrinhos da Marvel e é um membro-chave dos Jovens Vingadores. Como um presente de parabéns por conseguir o papel, Livanos presenteou Locke com uma cópia de VINGADORES: A CRUZADA DAS CRIANÇAS (2010), uma das histórias mais icônicas de Billy, que Locke diz ter ajudado a informar sua interpretação.
"Eu li tudo isso, enquanto também tinha a habilidade e a liberdade de fazer o personagem meu", ele disse. "O que é tão bom sobre o UCM é que ele não segue exatamente os quadrinhos, então você tem a liberdade de adaptar personagens. Jac e Mary foram realmente ótimos, e se eu tivesse uma ideia sobre algo, eu estava muito livre para fazer Billy meu — e fazê-lo meu."
O episódio 6 apresentou um desafio particular, pois Locke teve que interpretar Billy Maximoff e William Kaplan. O ator diz que os abordou como dois papéis totalmente separados, querendo explorar as semelhanças e diferenças de cada garoto.
"Eu via William como o lado mais leve", ele explica. “Billy é um personagem muito mais sombrio. É quase como se William fosse o adolescente dos cinco primeiros episódios, até você ver a grande mudança e então o Billy mais sombrio aparece. Ele teve que quase representar a fachada para seus pais e ser o filho que eles tiveram por 13 anos. A parte adolescente de Billy é aquela máscara de fanboy, e abaixo disso, você descobre que Billy é muito mais sombrio.”
Livanos diz que um de seus momentos favoritos é o começo do episódio 6, onde William Kaplan se prepara para celebrar seu bar mitzvah com seus pais:
“Nós realmente queríamos celebrar a beleza desse personagem”, disse Livanos. “Eu simplesmente amo como o episódio começa com seu bar mitzvah. Joe Locke tem uma voz incrível para cantar: ele tem a voz de um príncipe da Disney, então ouvi-lo no começo do episódio é uma maneira impressionante de começar. Mas é ótimo finalmente conhecê-lo como personagem. É muito gratificante depois de todas as perguntas que são levantadas em episódios anteriores.”
Para Locke, ele está aliviado por finalmente poder falar sobre quem ele está interpretando — e o fato de que é um papel tão gratificante e desafiador. Ele provoca que os próximos episódios explorarão mais a personalidade de Billy, assim como seu relacionamento complicado com Agatha.
"Como ator, é tão divertido interpretar alguém que começa em um lugar tão diferente de onde você termina", diz Locke. "A grande questão para mim era: esse lado fanboy adolescente é uma fachada? É tudo falso ou é uma parte real dele? O quanto ele está interpretando Agatha e o que ele sabe?"
"Jac estava realmente interessado em interpretar a área cinzenta de Billy como personagem", ele acrescenta. "Ele não é totalmente inocente. Ele faz coisas ruins. É se isso o torna uma pessoa má ou se ele apenas tem uma escuridão dentro dele. Tivemos tantas conversas ótimas, e me senti tão confiante por Jac, Mary e todos os nossos diretores para brincar com isso. Foi muito divertido como ator poder cravar os dentes em um personagem que não é unidimensional.”
"Como ator, é tão divertido interpretar alguém que começa em um lugar tão diferente de onde você termina", disse Locke. "A grande questão para mim era: esse lado fanboy adolescente é uma fachada? É tudo falso ou é uma parte real dele? O quanto ele está interpretando Agatha e o que ele sabe?"
"Jac estava realmente interessado em interpretar a área cinzenta de Billy como personagem", ele acrescenta. "Ele não é totalmente inocente. Ele faz coisas ruins. É se isso o torna uma pessoa má ou se ele apenas tem uma escuridão dentro dele. Tivemos tantas conversas ótimas, e me senti tão confiante por Jac, Mary e todos os nossos diretores para brincar com isso. Foi muito divertido como ator poder cravar os dentes em um personagem que não é unidimensional.”
Agatha: Desde Sempre, estrelado por Kathryn Hahn como Agatha Harkness, conta com Outras adições incluem Aubrey Plaza (Rio Vidal), Joe Locke (Billy), Sasheer Zamata (Jennifer Kale), Patti LuPone (Lilia Calderu), Ali Ahn (Alice Gulliver), Miles Gutierrez-Riley, Okwui Okpokwasili e Maria Dizzia no elenco. Outros rostos conhecidos de WandaVision, incluindo Emma Caulfield Ford (Sarah Proctor), Debra Jo Rupp (Sharon Davis), David Payton (John Collins), David Lengel (Harold Proctor), Asif Ali (Abilash Tandon ), Amos Glick (Dennis), Brian Brightman (xerife Miller) e Kate Forbes (Evanora Harkness).
Além de roteirista, Jac Schaeffer irá dirigir alguns episódios ao lado de Gandja Monteiro (Wednesday; The Chi) e Rachel Goldberg (Cloak & Dagger; Mayans M.C.)
Coveiro