Embora o filme Logan não tenha sido a adaptação literal dos quadrinhos de "Old Man Logan" que muitos fãs esperavam ou queriam, não há como negar que foi uma despedida emocionante e poderosa para o Wolverine de Hugh Jackman. O filme de 2017 viu o ator dar um adeus final ao mutante com garras... apenas para Ryan Reynolds convencê-lo a se vestir em Deadpool & Wolverine deste verão. No entanto, uma preocupação desde o início era como essa equipe poderia manchar o que Logan fez tão brilhantemente sete anos atrás.
Falando no documentário Assembled: The Making of Deadpool & Wolverine que estreou na Disney+ no início desta semana, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, revelou como Logan influenciou o fim do tempo de Robert Downey Jr. como Homem de Ferro em Vingadores: Ultimato de 2019:
"Eu sempre fui muito vocal com Hugh que ele teve um dos melhores finais de qualquer personagem fictício de todos os tempos", explicou Feige. "E eu disse a ele que é tão incrível o que ele foi capaz de realizar em Logan. É isso que estávamos buscando com Robert Downey Jr. em Ultimato, é dar a esse personagem fictício incrível e icônico um final incrível".
A morte de Tony Stark foi tão memorável quanto a de Wolverine, com ambos os respectivos finais trazendo lágrimas aos olhos até do fã de filmes de histórias em quadrinhos mais duro.
No início deste ano, Feige abordou a importância de preservar o legado de Logan com Deadpool & Wolverine.
"Bem, isso foi algo sobre o qual conversamos muitos, muitos anos atrás", ele disse. "Uma das primeiras conversas que tive com Hugh Jackman após a aquisição da Fox pela Disney foi que Logan é uma das maiores histórias de todos os tempos — não podemos desfazer isso. Não podemos tocar nisso, e não fizemos isso por muitos anos."
"Quando a ideia surgiu, e quando o enredo [de Deadpool & Wolverine] surgiu, e quando Hugh estendeu a mão para Ryan Reynolds no que agora é um momento importante, eu acredito, certamente na história da Marvel e talvez na história do cinema, ainda era tudo sobre perguntar, 'Ok, como fazemos isso de uma forma que não, como você diz, negue o drama e a emoção incríveis de Logan?'"
Feige continuou, "O momento era perfeito porque o multiverso é algo que já tínhamos estabelecido e configurado, e a Autoridade de Variância Temporal estava lá para nos ajudar a navegar nessas águas de uma forma que permitisse que Deadpool fosse procurar uma versão de Wolverine que não estivesse morta no chão. Eu acho que [desde o começo do filme], corremos direto para isso."
O que ele está se referindo ali é o fato de Wade Wilson desenterrar o cadáver de Logan e começar a usar seu esqueleto e garras para devastar brutalmente os agentes da TVA (definido para "Bye Bye Bye" do NSYNC). Ninguém pareceu particularmente ofendido com isso, e a Variante titular de Deadpool & Wolverine acabou sendo uma versão completamente diferente do X-Man... embora semelhante o suficiente para não decepcionar os fãs da franquia X-Men.
Ao lado de Ryan Reynolds e Hugh Jackman como Deadpool e Wolverine, os veteranos da franquia Deadpool Karan Soni (Dopinder), Leslie Uggams (Cega Al), Morena Baccarin (Vanessa), Stefan Kapicic (Colossus), Lewis Tan (Shatterstar), Brianna Hildebrand (Míssil Adolescente Megassonico), Shioli Kutsuna (Yukio) e Rob Delaney (Peter) retornaram ao lado dos novos nomes Matthew Macfadyen como o agente da TVA conhecido como Paradox e Emma Corrin como Cassandra Nova. O filme também conta com uma série de participações especiais que incluem os nomes de Dafne Keen, Jon Fraveau, Jennifer Garner, Wesley Snipes, Channing Tatum, Henry Cavill, Wunmi Mosaku, Aaron Stanford, Tyler Soni, dentre muitos outros.
Deadpool & Wolverine tem direção de Shawn Levy e roteiro feito pela dupla Paul Wernick e Rhett Rheese, com contribuição de Zeb Wells e o próprio Ryan Reynolds.
Coveiro