O diretor de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Matt Shakman, revelou recentemente as celebridades reais que inspiraram a versão de Reed Richards do UCM, e elas são exatamente quem os fãs esperariam que fossem. Primeiros Passos se inspirou em muitos quadrinhos da Marvel que apresentaram o Quarteto Fantástico ao longo da história, o que resultou em uma adaptação fiel de Shakman. No entanto, embora certos personagens tenham sido modelados com base em suas contrapartes dos quadrinhos, Reed, em particular, exibiu traços de alguns verdadeiros gênios.
Versões anteriores de Reed Richards (como o personagem de Ioan Gruffudd em Quarteto Fantástico de 2005 e a versão de Miles Teller do mesmo personagem no filme de 2015) pareciam seus próprios personagens. Alguns elementos e qualidades de Reed Richards e do Senhor Fantástico foram trazidos dos quadrinhos, mas muitos fãs apontaram que o Reed de Pascal em Primeiros Passos parecia diferente. Ao falar sobre O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos em uma entrevista recente, o diretor Matt Shakman simplesmente revelou que três gênios famosos da história mundial foram usados para ajudar a dar vida à versão cinematográfica de Reed Richards.
Ao participar do podcast Stuff Dreams Are Made Of (compartilhado via YouTube), Matt Shakman falou especificamente sobre como o HERBIE (outra invenção de Reed Richards) era semelhante ao iPhone, o que era uma conexão direta que ele estabeleceu entre Reed e Steve Jobs. De acordo com Shakman, enquanto o Quarteto tinha seu próprio robô HERBIE, outras pessoas naquele mundo "tinham versões de robôs HERBIE para o consumidor final":
"Então, tivemos que inventar tudo que fosse feito sob medida para eles, fosse o Fantasticarro ou o robô HERBIE. E então tivemos versões de robôs HERBIE para o consumidor final e carros retrofuturistas que eram muito charmosos."
Quando Shakman perguntou se era como uma versão HERBIE da Alexa da Amazon, o diretor confirmou que sim, dizendo que "pensava nele como um iPhone":
"Sim, como HERBIEs para o consumidor final com uma aparência um pouco diferente. Eles estão circulando por aí, fazendo entregas ou algo assim. Eu pensei nele como um iPhone."
Assim, Shakman via Steve Jobs como uma influência direta em sua versão de Reed Richards, especialmente em termos de como Reed impulsionou a tecnologia daquele mundo.
Na mesma entrevista, Shakman também revelou que Albert Einstein foi uma inspiração para a versão de seu Reed Richards. Como muitos sabem, Einstein era considerado um gênio devido ao desenvolvimento da teoria da relatividade, suas contribuições para a teoria quântica e seu trabalho no campo da física. Reed Richards foi um cientista notável que frequentemente trabalhava com física e equações, e introduziu suas próprias teorias em seu mundo, especificamente em termos de teletransporte e viagens espaciais.
Shakman afirmou "Antes de se tornar o Senhor Fantástico, por ser uma criança prodígio, ele já introduzia novas tecnologias 20, 30 anos antes, e é por isso que, quando chegamos aos anos 60, a realidade é completamente diferente dos nossos anos 60."
Por fim, Robert Moses foi a terceira e última inspiração para Reed Richards, de O Quarteto Fantástico. Moses foi um arquiteto e urbanista que supervisionou a construção da rede metropolitana de Nova York. Em particular, Moses teve um papel fundamental na construção da cidade como ela é hoje e influenciou grande parte da arquitetura, engenharia e planejamento urbano utilizados nos Estados Unidos na década de 1900. Algumas das imagens mais icônicas de Moses o mostram em pé sobre pequenas maquetes de Nova York que ele mesmo montou, assim como algumas fotos que mostram Reed Richards com suas próprias maquetes.
Ficou estabelecido no filme do Quarteto Fantástico que as invenções, a inteligência e outros traços de caráter de Reed ajudaram a influenciar o futuro do mundo, assim como Robert Moses influenciou o futuro da América.Resumindo, durante a entrevista, Shakman simplesmente revelou que Moses era outra pessoa da vida real em que Reed;
"Steve Jobs encontra Einstein e Robert Moses. Ele é exatamente isso, sim!" resumiu o diretor por fim.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos da Marvel Studios apresenta a Primeira Família da Marvel composta por Reed Richards/Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Sue Storm/Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Johnny Storm/Tocha Humana (Joseph Quinn) e Ben Grimm/O Coisa (Ebon Moss-Bachrach). O filme conta ainda com Galactus (Ralph Ineson), a Surfista Prateada (Julia Garner) e Matthew Wood (H.E.R.B.I.E.), além de Paul Walter Hauser, John Malkovich, Natasha Lyonne, Mark Gatiss e Sarah Niles. O diretor Matt Shakman trabalhou com o co-roteirista de Avatar, Josh Friedman, e Cam Squires, de WandaVision, no roteiro de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Eric Pearson (Black Widow) mais tarde entrando a bordo para um polimento final.
Coveiro