sexta-feira, 29 de junho de 2007

A Árvore Genealógica da Família mais Fantástica dos Quadrinhos

*Artigo escrito por nosso colaborador, Diogo Luque

Com a chegada do segundo filme aos cinemas, os olhos do mundo voltam sua atenção para Reed, Susan, Ben e Johnny. Pequena essa família não? Não, na verdade não é.

Quarteto Fantastico

O Quarteto, além de Fantástico, é bastante complicado em termos familiares. Compreende algumas das histórias mais complexas dos quadrinhos, só perdendo, obviamente, para a família Summers (mas isso é outra história). Assim sendo, analisaremos hoje um pouco da dinâmica familiar dos Richards e dos Storm (pensem no Benjamin como amigo da família, além de padrinho de Franklin Richards) e de seus fantásticos parentes.

Começando com o chefe da equipe, Reed Richards, que não é o único gênio da família. Seu pai, Nathaniel Richards, o criou sozinho após a morte da esposa, Evelyn Richards. E também criou uma máquina do tempo que o levou não só para o futuro, mas para outra dimensão. Lá ele desposou Cassandra, uma mulher que lhe deu dois filhos: Huntara, que se tornou membro da extinta equipe Força Fantástica e um menino não-identificado. Cassandra veio a se tornar uma vilã local e falecer.

Mas não ficam só por aí as aventuras de Nathaniel. Em Fantastic Four #395 ele revela a Susan Richards que tem outro filho, um filho que teve com uma cigana latveriana em uma de suas viagens no tempo. Essa criança veio a ser Kristoff Vernard. O herdeiro da Latvéria e possuidor do intelecto do Dr. Destino também é o meio-irmão do Senhor Fantástico.

E mesmo sem fazer nada, Nathaniel causa confusão. Em uma dimensão onde ele é reverenciado como grande benfeitor, um descendente longínquo dele é batizado com o seu nome, em sua homenagem. Temos aí a origem de outro Nathaniel Richards, mais conhecido como Kang, o Conquistador (e Faraó Rama-Tut e Immortus e Centurião Escarlate e Rapaz de Ferro, o que também é outra história), famoso vilão do Universo Marvel.

Entre os Storm, a confusão também ocorre, mas não é temporal e sim alienígena. O Tocha Humana e a Mulher Invisível são os filhos de Mary e Franklin Storm. Mary morreu num acidente de carro, deixando Franklin só com as crianças, tornando-o um alcoólatra e jogador, preso por matar acidentalmente um mafioso. Anos depois, Franklin é assassinado na frente de seus filhos pelos Skrulls.

Após as Guerras Secretas, Johnny Storm se apaixonou por Alicia Masters, a escultora cega e ex-namorada do Coisa. Passaram anos casados, até que foi revelado que Alicia não era quem todos pensavam. Era a skrull Lyja, infiltrada no Quarteto para espioná-los, mas que acabou se apaixonando pelo Tocha, juntando-se à equipe e sumindo no mundo após a aparente morte do Quarteto em Massacre Marvel. Os Storm têm realmente motivos para não gostarem muito dos Skrulls...

Quarteto Fantastico

Genealogia da Família Storm/Richards - Clique para ampliar

E se separados há confusão, obviamente que a união dos Storm e dos Richards só poderia gerar mais caos. Do casamento de Susan Storm e Reed Richards, nasceram duas crianças: Franklin Benjamin Richards e Valeria Meghan Richards, que herdaram até a genealogia fantástica de sua família.

Franklin é simplesmente o mutante mais poderoso da Terra. E, em uma realidade alternativa, ele se casa com a segunda mais poderosa, Rachel Grey-Summers (filha de Scott Summers e Jean Grey), para darem origem a Johnathan Reed Richards, o Hyperstorm, o ser mais poderoso do universo, que veio a ser derrotado por Galactus posteriormente.

Já Valéria é um pouco mais complexa. A segunda gravidez de Susan foi marcada por intercorrências que culminaram num aborto. Ou ela assim pensava. Anos depois surge uma adolescente na sua vida, denominando-se Valeria Von Doom, sua filha com Destino. Descobriu-se posteriormente que, quando Valeria ia nascer, Franklin a enviou para ser criada em outra dimensão por um casal formado por Susan e Destino (um herói nessa dimensão) e a trouxe de volta para que ambos ressuscitassem Galactus e derrotassem o cósmico ser conhecido como Abraxas. Após a derrota de Abraxas, Franklin devolveu sua irmã ao útero de sua mãe, que veio a sofrer novamente de complicações, só conseguindo nascer graças ao gênio daquele que veio a ser seu padrinho: Dr. Destino.

Realmente, quando chamam o Quarteto de Família mais fantástica dos Quadrinhos, as pessoas não sabem o quão certas elas estão.

Diogo Luque

comments powered by Disqus