segunda-feira, 30 de março de 2009

Novos Vingadores: Ecos de Uma Invasão


New Avengers #39

Desde que apareceu pela primeira vez entre os Novos Vingadores, foi mais tarde resgatada, na mesma ocasião em que se descobriu o primeiro skrull infiltrado, Maya Lopez – antes Ronin, agora novamente Eco – ainda é um mistério, principalmente para os leitores que não acompanharam seu surgimento nas páginas de Demolidor. E nas vésperas do que parece ser uma inevitável invasão dos skrulls à Terra, mais poderosos do que jamais foram, muitas suspeitas podem ser levantadas sobre a mais misteriosa membro da equipe renegada de Vingadores. Algumas certezas, porém, podem ser tiradas na edição 62 de Novos Vingadores, a última antes de começar a Invasão Secreta.

Em um momento de introspecção, Maya coloca suas “roupas de batalha”. Inclusive a marca em seu rosto, feita com o formato da própria mão, em homenagem ao pai morto pelo Rei do Crime, que a criou como sua própria filha. Ela parece questionar a própria identidade. Na penumbra, andando pelo apartamento alugado por Danny Rand, no qual o grupo se alojou desde o desaparecimento do Dr. Estranho, ela se depara com Wolverine, que comia algo no meio da noite. Com um olhar compenetrado, ela logo ouve do mutante que ele não é um skrull.

E afirma que sabe que Maya desconfia dele, uma vez que ele não toca no passado que os dois têm em comum, de natureza amorosa. Logan diz que não tocou no assunto por respeito a ela. Mas Maya afirma que não está nem mesmo convencida de que há de fato uma conspiração skrull, como ele e os outros parecem ter tanta certeza. Na verdade, ela acha que é uma forma que todos encontraram de se desviar no inferno que suas vidas se transformaram, desde a morte do Capitão América e de sua opção por não se registrarem.

Com a percepção de quem já viveu mais anos do que aparenta, Logan diz que sua vida sempre foi um inferno, mas que a ameaça skrull é certa. Porém, a impossibilidade de detectar quem de fato é skrull faz com que ele apenas fique alerta, e reaja quando necessário. E aconselha Maya a fazer o mesmo, pois logo eles se revelarão.

Ela diz que vai sair, esfriar a cabeça na madrugada. Antes disso, Logan faz questão de dizer que um dos principais motivos de ter continuado com os Novos Vingadores foi ter certeza de que ela seria resgatada do Japão. Maya interpreta isso como uma cantada, e Logan não deixa por menos, afirmando que ela é que vai dar em cima dele qualquer hora, aliviando o clima de tensão.

Novos Vingadores

Nas ruas de Nova York, Maya vai atrás daquele que serve como sua principal inspiração: Matt Murdock, o Demolidor. Incerta sobre seu retorno da Europa, ela ronda o escritório de advocacia que compartilha com Fog Nelson, quando, de repente, o demônio de vermelho surge à sua frente e a cumprimenta.

Novos Vingadores

Ele parece muito seco, e pergunta, a uma surpresa Eco, se ela ainda está com os Novos Vingadores. Maya confirma que está com eles, mas deixa claro que não se sente uma nova vingadora. Sua insegurança fica mais explicita quando persiste na dúvida que lhe perturba desde sua primeira aparição como Ronin: por que Matt enviou o Capitão América em sua procura.

Diante do questionamento, o Demolidor parece gaguejar, afirmando que o Capitão está morto. Quando ele tenta consertar, é tarde. Maya parece ingênua com relação a sua própria posição naquele mundo de heróis, mas está muito longe de ser burra, e percebe que aquele não é Murdock.

Ao questionar sua identidade, ele não hesita, e, diante de seus olhos, assume forma idêntica a de Maya. Com um discurso moderado, afirma que ela é apenas uma humana, e que não adianta se debater.

Obviamente ela reage, e os dois começam um confronto, logo demonstrando que aquele é um skrull como o falso Raio Negro e os outros que atacaram os Illuminati – super-skrulls turbinados com poderes diferentes do Super-Skrull tradicional. Isso fica claro quando de seus olhos saem rajadas óticas como a de Ciclope, dos X-Men.

Novos Vingadores

Curiosamente, enquanto tenta derrubá-la, o skrull diz admirar Maya. Que a estudou por muito tempo, e que não quer machucá-la, tentando convencê-la de que aquilo estava destinado a acontecer. Mesmo acertando alguns golpes, ela não pode vencer aquela luta.

Maya não desiste, e quer saber o que ele (ou ela) quer. O skrull, que agora demonstra poderes pirotécnicos similares ao do Tocha-Humana, continua a falar o quanto respeita e admira a humana e suas origens. E quando está prestes a vencer, é surpreso por uma ajuda providencial a Eco.

Novos Vingadores

Wolverine surge das sombras, ferindo-o com severidade, revelando sua faceta skrull enquanto agoniza revelando sua natureza transmorfa, com características de outros heróis (inclusive do mutante).

Novos Vingadores

Mas aquele não é um skrull qualquer, e incinera o mutante com seus raios óticos, em seguida acessando mais um de seus poderes (teleporte ao estilo Noturno), para novamente avançar sobre Maya, que não escuta o aviso de Wolverine, pois é surda e só se comunica lendo o lábio dos outros.

Novos Vingadores

Porém, Eco é muito mais do que pode aparentar, e consegue equilibrar a luta com o skrull ferido. Aos poucos se recuperando dos danos (por sinal, gosto do fator de cura tratado nesse ritmo), Wolverine se junta à batalha, demonstrando que não tinha sido morto. O skrull se enfurece, e desaparece, combinando o vôo do Tocha com o teleporte de Noturno.

Novos Vingadores

Maya se volta para Wolverine, que, recuperando-se aos poucos, reafirma o perigo skrull. E diz que a seguiu por suspeitar exatamente que eles se aproveitariam do fato dos Vingadores pouco conhecerem a seu respeito. Ela seria o elemento perfeito para se infiltrar nos Novos Vingadores. Eco só consegue pensar que esteve prestes a ser morta e substituída, sem ao menos saber quem de fato é.

Novos Vingadores

De volta ao apartamento, ela medita quando Clint Barton, o atual Ronin, a interpela. Ele tenta ajudá-la a superar a experiência que teve, e novamente Maya fala que não se sente integrada àquele local. Mesmo diante de sua dúvida, Clint conta como aconteceu exatamente isso quando ele se tornou Vingador. A dúvida se ele era páreo para o papel. Se ele era de fato alguém útil. E como, por mais que e esse grupo não pareça com os Vingadores, no futuro eles terão certeza de que eram.

Clint inclusive diz que ainda se lembraria daquela conversa com saudosismo, e acaba revelando que teve vontade de beijá-la quando, acidentalmente, ela entrou no chuveiro enquanto ele usava. A conversa leva ao ponto mais óbvio, os dois se beijam, e acabam dormindo juntos. Aliás, um deles dorme. Maya não cai no sono, e, enquanto parece pensar em toda loucura que cerca sua vida, cobre novamente seu rosto com sua mão direita, sabendo que tudo está tão incerto quanto sua própria identidade.

Novos Vingadores

Essa história – que conta com o artista convidado David Mack – confirma as principais suspeitas dos Novos Vingadores. Heróis, e vilões, vem sendo atacados e substituídos por skrulls superpoderosos. Foi isso que aconteceu com Elektra. Mas... há quanto tempo? Onde os skrulls foram bem sucedidos onde esse último não foi? Que posições eles ocupam atualmente, em que equipes eles já conseguiram se infiltrar? Skrulls nos X-Men, no Quarteto Fantástico, nos Poderosos Vingadores, na SHIELD, na Hidra, no governo dos EUA? Sabemos apenas que se espalham pela Iniciativa, mas não exatamente quem são. Despedaçados com a partida do Dr. Estranho e de Jessica Jones, em quem os Novos Vingadores podem confiar quando seu ataque começar? Em quem VOCÊ confia?


João

comments powered by Disqus