sábado, 25 de setembro de 2010

Arte no 616 #003

Estamos recebendo mais e mais desenhos para o nosso quadro Arte no 616, o lugar onde o leitor manda sua arte e recebe comentários e dicas da desenhista Adriana Melo e artistas convidados. Nesta terceira edição deste quadro, nossa desenhista "da casa" volta a instruir seus pupilos. Quem será o felizardo? Confira aqui!

Photobucket


O escolhido da vez para receber comentários e dicas sobre sua arte da desenhista Adriana Melo foi o leitor Francesco Giovannini que nos mandou 3 imagens de personagens Marvel (antes da regra de um desenho só) e escreveu a seguinte mensagem:

"Olá Pessoal, eu me chamo Francesco Giovannini, tenho 20 anos de idade e desenho desde os 8. Não muito diferente dos outros aspirantes a desenhistas, quero também um dia ilustrar as maravilhosas Revistas da Marvel, adoro muito isso!
De vez em quando troco e-mail com o Mike Deodato, e ele me dá boas dicas de como melhorar e essa coisa toda! Agora, gostaria da opinião da Adriana Melo sobre meus desenhos! sou um grande fã dela, seria uma honra receber suas dicas, criticas e conselhos :)"


Eis os desenhos:

Photobucket

Photobucket

Photobucket


Adriana recebeu a arte e nos enviou o seguinte comentário, Francesco:

“Pelo que vi nas 3 amostras, o trabalho dele é fortemente baseado em fotos e sombreado (o que eu gosto muito). Já no caso da primeira imagem, dá pra ver que o desenho é feito de cabeça, ainda usando a técnica do sombreado, mas sem nenhuma construção anatômica. Esse é o grande problema de se usar muitas fotos pra referência, sem o estudo prévio de anatomia: quando se propõe a preparar algo sem nenhum ponto de partida fotográfico, de desenho escultura etc., tende a se perder no desenho do corpo. O uso da foto deve ser um dos recursos pro desenho final e não o único foco dela. Eu uso MUITA foto, mas elas dificilmente são a base de um trabalho de capa, pinup ou página. Tenho tudo planejado, diagramado e estilizado na cabeça e uso a foto como forma de completar o trabalho.

Sobre a segunda e terceira imagens, são belos trabalhos de sombreamento, no entanto eu aconselharia a procura do traço mais estilizado, o uso da régua em caso de armamento e móveis, cenários. No caso do primeiro desenho, eu aconselho ter cuidado quando for pensar na pose do personagem, já que num desenho você tenta captar o que há de melhor na personalidade de um personagem (coragem, força, agilidade etc., no caso desse desenho bem... a Elektra mostra que tem curvas e curvas.... e curvas ;). Corpo bonito é o que todo mundo desenha, o diferencial é mostrar algo além disso.”

É isso aí, Francesco! Esperamos que tenha gostado e aproveite as dicas da Adriana. Quer participar também? Veja as regras aqui.


Cammy

comments powered by Disqus