segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O Velho Logan: O Último Ronin


O Velho Logan prossegue em sua busca por vinganca contra Lady Letal. Isso o leva a Tóquio, aonde ressuscita sua antiga identidade de Caolho. Ao mesmo tempo, ele se recorda de seu relacionamento com Maureen e de como foram forçados a abandonar o local em que viviam, a antiga base da Arma X e se lançaram a um destino incerto.

O contato de Logan, Eito, aproveita-se do fato da cabeça dele continuar a prêmio e lhe arma uma emboscada. A armadilha é mal sucedida, mas Eito foi poupado já que conhecia o paradeiro de Letal. Além disso, Logan quer que todos saibam que ele está no encalço da vilã.


Neste ponto, o passado e o presente do Velho Logan convergem para o mesmo adversário, a Ordem Silenciosa, que aprisionou Lady Letal em seu mosteiro para atrair o mutante até ali e, no passado, causou uma série de problemas para Logan e Maureen quando eles buscaram a Terra do Sol Nascente como refúgio. Veremos agora mais um pouco do passado do Velho Logan e como isso influenciará suas próximas ações no arco O Último Ronin, escrito por Jeff Lemire e ilustrado por Andrea Sorrentino, publicado originalmente em Old Man Logan #9 a #13 e aqui em O Velho Logan #13 a #17 pela Panini.

Logan é atirado dentro de um poço. Logan reconhece um dos guerreiros. Sohei, que seria morto por ele no futuro para que ele e Maureen pudessem se salvar. Aliás, foi a primeira vez que a jovem viu o lado animal do canadense vir à tona, para vergonha dele.


Logan recebe de Sohei uma saraivada de flechas, mas consegue escalar o poço. Ele avista Letal, que está pendurada em uma enorme gaiola. O mutante chama seu adversário para um "mano a mano", mas ele se encontra acompanhado de todos os demais guerreiros da Ordem Silenciosa.

Sentindo que não tem escolha, Logan ataca seus inimigos. Ele reconhece que, sozinho, não é páreo para eles. Por isso, ele é obrigado a fazer uma parceria inusitada e liberta Lady Letal de seu confinamento. Os adversários caem, até que restam Sohei e os dois relutantes aliados. O guerreiro japonês derruba Letal com facilidade e parte pra cima de Logan. Durante o embate, Sohei revela que já estava ciente da chegada de seu oponente e que este seria o responsável por assassinar o seu Mestre, o que deveria ser evitado a todo custo.


Logan é derrubado, mas consegue atingir Sohei com um chute que o faria despencar para a morte certa. Contudo, sua queda é detida telecineticamente pelo Mestre da Ordem, que ainda não passa de um menino.

A criança quer que Logan pare de machucar "seus amigos" e o mutante tenta convencê-lo de que eles estão apenas interessados em abusar de seu poder. O canadense lhe oferece abrigo aonde poderá encontrar "outros moleques" como ele. O garoto hesita e isso causa uma enorme explosão que atira todos para longe.


Em seguida, o menino se aproxima de Logan e revela que está ciente do fato de que se encontra diante de seu futuro assassino. Seus enormes poderes diminuiriam com a idade e, assim, ele não seria capaz de se defender da fúria implacável do canadense e morreria pelas mãos dele (o que de fato realmente aconteceu no futuro). 

Logan reitera que não deseja matá-lo e afirma que o destino de nenhum dos dois está escrito de antemão. O garoto o chama de mentiroso e atira ele telecineticamente para o poço, apenas para fazer o mesmo diversas vezes.


Logan, atordoado, lembra-se de quando Maureen revelou que estava grávida do primeiro filho deles, após o final dos dramáticos acontecimentos do futuro. Letal, que já se encontrava dentro do poço, atirada lá pela explosão, aproveita a proximidade do menino à beira dele e atinge sua perna com uma flecha. Ele cai e é feito refém pelos dois mutantes, para desespero de Sohei.

O canadense exige que uma corda seja atirada ao poço para que todos saiam dali. Letal deixa claro de que não se importaria de matar o menino, diferentemente de Logan. Nisso, a criança desperta e uma nova explosão se faz ouvir. Em seguida, Letal perde a paciência e decide liquidar o menino de uma vez por todas. Mas não há tempo para isso, pois ele logo se transforma em uma enorme criatura.


Mesmo assim, Logan continua tentando conversar com ele. O diálogo é interrompido por Sohei, a contragosto do seu Mestre e o guerreiro ordena que seus homens partam para uma ofensiva final contra Logan. Nada resta ao canadense a não ser deixar seu lado animal vir à tona novamente, como aconteceu no futuro. 

Desta vez, Logan se controla a tempo e poupa a vida de Sohei. O canadense revela ao menino que tinha um filho não muito mais velho do que seu adversário (o primogênito dele com Maureen) e que faria de tudo para estar com ele novamente. Logan acrescenta que, apesar de não querer tirar a vida do menino, se ele continuar ao lado de Sohei será apenas questão de tempo até que outra pessoa o faça. Como prova de sinceridade, ele permite que o menino leia a sua mente.


O garoto fica perplexo com todas as perdas que Logan sofreu na vida. Este reforça ao menino a importância de escolher seu próprio rumo e não deixar que outros escolham por ele, como Sohei, que quer que seu Mestre conduza a Ordem Silenciosa para uma suposta grandeza. O guerreiro o pressiona cada vez mais e o acusa de ser um “falso profeta”. O resultado disso é uma nova explosão que derruba todo o mosteiro.

Apesar disso, o menino poupou a vida de todos, inclusive a dos integrantes da Ordem. Logan repete sua oferta de levar o menino até a companhia de outros como ele e desta vez ele aceita. A SHIELD poderá se encarregar de aprisionar os demais.

Logan reflete que talvez o seu futuro nunca aconteça, mas que seu passado continuará preservado dentro de si próprio. Ele se lembra de quando voltou com Maureen para as Terras Desoladas, com a gravidez dela bem adiantada, dispostos a começarem uma nova vida. Eles cavalgaram por dias e encontraram uma fazenda abandonada. A moça sugeriu que eles ficassem por ali. “Este lugar precisa de uma boa reforma, ela acrescentou, mas tem cara de lar para mim”.

Este foi mais um ótimo arco de histórias produzido por essa excelente equipe criativa, Lemire e Sorrentino. Para mim, o desenhista se superou desta vez. A narrativa é alternada entre o passado e o momento atual do Velho Logan com varios momentos memoráveis, como aquele em que Maureen revela sua gravidez logo depois de Logan ter liquidado seus inimigos (este em particular foi citado no editorial da edição nacional, inclusive). A sequência em que Logan escala o poço embaixo de uma saraivada de flechas também é espetacular. Em suma, todo esse “run” é digno de ser lido e relido várias vezes para que todos seus detalhes sejam devidamente apreciados.

Gostaria de chamar a atenção para as capas maravilhosas produzidas por Sorrentino. Algumas delas foram disponibilizadas pela Panini nas páginas centrais das edições nacionais. Todas já mereceriam uma resenha à parte. Quem quiser, pode falar sobre elas à vontade nos comentários. 

C@rlos

comments powered by Disqus