quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Homem-Aranha: O adeus a Peter Parker

 

A mais polêmica história do Homem-Aranha dos últimos anos chegou em terras brasileiras. A saga de Peter Parker durou exatas 700 edições contínuas de "Amazing Spider-Man", sem contar as outras mensais do aracnídeo ao longo da história. Mas como o destino dele foi selado, é o que veremos a partir de agora.

Na última resenha, vimos Peter sendo capturado pelo Duende Macabro (Phil Urich), e a Madame Teia entrando em choque. Refém na Terra das Sombras, Peter tem seu sequestro pago com a maleta em poder de Max Modell que a leva até o Rei do Crime. Dentro da maleta havia a chave que abre o arsenal secreto de Norman Osborn, que inclui tudo o que ele amealhou durante o Reinado Sombrio, além de criações suas. A intervenção do Duende Macabro original, Roderick Kingsley, no momento da abertura da maleta complica ainda mais as coisas para Max e Peter, que conseguem fugir enquanto o Tentáculo e o Rei estão distraídos com a luta entre os duendes.

Os duendes se unem para perseguir os cientistas, mas os dois localizam o arsenal de Osborn, ficando presos lá dentro. O lugar, que incluia até uniformes do Aranha para servir de sparring pro Duende Verde, ativa a autodestruição, e Peter liga para o filho de Osborn, Harry, que está em Seattle, sob o serviço de proteção à testemunhas. Osborn se encontra em estado comatoso desde que confrontou os Vingadores. 


O aparato desenvolvido por Tiberius Stone para interferir no sentido de aranha, volta a ficar ativo, fazendo Peter usar seu treinamento com Shang Chi para anulá-lo e esquecer da dor. Quando ele veste a fantasia de Aranha para enfrentar os dois duendes, ele fica vulnerável à presença de um octobô dourado que o vem perseguindo há algum tempo, e que passa despercebido durante a luta.

Quando o arsenal de Osborn finalmente se autodestrói, os duendes se desentendem sobre continuar a lutar ou não contra o Homem-Aranha, e se juntam sob acordo de atuarem juntos posteriormente. O Aranha os larga pra trás e vê que Max está salvo. E longe dali, Norman Osborn some do seu leito de hospital...

Algum tempo depois, a Balsa fica movimentada pela volta da atividade motora do Dr. Octopus. Mas o estado debilitado do vilão não permite que se entenda o que ele diz. Enquanto isso, Peter Parker parece mais determinado e impaciente, pronto pra resolver pendências que tem deixado de lado há certo tempo. Como por exemplo, seu relacionamento com Mary Jane.

Mas o seu atual compromisso mais importante, ser membro ativo dos Vingadores, vem primeiro. E ele é chamado na Balsa pelo Capitão América porque o Dr. Octopus pediu para ver Peter Parker antes de morrer. O Aranha pede para falar com o vilão sozinho, sem câmeras nem testemunhas, e o diálogo é assustador. Octopus diz que ele é Peter Parker, e Peter concorda, pois agora Peter Parker é Otto Octavius no corpo do seu principal inimigo. Isso causa convulsões no corpo doente, e friamente, o Homem-Aranha deixa a cela, dando de ombro para o estado do seu nemêsis...


Os médicos da Balsa estabilizam o corpo de Octopus, dando a ele mais algumas horas de vida, mas dentro da sua mente, preso num corpo moribundo, está a consciência de Peter Parker, ciente a tudo o que acontece à sua volta. E sem saber como vai sair dessa. E aterrorizado em pensar em Octavius de posse dos seus poderes, senhas e segredos.

Mas, como ele disse que estava com todas as suas memórias, Peter pensa que o contrário também pode ser verdadeiro. E consegue relembrar memórias que não suas, mas sim, recordações de Otto Octavius na sua mente como se fossem suas também. Ele se lembra das agressões sofridas por Octavius em sua infância de seu próprio pai, o acidente que fundiu os tentáculos ao seu corpo, as surras que o Homem-Aranha lhe deu, e até um inusitado momento íntimo com tia May, quando ele quase se casou com ela, para o terror de Peter...

O mais importante é que ele descobre que o capacete que Octavius inventou para controlar os octobôs que atacaram Nova York inteira, e que depois ele roubou e usou na Ilha das Aranhas, e posteriormente usou no projeto de uma de suas armaduras deu acesso completo da sua mente para Octavius. Com o mapa do relevo mental de Peter, Otto projetou um octobô especial para trocar as mentes dos dois, reescrevendo o cérebro de Peter e expulsando sua psiquê para o corpo moribundo dentro da cela na Balsa.

Percorrendo a mente de Otto, Peter descobre um plano de fuga, e usando o octobô na cidade, entra em contato com vilões aleatórios para tirá-lo dali. O Homem-Hídrico, o Ardiloso e o Escorpião respondem, e o trio o resgata da Balsa o levando para uma base secreta do Doutor Octopus. Quando o Ardiloso o coloca num sistema de suporte de vida, com tentáculos e tudo, um choque faz Peter Parker chegar do "outro lado" onde encontra pessoas mortas que passaram pela sua vida, como o Capitão Stacy, Gwen, Marla Jameson e até o seu tio Ben. Mas a mensagem que o seu tio Ben lhe passa não é muito animadora... ele diz que quando tudo acabar Peter irá descansar, e outra pessoa assume como Homem-Aranha. Quando Peter volta a si, ele leva seu grupo pra uma delegacia, onde está parte de seu material apreendido.


Enquanto isso, Octavius no corpo de Peter, descobre que Peter no corpo de Octavius fugiu da Balsa (confuso não? mas isso vai acabar em breve...). Ele planeja pegar um avião para longe e deixar a natureza fazer o resto (seu corpo antigo está prestes a morrer), mas muda de planos ao ver um discurso de J.J.Jameson na tevê. Achando que Peter procuraria um de seus familiares ou amigos para contar o que lhe aconteceu, Octavius convence todos que devem ficar isolados num mesmo lugar enquanto ele detém o "Dr. Octopus" foragido.

Peter invade a Torre dos Vingadores em busca de algum dos seu gênios para ajudá-lo e comprovar que teve sua mente trocada, mas Octavius antecipa essa medida e entra em confronto com ele e seus comparsas.

Nessa parte, Dan Slott se sobressai, criando um clima de tensão que há muito tempo eu não via em quadrinhos. São muitos personagens envolvidos, e todos reagindo como se esperaria, como o Escorpião ficando louco ao saber que Jameson está preso ali perto, ou os garotos prodígios do Laboratório Horizonte capturando o Homem-Hídrico usando de suas inteligências em trabalho de equipe.

E ao salvar os Jameson do Escorpião, Octavius tem uma recordação tão vívida de sua tia May que o desconcerta, acertando o queixo do vilão blindado o nocauteando na hora. Isso enfurece Peter, e o deixa sem opção, vendo que existem poucas opções, ele usa os tentáculos para atirar a si mesmo e Otto pela janela. Octavius usa as teias para criar um airbag em vez de uma rede de teia, como ele teria feito normalmente.

Usando das últimas forças do corpo de Otto, Peter controla o octobô para troca mental para voltar pro seu próprio corpo, mas Otto se precaveu, revestindo seu crânio com placas de carbonádio. Com um soco, Otto destrói o que resta de seu antigo corpo, e quando vai atirar um carro contra ele e acabar tudo, Peter ativa o octobô para falar mentalmente com Otto, mostrando pra ele tudo o que ele não havia visto até agora.

Já que Octavius tem todas as memórias de Peter, ele agora também tem todos os seus sentimentos, e sofrimentos, e agora ele é tudo o que Peter passou em sua vida. E num último sussurro, Peter faz Otto prometer que com grandes poderes vem grandes responsabilidades, e tudo pelo que ele lutou não pode ser deixado de lado agora que ele está morrendo. Otto compreende tudo aquilo que Peter fez durante sua vida inteira e finalmente compreende o que é ser um heroi de fato.

O corpo de Otto Octavius finalmente morre, levando Peter Parker com ele, deixando o Homem-Aranha sob responsabilidade de Otto Octavius que promete honrar seu nome, não sendo mais um vilão e levar sua genialidade e ambição a níveis que o Homem-Aranha jamais chegou, se tornando o Homem-Aranha Superior!

(Pelo menos quatro brasileiros famosos foram homenageados nessa capa variante - Adriana Melo, Luke Ross, Mike Deodato e Joe Bennett. Conseguem achar mais?)

Como disse no começo, depois de tanta polêmica nos últimos anos, esta com certeza é a maior, pois deu fim à longa carreira de Peter Parker como o heroi mascarado Homem-Aranha. Seu legado é deixado inusitadamente para um dos seus maiores vilões, que apesar de ter usado de métodos extremos nos últimos tempos, apesar de seu estado debilitado, havia usado seu gênio de forma bastante inventiva para seus "planos infalíveis". Ultimamente, Peter também havia desenvolvido bastante seu lado cientista dando novas soluções inusitadas que há algum tempo ele dificilmente teria usado. Muitas delas, para desfazer os planos infalíveis do Doutor Octopus, como no caso do arco Confins da Terra.

Outro fato a ser destacado, é que Dan Slott vinha planejando tudo isso há quase cem edições, quando vimos que Octopus vinha ficando desesperado quando soube que seu estado de saúde era terminal. Sua última cartada também contou com um golpe de sorte, porque seu octobô atacou justamente na hora em que o Homem-Aranha havia suprimido conscientemente seu sentido de aranha.

Atualmente, os editores da Marvel vem declarando que Peter Parker não voltará mais a ser o Homem-Aranha e que Otto Octavius veio para ficar. Dentro de alguns dias deveremos ter a divulgação de como ficará o título do Homem-Aranha Superior no Brasil, previsto já para este mês de dezembro.

As últimas histórias de Peter Parker foram publicadas nas edições de Homem-Aranha 142 e 143, com os desenhos de Giuseppe Camuncoli, Richard Elson e Humberto Ramos, este último, por sinal, foi muito bem.

Jeferson

comments powered by Disqus