quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Nova: O Legado de Sam Loeb


Quando foi anunciada uma mensal com os roteiros de Jeph Loeb na Nova Marvel, muita gente ficou de cabelo em pé. Mas o roteirista, que tem feito muita coisa ruim recentemente, surpreendeu todo mundo com uma bela história.

O Nova desta HQ não é Richard Rider, que está, ao que sabemos, preso no Câncerverso. Sam Alexander agora assume o manto do foguete humano. O personagem já foi apresentado aos leitores na saga Vingadores VS X-Men e agora ganha mensal, onde podemos presenciar a sua origem.

Tudo começou a pelo menos 15 anos atrás. Jesse, o pai de Sam, era um membro da Tropa Nova. Como constituiu família, acabou tendo de deixar o super-grupo para cuidar de sua esposa e filhos. Porém, essa mudança de ares não parece ter lhe feito bem. Com os anos acabou se tornando um bêbado e desempregado, colocando o filho em situações difíceis e constrangedoras. Seu último trabalho foi como zelador de uma escola. Devido as condições que ia trabalhar, por inúmeras vezes era Sam quem tinha de terminar o seu trabalhar e levar o pai para casa.


Mas existia uma coisa em que Jesse era realmente bom como pai: contar histórias. Sempre antes de dormir, recheava os sonhos dos filhos com as suas aventuras espaciais. Mas Sam detestava isso, com o tempo passou a ver o pai como um bêbado com delírios. Parou de acreditar nas histórias.

Até o dia em que seu pai sumiu. Sam foi atrás mas acabou se acidentando com o skate. No hospital, recebeu a visita de Rocket Racoon e Gamora, que vieram lhe entregar o capacete da Tropa Nova, com uma mensagem de seu pai. Assustado, o garoto entrou em panico, o que espantou a dupla cósmica. Ele então usou o capacete e visualizou uma mensagem de seu pai. Todas as histórias que ele contou ao longo dos anos eram reais. Com o coração apertado, por sempre ter achado seu pai um fraco e sem fé, o jovem se arrependeu e notou que nunca havia realmente valorizado o pai que teve.


A partir dai Sam começa a treinar os seus poderes. Até que topa com o ... Vigia. Pois é caros leitores, Jeph Loeb realmente tem um fetiche com o Vigia. Será que o Nova vai lhe sentar o cacete, que nem o Rulk fez? Bom, piadas a parte, Loeb conseguiu implantar nessa revista uma dinâmica fantástica entre pai e filho. Uma história realmente escrita com o coração.

Para quem não sabe, em 2005 faleceu o filho de Jeph Loeb. O garoto tinha 17 anos e foi vítima do câncer, doença que enfrentou por pelo menos 3 anos. Desde a morte do filho, Jeph tem colocado na maioria das suas revistas, elementos que envolvem a dinâmica de pais e filhos. Isso pode ser visto em Ultimate X, Rulk e de forma extremamente clara e bem escrita aqui na mensal do Nova. Outra curiosidade envolvendo este personagem é que ele leva o mesmo nome do falecido filho de Loeb: Sam. Sam Loeb era um escritor promissor, já havia roteirizado algumas revistas e sonhava trabalhar profissionalmente. Bom, perdemos um promissor escritor e ganhamos um interessante super-heróis. Acredito que esta seja a homenagem de Loeb a seu filho, para que nunca o esqueçamos.

As histórias resenhadas aqui foram publicadas originalmente em Nova 1 e 2 e saíram, aqui no Brasil, em Universo Marvel 1 e 2.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus