sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Thunderbolts: Encarnados*

MARVEL NOW NOVA MARVEL THUNDERBOLTS V2 1, 2, 3

Pense nas encarnações anteriores dos Thunderbolts. Agora as esqueça. Não quero com isso dizer que os T-Bolts da Nova Marvel não são compostos por ex-vilões, anti-heróis ou ao menos heróis altamente questionáveis. Isso começa pelo seu inesperado líder, o Hulk Vermelho. Porém, como pode suscitar em qualquer leitor tradicional do grupo, há uma grande desconfiança em torno da nova formação, que foi apresentada nas edições #1 e #2 da zerada Universo Marvel.

Em diversos aspectos há razão para desconfiar da história escrita por DANIEL WAY. O recrutamento é no mínimo corrido e muito pouco convincente. Deadpool, Justiceiro, Elektra, Venom. O que vai sair dessa formação que carrega em si um rubro-negrismo estético? Um primeiro sinal é a subida de tom no nível de violência.

Mais clandestino do que nunca, não demora para que percebamos que o grupo se envolve com rastros deixados pelo passado, rastros de ações governamentais secretas, às quais o general Ross, alterego do “Rulk’, está direta ou indiretamente ligado. É isso que leva os desconexos T-Bolts à nação fictícia de Kata Jaya, sem ao menos saber direito porque estão lá.

MARVEL NOW NOVA MARVEL THUNDERBOLTS V2 1, 2, 3

A história parece básica. Lembra até algumas histórias do Justiceiro. Um ditador em uma nação fictícia precisa cair e alguns agentes são designados para fazer o “serviço sujo”, bem ao estilo da tradicional política externa dos EUA. Way tenta dar alguma profundidade ao absurdo da situação, colocando Venom como um antagonista de Ross por questionar seus propósitos, mas fica só na tentativa.

A surpresa fica evidenciada quando descobrimos que parte do mistério nas ações do Rulk se deve ao fato dele guardar uma arma secreta: Samuel Sterns, o LÍDER, o super inteligente e cabeçudo vilão clássico do Hulk. Agora com a pele totalmente vermelha, reforçando o aparente fetiche do roteirista pela cor, ele também tem relação com as origens do Hulk... vermelho, pois era um dos membros da Inteligência. Curiosamente Ross compartilha o segredo com Deadpool. Vá entender...

MARVEL NOW NOVA MARVEL THUNDERBOLTS V2 1, 2, 3

De qualquer forma, o antigo vilão, aparentemente desmemoriado, será usado como arma por Ross. Mas na medida em que a missão segue quase como foi planejada, uma nova peça, do lado adversário surge, e suas ligações com o Líder deixam claro que há muito mais nessa história do que pode parecer.

A arte de STEVE DILLON não anima também. Artista clássico do Justiceiro, não costuma ser uma boa pedida para histórias com muitos personagens, pois ele não prima pela grande diferenciação das fisionomias.

Essa nova versão dos Thunderbolts é perturbadora aos mais tradicionais fãs de longa data, bem mais subversiva (no mau sentido) do que as reformulações pelas mãos de Warren Ellis ou de Jeff Parker. De qualquer forma, acredito ser possível ainda dar uma chance a ela, especialmente pelo sopro de coerência que o último painel da terceira parte nos revela. Aguardemos.

João

* Do wikcionário. ENCARNADO: Substantivo; singular; en.car.na.do; uma cor do espectro visível; a cor do sangue. Adjetivo; singular; en.car.na.do; que apresenta a cor encarnada; vermelho.

comments powered by Disqus