terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Gavião Arqueiro: Quando o discipulo também ensina o mestre!

 photo gaviao01.jpg

É mais que justo dizer que essa nova série do Gavião Arqueiro já começou campeã. Concedendo mais uma premiação Eisner a Matt Fracttion, as novas histórias de Clint Barton que você acompanha na revista mensal Capitão América & Gavião Arqueiro tem aquele “quê” pulp misturado com uma dinâmica moderna que poucos conseguiriam ter tanto sucesso quanto David Aja para compor esse traço. Foi um alvo certeiro da Marvel juntar equipe criativa de primeira com o personagem em tão ótima fase.

Na última edição, vimos Clint resolveu um simples problema típico de confusão de bairro de periferia da maneira mais estilosa possível. E de quebra ainda ganhou um mascote. Agora, é a vez de o herói arrumar uma sidekick, Kate Bishop, a garota que assumiu o seu codinome enquanto ele esteve ausente. E Kate, convenhamos, é alguém de primeira linha, com características ora bem parecidas e ora tão díspares quanto a de Clint.

E a primeira missão do mesmo é tentar desvendar que grandioso crime acontecerá e que precisou ser alertado na cidade inteira pelo “código dos vagabundos”. As pistas levam Barton e Bishop até uma grande apresentação de circo que reunirá os maiores gangsters e homens do crime da cidade. Tudo, na verdade, não passava de um plano do Mestre do Picadeiro e do Circo do Crime para roubar aqueles que certamente seriam os mais ricos numa época de recessão.

 photo gaviao01.jpg

Quando todos foram hipnotizados pelo Mestre do Picadeiro, restou aos dois heróis deter os bandidos já que estavam usando óculos especiais para se proteger. Clint teve que confrontar um pequeno fantasma do passado, um homem que também foi treinado pelo mesmo mestre que ele. Já Kate teve o grande papel de salvar o seu “chefe” quando tudo parecia perdido. Com uma ação eletrizante, sequencia de quadros que só Aja pode conceber, a história termina com aquele gosto de falsa vitória para Clint. Apesar de ter salvo os bandidos, os criminosos da cidade acreditam que foi o Gavião Arqueiro o cara que tentou roubá-los.

 photo gaviao01.jpg

Para epílogo desta aventura, temos uma conversa engraçada no telefone entre Kate e Clint. O arqueiro quer convidá-la para ser sua parceira daqui por diante, mas Kate parece estar desconfiada do porque de sua decisão. Clint admite que a chamou porque é uma menina que ele realmente não quer levar pra cama. Kate topa, mas não parece muito feliz com o que Barton disse a pouco. Por fim, o Gavião se prepara pros seus próximos alvos para “consertar” o mundo.

A aventura que segue é ainda mais fantástica. O leitor já começa com toda adrenalina e bem confuso ao se ver no meio de dois tempos narrativos. Kate e Clint estão sendo perseguidos num Dodger Challenger 1970 por bandidos. Em outro momento, Kate e Clint estão tentando resolver o problema de como identificar as suas flechas especiais. E em algum momento essas histórias irão se cruzar.

Ao sair pra o mercado pra comprar etiquetas pras suas flechas, Clint acaba encontrando uma mulher, a suposta dona do Dodger. E como todos sabem como o Gavião é, não demora muito para depois de dois dedos de prosa o herói parar num motel barato com essa misteriosa desconhecida. Mal terminado o sexo, o quarto é invadido por um grupo de motoristas com capacetes que estão atrás da mocinha. Eles batem feio no Clint e sequestram a mulher.

 photo gaviao04.jpg

A sequencia é divertidíssima. Ao telefonar pro seu apartamento, Clint recorre a ajuda de Kate, que aparece num fusca roxo para perseguir os bandidos. De supetão, eles batem no Dodger, roubam o carro e começa aquela cena de ação de cinema de perseguição nos cinemas. Ao léu, as flechas especiais do Gavião Arqueiro viram os protagonistas da cena de ação, que encerra-se com os bandidos detidos e um belo beijo da moça ruiva e Clint. Só o Dodger que não está lá em bom estado. Mas esse certamente não é o único problema que essa moça trará para Barton. É sério.

Bem, o que dizer sobre essas histórias depois de tantos prêmios e elogios que recebe lá fora? É material de primeira linha mesmo, que não faria nem um pouco mal se viesse em especiais como o do Demolidor e do Justiceiro por aqui. E se você não ta comprando essa revista mensal, dê um jeito de pegar emprestado do seu amigo ou vizinho. Essa é praticamente está no TOP Five da Nova Marvel e vai marcar como o principal volume solo do herói por muito tempo.

Coveiro

comments powered by Disqus