quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vingadores Sombrios numa versão de um mundo ainda mais sombrio


Na primeira edição do especial dos Vingadores Sombrios,  vimos o grupo envolvido numa missão obscura do governo americano no oriente médio que praticamente colocou em risco tudo o que nós conhecemos. Por sorte, os  Thunderbolts que viajam no espaço-tempo retornaram no momento certo para impedi-los e salvar a Terra. Contudo, ao final da edição, quando John Walker, o Agente Americano, os levava para a prisão em Nova York, algo deu errado. O Homem-Coisa acabou acionando seus poderes e juntamente com Skaar e Rocha Lunar, eles simplesmente sumiram de nossa realidade.

Agora, nessa edição 2 de Vingadores Sombrios descobrimos o paradeiro deles. Recepcionados por uma versão diferente do Homem de Ferro, os Vingadores Sombrios são mantidos em estase num laboratório enquanto estudados por Hank Pym.  Somente Skaar e Rocha Lunar estão livres, mas não por muito tempo.  Ao atravessar determinada região daquela Nova York, são confrontados e derrotados pelo Doutor Estranho e Clea. Ciente de que aqueles dois são algo mais, Strange os enfeitiça sobre o seu comando.  Serão  seus peões naquela guerra de bairros de uma realidade muito mais sombria que a nossa.

Mas as loucuras nesse mundo não param por aí. Bem Grimm virou o Rei dos Monstros do mundo do subterrâneo.  Johnny Storm está morto e Susan agora está com Namor. Richards cuida de uma parte dos bairros, mas é o primeiro a perceber que há algo errado.  Fora isso, o Demolidor e outros vigilantes das ruas se uniram e tomam conta agressivamente de outro lugar. Junto a eles, um misterioso e quieto Homem-Aranha. Por mais irônico que pareça, cabe aos Vingadores Sombrios dá um jeito nesse espaço.

Todo o plano começa com a Doutora June Convigton, a Dama Tóxica.  Ela desperta primeiro, controla a mente de Hank Pym e começa a realizar seus upgrades genéticos nos próprios colegas de equipe. Al Paec, o Aranha Sombrio é reduzido graças a partículas Pym, John Walker ganha de novo um braço e perna. E o clone Ragnarok tem sua prótese cerebral metálica retirada (mas esse é apenas o começo de suas mudanças). Do outro lado, Stephen Strange replica um unifome de Capitã Marvel na Rocha Lunar e solta o Skaar. Ambos ainda controlados mentalmente,  são infiltrados nas forças do Homem de Ferro e Ben Grimm afim de fazerem os lados se chocarem.

No entanto, todo o embuste daquela realidade é desvendada por Reed Richards e os heróis sombrios. Ao que parece, aquele mundo inteiro só existia até os limites de Manhattan, a ilha. Tudo não passava de um universo que acabou sendo compactado e estudado pela IMA desde os eventos de Kang bagunçando a realidade no começo da Era Heróica. A ideia do grupo de vilões era estudar como cientistas como Reed, Pym e Tony desenvolviam tecnologias armamentistas ali que depois seriam entendidas e feitas pela própria IMA em nosso mundo. Daria tudo certo se não fosse a intromissão desses Vingadores Sombrios de nossa realidade desequilibrando o mundo deles.

O grande embate final ocorre e leva a uma queda das versões vis de Strange, Grimm e o Homem de Ferro (que não era mais que apenas o cérebro do homem de outrora). Ragnarok surge como apoio numa forma bem diferente de Deus do Trovão e outros heróis daquela realidade se voltam para ajudar os heróis.  Então, o portal para o nosso mundo se abre e os Vingadores estão mais uma vez em nosso mundo.


 Poderia ser o fim da equipe, já que a passagem de Jeff Parker chega ao fim e temos o encerramento da revista. Mas ao que parece, a Dama Tóxica, Doutora June tem outros planos para o grupo.

Falando agora das duas edições em si, chega até ser uma surpresa boa termos esse material sendo completamente publicado aqui juntamente com o do Hulk Vermelho. Não se trata de nenhum mega história, mas Parker consegue entreter até que bem e ser bem diferente  nos títulos que trabalha. Chega até ser divertir enriquecer mais esses personagens  tão secundários do Universo Marvel, algo que a Iniciativa dos Vingadores fez muito bem em sua época. O lamento aqui fica na verdade no fato de que esse título e do Hulk tiveram suas chances, mas inexplicavelmente a Panini deixou de lado outros heróis que poderiam ter vindo nesse mesmo formato como Aranha Escarlate e X-Factor.

Coveiro

comments powered by Disqus