quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Thunderbolts ou Vingadores: Eis uma sombria questão

 photo 2344089-darkavengers_175_cover.jpeg

Quem acompanhou as últimas aventuras dos Thunderbolts na antiga Universo Marvel sabe que o grupo de vilões passou por poucas e boas através do continuum temporal até encontrar sua versão original e “ajeitar” toda a bagunça cronológica para poder voltarem pra casa. Todavia, enquanto eles ainda estão fora do nosso tempo, Luke Cage vai receber novos recrutas para tomar seu lugar – Os Vingadores Sombrios. Mais mesmo não sabendo as verdadeiras intenções por trás disso, dá pra saber que isso é algo que não vai dar lá muito certo.

Foi pouco depois de Pym e Luke Cage deixar um sinal para os Thunderbolts perdidos lá no pântano extradimensional que fora lar do Homem-Coisa que os Vingadores Sombrios se apresentaram para o serviço. Após o confronto já clássico entre superseres, os homens do governo o colocam a disposição de Cage para uma difícil missão – Invadir Sharzhad e destronar o Sultão Magus. Sim, o mesmo que vimos no encadernado 1 do Hulk Vermelho. É uma missão complicada e Cage convoca Skaar, um ex-membro dos Vingadores Sombrios para ser seu único apoio confiável na missão.

 photo dashalveysavengers.jpg 

 Mas enquanto isso, o que podemos dizer sobre os Thunderbolts perdidos no tempo. Bem, muita coisa! Na próxima viagem, a Torre dos Thunderbolts acabou parando no pleistoceno. Curiosamente, acabaram encontrando ali Victor Von Doom, num gancho muito curioso com a história de Mark Millar onde ele é atacado pelo seu mestre. Assim, uma ponte é montada entre essa história mal explicada do Millar e os escritos de Jeff Parker. O grupo acaba salvando Doom, que acaba os traindo e jogando todos para o seu futuro (provavelmente o tempo certo para ter sua vingança).

 Outro ponto a se destacar é que o Homem-Coisa também ressurge. Desta vez, falando. Todos são capazes de ouvi-lo do seu jeito graças a linguagem universal. Todavia, sua capacidade de teleporte interdimensional fica prejudicada. Boa parte dela funcionava por instinto.

Na briga com Doom, vale ressaltar outro marco importante resgatado pelo escritar. Satana usa sua magia para induzir Victor a acreditar que voltou ao Inferno e isso faz uma menção mais que direta a minissérie Tormento e Triunfo recentemente publicada pela Panini. É o suficiente para deixar o Destino em fúria insana. Paralelamente, forças locais daquele tempo atacam a Torre dos Thunderbolts e a destroem. Daí, tudo parecia já bem perdido pra equipe até topar com um tal de Chefe Cage, membro das forças policiais de Mondo City.

Aqui, vemos que é impossível não relacionar esse futuro perdido as histórias de Juiz Dreed. Os Chefes são visualmente parecidos com o Juizes e tem praticamente as mesmas diretrizes. A ideias das cidades isoladas no deserto, rodeadas por mutantes também é algo bem similar. Mas a grande questão aqui é como o nosso mundo se tornou aquilo. E parece que o fator responsável por tal desastre é justamente aquela missão que Cage e os Vingadores Sombrios estão executando no nosso agora em Sharzhad.

Então, retornando ao presente, vemos a equipe numa batalha cruenta com o Sultão Magus e suas feras demoníacas. Dado momento, os Vingadores Sombrios se separam de Cage e Skaar, que ficam a mercê do vilão. É quando executam seu verdadeiro plano, roubar a energia rigeliana que dá poder a Magus para os Agentes do Governo. Isso tudo graças aos poderes de mutantes gêmeos que são capazes de linkar a energia que tem contato um para com o outro. E esse seria não só o fim da nação do oriente médio, mas de todo o mundo, como perceberam os Thunderbolts no futuro. E graças ao sinal do presente deixado por Pym, o Homem-Coisa voltando a controlar seus poderes e uma ajudinha do Chefe Cage (que se revelou como filho de Daniele Cage, portanto, neto de Luke), eles voltam a nossa realidade para impedir o mundo de se acabar.

 photo dkve.jpg 

John Walker, outrora conhecido como Agente Americano, acaba descobrindo as intenções dos Agentes do Governo e os prende com a ajuda de Soprano e Mach V. Libertando Cain Marko também, rumam para o Sharzhad afim de impedir a destruição de tudo. É quando as histórias se  cruzam no mesmo lugar e Thunderbolts lutam contra Vingadores Sombrios. Cabe a Centurius dar a resolução final, matar um dos gêmeos e assim desativar a emissão descontrolada de energia.

 E praticamente poderíamos pontuar aqui o final de tudo, com todos os membros que pertenceram a equipe ganhando a chance de serem livres outra vez e terem assim sua segunda chance. Mas esse é só o final do primeiro encadernado. Para o gancho de uma segunda edição, vemos que a equipe de Vingadores Sombrios que foi presa acabou sumindo da nossa realidade junto com John Walker e Skaar. Mas o resumo disso você acompanha logo mais num review sobre o segundo encadernado dos Vingadores Sombrios.

Coveiro

comments powered by Disqus