terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

X-Men Legado: Inesquecível


A guerra dos Vingadores contra os X-Men chegou ao fim, assim como o relacionamento de Vampira com Magneto. A heroína alegou que não queria ser influenciada novamente por uma personalidade forte como a dele e que precisava manter sua independência pessoal. Assim, ela retornou para a Academia Jean Grey de Estudos Avançados, em Westchester, onde recebeu um pedido de ajuda de uma prisão situada no norte do estado. Uma rebelião de super-criminosos fora deflagrada no local, que foram alojados lá em virtude da destruição ocorrida na Balsa, uma prisão mais adequada para contê-los. É a última história do título X-Men Legacy, que se encerra neste número #275, escrito por Christos Gage e desenhado por David Baldeon e publicado aqui em X-Men Extra #144 pela Panini.

Sem mais ninguém para ajudá-la alem de Calvin Rankin, o Mímico, eles partem no Pássaro Negro para o local. Durante o caminho, Calvin tenta se aconselhar com ela, ao mesmo tempo em que fala do seu desejo de sair da escola e dos X-Men assim que seu amigo Michael, o Arma Ômega, recuperar-se dos ferimentos que sofreu em sua visita à escola. Como Vampira, ele também teme ser influenciado por personalidades mais fortes do que a dele e não sabe o que fazer. A conversa é interrompida de maneira abrupta pois o avião chega ao seu destino e os mutantes entram imediatamente em ação. Infelizmente, os poderes combinados de ambos, além de uma tropa de Guardiões, que utilizam uma armadura derivada da tecnologia do Homem de Ferro, são insuficientes para conter a rebelião. 


Vampira pede que Calvin resista o quanto puder enquanto ela se dirige para uma ala de presos de melhor comportamento e pede que eles cedam os seus poderes de maneira voluntária. Inicialmente ela é ridicularizada, mas consegue convencer alguns deles a buscarem uma segunda chance para suas vidas: Equinox, um antigo inimigo do Homem-Aranha, capaz de gerar fogo e gelo, Armadílio, que enfrentou o Capitão América, que apresenta uma couraça espessa e força bruta e Homem-Touro, que apresenta força, resistência e chifres e que já enfrentou o Demolidor e o Hulk. Em seguida, ela exige aos demais presos que esses três não sofram qualquer retaliação: "Ninguém encosta neles. Eu já volto! Aí vou mostrar como eu era na época de vilã!"

Ela retorna ao combate e consegue por fim à rebelião. Na volta, Vampira e Calvin podem conversar com calma. Ela o aconselha a confiar principalmente em si mesmo, que ele era mais forte do que imaginava, como demonstrou na prisão e que ninguém precisava dizer a ele o que fazer, seja continuar na escola ou não. Além disso, ela o exorta a estar sempre aprendendo algo sobre si mesmo e fazendo o possível para não repetir velhos erros ou cometer novos, que viver é assim: "É ótimo estar aprendendo", ela conclui.


Como dito antes, chegamos ao fim do título X-Men Legacy e, por consequência, do "run" escrito por Christos Gage e com David Baldeon e Rafa Sandoval se revezando nos desenhos. No geral, achei essa fase apenas regular, em que as melhores histórias foram as que antecederam aos "tie ins" de "Vingadores vs. X-Men". Uma das coisas que achei interessante foi o retorno do "Calvin Rankin 616" ao convívio dos X-Men mas, como visto nessa história em particular, pode ser que ele tenha se decidido por deixar a escola e seguir o seu próprio caminho. Na verdade, sempre achei curioso o fato de que sua "versão alternativa", que pertencia à equipe interdimensional de mutantes chamada "Exilados", tenha conseguido mais prestígio no Universo Marvel do que a original. Mas não gostei do escritor ter repetido, nesta última edição, o mesmo estratagema de Vampira absorver um monte de poderes de outras pessoas e resolver uma situação de combate praticamente sozinha, como visto anteriormente aqui.

Ainda sobre Vampira, que se mostrou insegura e foi constantemente aconselhada por diversos colegas durante boa parte desse período até definir a sua situação com Magneto, tornou-se muito mais confiante ao ponto de aconselhar alguém que enfrentava os mesmos problemas que ela. Uma troca de posições e um final de ciclo interessante para a personagem, ao meu ver. 

Coube a David Baldeon desenhar este último número e ele cumpriu bem o seu papel, com a boa dinâmica que costuma apresentar em suas cenas de ação. A capa, desenhada por Mark Brooks e Salvador Larroca, é muito bonita mas serve mais como despedida de Legacy do que como anúncio da história contida na edição. Curiosamente, aqui no Brasil, a mesma também serviu para encerrar o título "X-Men Extra", da Panini, que será relançado com material da "Nova Marvel".

Carlos Andre
Colaborador do site Marvel616

comments powered by Disqus