quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Roteiristas confirmam que a Garota da Lua foi inspirada em casos menos graves de Autismo


Com histórias ainda inéditas no Brasil, a série da Garota da Lua e o Dinossauro-Demônio tem resistido bem desde seu lançamento cerca de dois anos atrás. Boa parte do mérito disso vem da dupla criativa Natcha Bustos e Brandon MontClare que conseguem acertar em cheio em histórias direcionadas ao público mais jovem e desenvolver aventuras com um ar bem diferente para a pequena Lunella Lafayette e seu dinossauro de estimação. Nas últimas semanas, no entanto, o público se surpreendeu com uma revelação sobre a personagem que aconteceu fora das páginas do gibi. As características sociais bem peculiares da Garota da Lua foram inspiradas em crianças com certo grau de autismo.

Essa já era uma teoria que girava entre alguns fãs, que percebiam nas interações familiares e de amizades de Lunella Lafayette um certo padrão que se encaixava no espectro do autismo. Montclare confessou o fato pela primeira vez ao CBR numa matéria publicada no final do ano passado. E a inspiração veio de sua frequente colaboradora, a escritora Amy Reeder (Madame Xanadu, Rocket Girl e de algumas edições de MoonGirl and Devil Dinosaur). "Foi influência das contribuições de Amy. Ela tem um sobrinho que é Autista. Mas não é algo que é dito por aí, porque isso é uma coisa real, muito real, e as pessoas aprendem a lidar com isso de maneiras reais. Em nossas histórias, não temos muito espaço para focar propriamente em um tópico tão importante. Então, apenas colocamos essas influências de fundo. Mas muitas pessoas sacaram essas peculiaridades da personalidade de Lunella e seus maneirismos como sendo algo que pode estar encaixado no espectro do Autismo".

Quem acompanha as histórias sabe que a Garota da Lua vive batendo cabeça com todo mundo ao redor dela e isso inclui também os queridos super-heróis que sempre acham que sabe o que é melhor para ela. e também seus pais que estão ali apenas desejando protegê-la. "Um grande parte da personalidade da Garota da Lua é essa sua dificuldade dela se conectar com outras pessoas. Um monte disso a Amy Reeder colocou na mesa de criação. Lunella sempre foi incrivelmente espertar e pode desvendar um monte de coisas, mas ela tem dificuldade de entender como são as pessoas. E daí que o Dinossauro Demônio apareceu pra fazer ela sair daquela redoma" disse Montclare.

A revista tem 26 edições já e atualmente continua o arco "Três Fantásticos" com o Tocha Humana e o Coisa.

Coveiro

comments powered by Disqus