sexta-feira, 28 de julho de 2023

As Marvels pode não ter salas IMAX devido a um contrato de exclusividade com Duna II.

 Se nada mudar, As Marvels terá uma grande competição em Novembro pelas telas de cinemas, mas pior do que isso é que o filme pode acabar não indo para IMAX. A sequência do Capitão Marvel da Marvel Studios não será exibida no grande formato premium, a menos que a Warner Bros.e a Legendary mudem a estreia de Duna: Parte Dois, que está programada para ser lançada uma semana antes de The Marvels, saiam de sua data de lançamento em 3 de novembro.



Na semana passada, a Variety informou que os produtores por trás do épico de ficção científica de Denis Villeneuve estão avaliando se devem adiar Duna 2 até 2024, após a greve dos atores que proibirá seu elenco repleto de estrelas, incluindo Timothée Chalamet e Zendaya, de promover o filme. Se a greve dos trabalhadores se estender até o outono, é uma possibilidade.

Mas durante uma teleconferência de resultados do IMAX na quarta-feira, esse potencial adiamento não foi cogitado. O CEO Richard Gelfond disse que a sequência de Duna deve ter um "tempo de execução muito longo no IMAX" - cinco a seis semanas - o que significa que As Marvels não terá acesso a essas telas quando estrear em 10 de novembro. Ele disse também que a matéria de que a Warner Bros. atrasará Dune 2 "não é verdade", de acordo com Gelfond, que acrescentou: "Sinto fortemente que não vai se mover."

“Há outro grande filme saindo nessa época, que é The Marvels da Marvel, e não podemos exibi-lo porque estamos comprometidos com Duna”, disse Gelfond durante a ligação. Se Duna 2 sair de sua data de 3 de novembro, essas telas IMAX "irão apenas para As Marvels, e ter um filme da Marvel como backup não é a pior posição para se estar", acrescentou Gelfond.

Ao contrário de As Marvels, a sequência de Duna de 2021 foi filmada para IMAX. A sequência antecipada de Villeneuve é um dos poucos títulos anunciados no site IMAX, ao lado de Oppenheimer, de Christopher Nolan, que garantiu uma exibição exclusiva de três semanas na América do Norte; Em seguida, passará Gran Turismo da Sony (11 de agosto); e o próximo filme da DC Besouro Azul (18 de agosto).

"Dune já está no meio de uma campanha de marketing. Há trailers lançados. Há muitos materiais disponíveis. Denis Villeneuve apresentou-se no IMAX CEO Forum. Então, meio que está fora do portão", disse Gelfond. "Se você colocar de volta no portão, terá que duplicar essas despesas em algum momento no futuro."

Outra razão pela qual o CEO não espera que a Warner Bros. e a Legendary abandonem a corrida IMAX de seis semanas de Dune: há muito espaço IMAX disponível, especialmente com outros estúdios de olho em 2024 em meio a greve de Hollywood. É por isso que Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One foi exibido apenas nas telas IMAX por uma semana, e por que a gigante de bilheteria Barbie não está passando no formato.

"Foi fortuito que não houvesse outros projetos conflitantes. Mas se eles transferissem isso para o ano que vem, é altamente improvável que tivessem tanto tempo de execução", disse Gelfond aos investidores durante a teleconferência. "E só para lembrá-lo, o IMAX representou cerca de 20% do crescimento do Dune 1."

Do ponto de vista financeiro, atrasar Duna: Parte 2 até que seu elenco possa promover o filme custaria mais à Warner Bros. do que manter seu lucrativo contrato com a IMAX. "Sem desrespeito a Timothée Chalamet, você será capaz de compensar a perda do lançamento do IMAX de seis semanas?" perguntou Gelfond. "Você vai compensar o custo do capital e carregá-lo por um ano? Você vai movê-lo para um ano incerto quando não tiver ideia do que será colocado contra você quando eles praticamente não têm concorrência agora no mercado? Realmente não faz sentido."

Sendo assim, resta saber se quem vai ceder é o filme d'As Marvels. A Disney já parece cogitar empurrar vários projetos devido a dupla greve em Hollywood, assim como vários outros estúdios. Datado originalmente para 8 de julho de 2022 antes de mudar para 11 de novembro de 2022 e depois para 17 de fevereiro de 2023, As Marvels mudou para 28 de julho deste ano antes que a Disney adiasse essa data para 10 de novembro. Fazer isso mais uma vez para que as atrizes possam divulgar o projeto parece mais que justo.

Brie Larson e Samuel L. Jackson lideram um elenco que inclui Teyonah Parris, Iman Vellani, Park Seo-joon e Zawe Ashton.

Coveiro

comments powered by Disqus