sexta-feira, 28 de julho de 2023

Como o final de Invasão Secreta direciona o futuro do Máquina de Combate no UCM?

 O episódio final de Invasão Secreta rendeu muitas conversas e questionamento entre os fãs. Considerado muito curto e corrido para vários desdobramentos, o episódio 6 pontuou pelo menos uma questão sobre alguns humanos que simplesmente substituídos e podem ser apenas impostores por aí por muito tempo. Nos momentos finais, após derrotar Gravik, a heróina Skrull Gi'ah liberta os verdadeiros humanos que estavam presos em Nova Skrullos após a derrota de Gravik. Vemos alguns rostos familiares que apareceram como impostores Skrull ao longo da série.

Recebemos a confirmação de que Everett Ross está vivo e bem quando acordou. Ele não parece estar muito chocado com o que está acontecendo, então provavelmente foi levado pouco antes do início dos eventos desta série. É obviamente um alívio saber que o ex-agente da CIA estará de volta para continuar lutando pela boa luta, principalmente depois que Pantera Negra: Wakanda Forever preparou o terreno para ele assumir um papel muito diferente no UCM. No entanto, Ross está definitivamente chocado ao ver Rhodey lá.


Ele pergunta ao coronel abalado há quanto tempo ele está lá, mas quando Rhodey tenta sair da engenhoca Skrull, ele não consegue andar direito. Gi'ah o ajuda e menciona que ele está "mantido como refém há muito tempo". O verdadeiro Rhodey não fala e esta é a última vez que o vemos no episódio, mas tanto sua condição física quanto o fato de ele estar vestindo uma bata de hospital parecem confirmar há quanto tempo ele está lá. Sim, Rhodey parece ser um Skrull desde os eventos de Capitão América: Guerra Civil, quando perdeu o movimento das pernas.



Em Capitão América: Guerra Civil, o verdadeiro Máquina de Combate foi ferido durante a batalha no aeroporto do filme e mais tarde o vimos com a mesma roupa de hospital fazendo uma ressonância magnética. Se ele foi trocado então, significa que o Rhodey no final da Guerra Civil era um impostor, assim como a versão em Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e O Falcão e o Soldado Invernal. Isso significa que ele nunca conseguiu recuperar o uso de suas pernas, via um protótipo da Stark Tech e, mais importante, que ele não sabe que Tony Stark está morto.

Temos que acreditar que tudo isso será descoberto no filme Guerra das Armaduras, embora seja uma pena que nunca tenhamos visto sua reação ao saber que ele passou a maior parte de uma década desacordado. A Marvel Studios sempre pode optar por explicar aquela bata de hospital, é claro, mas, por enquanto, parece que há algumas histórias emocionantes pela frente para esse personagem.

Já Raava (vivida por Nisha Aaliya), a Skrull que personificou James Rhodes para se aproximar do alto comando dos Estados Unidos durante a invasão da Resistência Skrull na Terra, foi morta também no episódio final na frende do presidente Ritson. Sua exposição colocou uma reação em cadeia com vários impostores skrulls sendo mortos por militares ou assassinos não-oficiais pelo mundo. Acabou que também foram mortos pessoas não-skrulls devido a paranóia vingente. O mundo está cada vez mais tenso depois disto. 


Já foi dito por aí que o ator Don Cheadle estava ciente de que acabaria sendo um skrull infiltrado já faz alguns anos antes. Sendo assim, voltando para alguns filmes passados, não é difícil perceber que poderia bem ser Raava ao invés de Rhodes em alguns diálogos muito tensos ou suspeitos que vemos em Vingadores: Ultimato, por exemplo. É de se estranhar porque aquele Jim Rhodes de Ultimato questionou com tanta raiva a "ausência" de Capitã Marvel durante o ataque de Thanos ou mesmo duvidar da sua índole quando sugeriu enforcar o Thanos ainda bebê. Indo mais longe, há uma diálogo entre ele e a Nebulosa que toma outro sentido quando fala que teve que se "adaptar" a viver de um novo jeito (anteriormente acreditávamos que seria por conta das pernas).

Cogitações a parte, ainda só podemos especular o que a Marvel planeja fazer com o personagem de Jim Rhodes a partir de agora. E tudo aponta que a próxima parada dele será mesmo apenas em Guerra das Armaduras. Temos que só ter consciência de que esse é uma versão bem diferente do Rhodes que conhecemos. Ele acabou de descobrir que não pode mais andar com suas próprias pernas (e não terá o aparato Starktech em mãos para ajudá-lo). Ele acordou num mundo onde seu melhor amigo morreu para salvar a todos e ele não pode sequer se despedir pois alguém tomava seu lugar. Por fim, ele está num momento onde toda a tecnologia Stark que Tony protegeu durante toda sua vida foi apreendida pelo governo dos EUA e ele provavelmente vai querer atender o desejo do amigo mesmo após morto.

A série é estrelada por Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn, Cobie Smulders, Martin Freeman, Kingsley Ben-Adir, Charlayne Woodard, Killian Scott, Samuel Adewunmi, Dermot Mulroney, Christopher McDonald, Katie Finneran, com Emilia Clarke, Olivia Colman e Don Cheadle.

Ali Selim dirige e produz a série, juntamente com os outros produtores executivos Kevin Feige, Jonathan Schwartz, Louis D'Esposito, Victoria Alonso, Brad Winderbaum, Samuel L. Jackson, Ali Selim, Kyle Bradstreet e Brian Tucker. Kyle Bradstreet é o escritor principal da série.

Coveiro

comments powered by Disqus