A franquia Guardiões da Galáxia transformou Chris Pratt em uma verdadeira estrela de ação. Embora o personagem fosse conhecido entre muitos por seu papel em Parks & Recreation antes de Guardiões da Galáxia de 2014, o filme da Marvel Studios o transformou em um nome familiar mundialmente. De acordo com Dave Bautista, co-estrela de Pratt em Guardiões da Galáxia, isso ocorre porque o ator traz as mais altas energias para o set de filmagem.
“É difícil para mim descrever como é trabalhar com ele porque acho que nossos personagens, estilos de atuação e personalidades são completos yin e yang”, disse Bautista durante Marvel Studios: Assembled – The Making of Guardians of the Galaxy Vol. 3. "Parece tão fácil. Não sei se há outro artista que eu goste mais do que Chris Pratt, porque apenas trabalhamos juntos. Sou um homem hétero perfeito com sua alta energia.
Com direção e roteiro de James Gunn, Guardiões da Galáxia vol.3 terá de volta os nomes de Chris Pratt como Peter Quill, Zoe Saldana como Gamora, Karen Gillan como Nebulosa, Dave Bautista como Drax, Pom Klementieff como Mantis, Sean Gunn como Kraglin e também o stand in do Rocket, Bradley Cooper como a voz do Rocket Racoon, Vin Diesel como Groot e Elizabeth Debicki como Ayesha. Os novos nomes que se juntam são Will Poulter como Adam Warlock, Chukwudi Iwuji como Alto Evolucionário e Maria Bakalova na voz de Cosmo.
O filme inclui também muitas outras participações especiais como Matt Fillion, Tara Strong, Nico Santos, Daniela Melchior, Sylvester Stallone, Michael Rosenbaum, Judy Greer, Jen Holland, Linda Cardellini, Asim Chaudhry, Mikaela Hoover, Michael Hooker, Kai Zen, dentre muitos outros.
Coveiro