Nos quadrinhos, Cosmo, o cachorro telecinético e telepata viajante espacial foi retratado sempre como um personagem masculino. Com a estreiado personagem em live-action em Guardiões da Galáxia Vol. 3, no entanto, o personagem foi trocado de gênero e, em vez disso, foi interpretado (via captura de movimento e voz) pela estrela de Borat 2, Maria Bakalova. Segundo o produtor dos Guardiões, Simon Hatt, a mudança foi em homenagem a Laika, uma cadela que a União Soviética enviou ao espaço na década de 1950.
“Cosmo é baseado nos cães que os russos enviaram ao espaço no início da Corrida Espacial”, disse Hatt no episódio Marvel Studios Assembled baseado no Vol. 3 dos Guardiões da Galáxia. “Acho que uma em especial foi a Laika, que era uma cadela e por isso fizemos a troca de gênero, foi em homenagem à Laika, a cadela original que foi para o espaço e não voltou, infelizmente.”
De acordo com James Gunn, era uma questão de quando, e não se, o personagem apareceria longamente após uma participação especial no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia.
“Eu sempre quis trazer Cosmo, só não sabia como fazer isso. Fazia sentido que ela aparecesse porque já sabíamos que Cosmo estava em Luganenhum desde o primeiro filme, então poder fazer com que ela se tornasse uma o personagem real era importante”, continua o diretor.
Ele acrescenta: "Na verdade, fizemos uma ampla pesquisa por Cosmo e testamos vários atores diferentes. [Maria Bakalova] é sempre muito doce e de boa índole, muito aberta com suas emoções e muito exuberante. Ela tem aquela qualidade canina que todos nós amamos nos cães".
O filme é estrelado por Chris Pratt, Zoe Saldaña, Dave Bautista, Karen Gillan, Pom Klementieff, apresentando Vin Diesel como Groot e Bradley Cooper como Rocket, Sean Gunn, Chukwudi Iwuji, Will Poulter e Maria Bakalova. James Gunn é o diretor e também escreveu o roteiro. Kevin Feige produz com Louis D’Esposito, Victoria Alonso, Nikolas Korda, Sara Smith e Simon Hatt atuando como produtores executivos.
Coveiro