Os trabalhadores de efeitos visuais da Marvel Studios votaram “unanimemente” a favor da sindicalização com a Aliança Internacional de Funcionários de Palco Teatral (IATSE), que representa mais de 168.000 artesãos em 362 sindicatos locais na indústria de produção cinematográfica e televisiva. Em agosto, foi relatado que mais de 50 trabalhadores de efeitos visuais da Marvel entraram com pedido de eleição de sindicalização junto ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB), considerado pelo IATSE como "uma grande mudança na indústria de efeitos visuais, que tem sido em grande parte não sindicalizada desde os anos 70." O NLRB conduziu a votação sindical de 21 de agosto a 11 de setembro, com as cédulas sendo contadas na terça-feira, 12 de setembro.
“Hoje, os trabalhadores de efeitos visuais da Marvel Studios falaram com uma voz unânime e coletiva, exigindo pagamento justo pelas horas que trabalham, cuidados de saúde, um ambiente de trabalho seguro e sustentável e respeito pelo trabalho que realizam” disse Mark Patch, organizador de efeitos visuais da IATSE ,em um comunicado na quarta-feira. "Não poderia haver declaração mais forte destacando a necessidade esmagadora de continuarmos nosso trabalho e trazer proteções e padrões sindicais a todos os trabalhadores de efeitos visuais em toda a indústria. E não poderia haver exemplo mais forte da coragem e solidariedade desses trabalhadores do que cada um deles declarando 'SIM pela Sindicalização'"
Essa votação significa “a primeira vez que uma unidade composta exclusivamente por trabalhadores de efeitos visuais se sindicalizou com a IATSE desde que o VFX surgiu como ferramenta pioneira, há quase meio século”.
As equipes de efeitos visuais da Marvel, de propriedade da Disney, estão entre os trabalhadores que formam o VFX-IATSE, o sindicato dos trabalhadores de produção e efeitos visuais baseados em instalações. “Por mais de 125 anos, o IATSE trabalhou com os maiores nomes da indústria do entretenimento, incluindo Sony, Disney e Warner Media, para responsabilizá-los pelo tratamento justo de seus trabalhadores”, disse um comunicado no site da VFX Union. "O VFX é parte integrante de quase todas as produções de cinema e televisão feitas hoje. Agora é a nossa vez de obter os direitos e proteções que quase todos os outros trabalhadores do entretenimento tiveram durante décadas."
O IATSE foi fundado pelos representantes dos ajudantes de teatro em 1893 para "apoiar os esforços uns dos outros para estabelecer salários e condições de trabalho justos para os seus membros", de acordo com a declaração de missão do sindicato. O sindicato representa cerca de 200.000 artesãos em teatro ao vivo, produção cinematográfica e televisiva, feiras e exposições, transmissão televisiva, concertos, oficinas de equipamentos e construção – e agora, num movimento histórico, efeitos visuais.
Coveiro