A Marvel Studios nem sempre comete erros nesse quesito, mas Homem-Aranha: De Volta ao Lar apresentou um grande erro na linha do tempo. Levando-nos de volta aos eventos de Os Vingadores com um flashback para revelar por que Adrian Toomes se tornou o Abutre, o filme depois fez um salto de oito anos para os dias atuais... Só que essa conta não bate considerando que os filmes respectivamente ocorrem em 2012 e 2016.
Antes de Vingadores: Ultimato, o UCM acontecia em grande parte em tempo real. Os Vingadores foi ambientado em 2012, com Capitão América: Guerra Civil - que apresentou o Aranha do UCM - e Homem-Aranha: De Volta ao Lar ocorrendo em 2016 e 2017, respectivamente. Oito anos depois colocaria este último em 2020, um período até mesmo após a Guerra Infinita de 2018 e num período em que o Homem-Aranha estava 'blipado'. Agora, graças ao livro novo, Marvel Studios então reconheceu o erro.
Considerando o que tem no recém-lançado livro The Marvel Cinematic Universe – An Official Timeline, o flashback foi estabelecido como tendo ocorrido na primavera de 2012, antes dos eventos de 'De volta ao lar' que agora acontecerem quatro anos depois, no outono de 2016.
É claro que, embora seja fácil descartar um cartão de título como um erro de pós-produção, torna-se mais complicado justificar quando o Abutre a certa altura diz: “Oito anos, nem uma palavra dos federais”.
Na verdade, o livro tenta resolver isso recrutando Miss Minutes para explicar o erro.
"Alerta de linha vermelha! Olá de novo! Adrian Toomes diz que a Batalha de Nova York foi há oito anos, mas esse evento foi apenas quatro anos antes", revela o mascote da TVA. "Este é um verdadeiro problema para nós - acho que um analista perdeu o arquivo do caso."
Essa piada servirá, certamente? É uma explicação tão boa quanto qualquer outra, e vamos atribuir isso a uma falha na Linha do Tempo Sagrada. Na verdade, mais de uma vez, a Miss Minutes aparece no livro pra fazer essas pequenas 'correções' nas inconsistências.
Dirigido por Jon Watts, Homem-Aranha: De Volta ao Lar é estrelado por Tom Holland, Michael Keaton, Jon Favreau, Gwyneth Paltrow, Zendaya, Donald Glover, Jacob Batalon, Laura Harrier, Tony Revolori, Bokeem Woodbine, Tyne Daly, Marisa Tomei e Robert Downey Jr. O filme arrecadou US$ 880 milhões de bilheteria mundial em 2016 e foi seguido por Homem-Aranha: Longe de Casa e Homem-Aranha: De jeito nenhum para casa.
Coveiro