Ao lado de Jean Luc Picard, o Professor X é sem dúvida o papel mais icônico de Sir Patrick Stewart. Seu retorno como personagem de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura no ano passado foi motivo de comemoração entre os fãs e esperamos vê-lo reprisar o papel de novo seja em Deadpool 3 ou Vingadores: Guerras Secretas. No entanto, quando Stewart foi abordado pela primeira vez e lhe foi oferecida a chance de interpretar o líder dos X-Men em 1997, ele não tinha certeza de quem se tratava o personagem
Em sua nova autobiografia, Making It So: A Memoir (via Slash Film), Stewart lembrou de ter sido escalado para o filme de 2000. “Quem diabos é esse, Lauren?”, Stewart se lembra de ter dito à produtora da franquia X-Men, Lauren Donner, quando ela sugeriu que ele interpretasse Charles Xavier.
Mesmo depois que ela explicou o personagem, ele ainda estava perdido. "Essa conversa fez tanto sentido para mim quanto aquela que tive com Steve Dontanville todos aqueles anos atrás, quando ele me perguntou por que Gene Roddenberry queria me conhecer. Charles Xavier? Os X-Men? Eu não tinha um maldita pista do que estava acontecendo."
“Lauren explicou pacientemente que X-Men seria um filme de grande orçamento baseado em uma equipe de super-heróis da Marvel Comics. Charles Xavier foi a criação das lendas dos quadrinhos Stan Lee e Jack Kirby”, continuou o ator.
“Ele é um telepata e paraplégico que existe em um mundo onde os mutantes representam a próxima fase da evolução humana, mas enfrentam discriminação e intolerância por causa de seus poderes sobre-humanos. Ele supervisiona uma academia chamada Escola Xavier para Jovens Superdotados e uma força de ataque de companheiros mutantes benfeitores chamados X-Men. Ele é o cara que coloca o X em X-Men" relatou no livro.
Apesar das preocupações iniciais de que o personagem fosse muito semelhante ao seu papel em Star Trek: The Next Generation, o diretor dos X-Men, Bryan Singer, conseguiu convencer Stewart de que "não havia grandes semelhanças entre Jean-Luc Picard e Charles Xavier", resultando em ele se juntando o Universo Marvel.
Desde que apareceu em X-Men, o lendário ator reprisou o papel em X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006), X-Men Origins: Wolverine (2009), Wolverine Imortal (2013). ), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) e Logan (2017).
Em fevereiro, ele revelou que foi “informado para esperar” pela Marvel Studios, com a teoria predominante sendo que veremos ele e Sir Ian McKellen (Magneto) no próximo filme de Deadpool. Um novo Professor X será eventualmente escalado para o UCM, mas seguir os passos de Stewart não será tarefa fácil para nenhum ator.
Coveiro