quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Steven DeKnight opina sobre a mudança criativa da nova série do Demolidor

 No início deste mês, soubemos que a Marvel Studios decidiu começar do zero a produção de Demolidor: Renascido com a contratação de novos roteiristas. Haviam apenas pouco dos primeiros episódios filmados, mas a Marvel sentiu que faltava mais do que os fãs queriam com o roteiro até ali de Chris Ord e Matt Corman. Ambos foram demitidos junto com os diretores vinculados aos episódios restantes. E isso, é claro, foi notícia durante toda a semana, sendo falado por todos, inclusive o primeiro showrunner do Demolidor em sua era na Netflix.



Ord e Corman, que segundo rumores criaram uma série de procedimento legal que não mostraria Matt Murdock se fantasiando até quase a metade da primeira temporada, receberão ainda créditos de produtores executivos. No entanto, a Marvel Studios está em busca de uma nova equipe criativa para mudar sua abordagem à narrativa para a TV. O plano é começar a contratar showrunners adequados, aos quais se juntarão ao executivos de TV em tempo integral no lugar dos produtores de cinema.

Este processo de desenvolvimento renovado fará com que os produtores escrevam pilotos e mostrem 'bíblias' (como se nominam os manuais da série para outros escritores da sala de roteiristas). Assim, os dias de uma série inteira sendo filmada - e depois descobrindo o que funcionou e o que não funcionou na pós-produção com refilmagens caras - acabaram.

Mas o que pensa sobre essas mudanças radicais o showrunner da primeira temporada de Demolidor na Netflix, Steven DeKnight? Ao acessar o Twitter, o cineasta deixou claro que não tem prazer em ver Demolidor: Renascido sendo descartado em sua iteração atual e demitindo os roteiristas. No entanto, ele foi rápido em apontar que estava feliz com a contratação de um showrunner de verdade:

“Estou muito feliz que eles finalmente perceberam que você precisa de um showrunner de verdade que seja escritor para fazer uma série funcionar”.

"Absolutamente! VocÊ não pode culpar as pessoas que nunca tiveram a autoridade de fazer as necessárias decisões criativas" disse ele em defesa dos roteiristas demitidos quando foi questionado sobre isso. 

A visão de DeKnight sobre o Demolidor estava longe de ser perfeita, mas ele não está errado com esta avaliação. A abordagem da Marvel Studios de contratar "roteiristas-chefes" para escrever esses programas antes de entregá-los aos diretores (semelhante ao que aconteceria com um filme) não funcionou e nem a tentativa de consertar seis horas de televisão na pós-produção.

Demolidor: Renascido ainda está pausado, sem nenhuma equipe criativa e com a greve da SAG-AFTRA em andamento. Não deveremos mais ter a série próximo ano e seria uma surpresa se ficasse pronta até 2025. Muitos especulam que só iremos ver a série até 2026 nesse ritmo.

Coveiro

comments powered by Disqus