domingo, 22 de outubro de 2023

Dublê Terry Notary critica falta de compromisso de Edward Norton no Incrível Hulk de 2008

 Terry Notary, que é um dublê, coreógrafo e ator de captura de movimento que fez parte de vários projetos do MCU, foi um dos entrevistados pelo livro novo da história da Marvel Studios. Num trecho do MCU: The Reign of Marvel Studios, Notary relembrou suas experiências trabalhando em O incrível Hulk de 2008, onde foi creditado como coreógrafo de Hulk e Abominável, bem como especialista em captura de movimento de ambos os personagens. 

No livro foi revelado por Notary que o ator de Hulk, Edward Norton, tinha pouco interesse em realmente trabalhar na captura de movimento para dar vida ao seu personagem durante a produção de 2007, embora ele tenha expressado seu interesse em interpretar Bruce Banner e o Hulk. Isso fez com que a equipe de efeitos visuais fosse forçada a renderizar manualmente todas as expressões faciais do personagem, o que tornou o processo muito mais difícil. Notary criticou a atuação de Norton (ou a falta dela em sua opinião):

"[Norton] não estava realmente envolvido, no que diz respeito ao material do Hulk, a menos que ele estivesse se transformando no Hulk. Ele não estava muito presente durante a coisa toda."

Por outro lado, Notary elogiou o ator do Abominável, Tim Roth, por sua disposição de fazer exatamente o que Norton se recusou a fazer - vestir o traje mo-cap e fazer todo o esforço que tinha. Notary chamou Roth de "ator por excelência que gosta de se envolver" e afirmou que estava empenhado em fazer com que Abominação ficasse bem na tela:

"[Roth é] um daqueles atores por excelência que gosta de se envolver, quer ter certeza de que ficará bem e que seu personagem ficará bem."


Robinson também explicou em seu livro como foi feito o trabalho de captura de movimento para O Incrível Hulk. Em vez de colocar os tradicionais pontos mo-cap nos rostos dos atores, eles utilizaram uma tecnologia da época onde atores como Edward Norton e Tim Roth seriam pulverizados com poeira, deixando muito mais pontos de dados para a equipe de efeitos visuais utilizar.

O supervisor e co-produtor de efeitos visuais do Incredible Hulk, Kurt Williams, explicou o que exatamente é necessário para criar "um personagem CG de sucesso", que pode ser qualquer coisa tão pequena quanto "micro-movimentos nos olhos", até "a sutileza nos dedos: "

"A diferença entre um personagem CG de sucesso e um personagem CG sem sucesso são os micromovimentos nos olhos, os músculos nas expressões faciais, a sutileza nos dedos e aqueles pequenos músculos."

O diretor de animação da Rhythm & Hues (o principal estúdio de efeitos visuais que trabalhou em O Incrível Hulk), Keith Roberts, adotou uma abordagem mais respeitosa do que Notary ao falar sobre a falta de esforço de Norton, dizendo que, como o ator não realizou captura de movimento, "Hulk não não tenho as expressões faciais de Edward Norton:"

"Hulk não tem as expressões de Edward Norton, mas os dois são assustadoramente semelhantes no timing facial."



Atualmente, Terry Notory também interpretou Cull Obsidian em Vingadores: Guerra Infinita, e até serviu como substituto de Groot no set daquele filme e Vingadores: Ultimato. Já o Hulk foi vivido pelo novo ator do Bruce Banner, Mark Ruffalo, em traje de Mo-cap desde que ele assumiu em Vingadores de 2012.

Coveiro

comments powered by Disqus