Você pode ou não se lembrar que houve um tempo em que Zak Penn escreveria o roteiro d'Os Vingadores. Depois de ser responsável por fazer, o roteiro dos filmes do X-Men 2 e Quarteto Fantástico pra Fox, Zack Penn escreveu O Incrível Hulk para a Marvel Studios e foi então encarregado de montar Os Heróis Mais Poderosos da Terra por Kevin Feige e companhia. Contudo, foi ao convidar Joss Whedon para ser o diretor de Vingadores, que o tempo de Penn nesse projeto se findou.
A notícia de que Joss Whedon - com quem Feige se cruzou enquanto trabalhava em X-Men - iria dirigir o filme surpreendeu muitos fãs quando foi lançado em 2010. Ao ingressar no MCU, Whedon rapidamente decidiu escrever o roteiro do filme, deixando boa parte de lado o que Penn fez. Ele nunca elogiou muito o trabalho de Penn, muito pelo contrário, dizendo:
"Havia um roteiro. Simplesmente não havia um roteiro sobre o qual eu iria filmar."
Penn reconhecidamente tem um histórico de acertos e erros depois de trabalhar em filmes como Elektra e X-Men: O Confronto Final mas seríamos negligentes em não apontar que ele também contribuiu para sucessos como X2, Atrás das Linhas Inimigas e mais recentemente Jogador Nº1 e Free Guy.
No recém-lançado MCU: The Reign of Marvel Studios, o escritor reflete sobre a descoberta de que Whedon o expulsou de Os Vingadores e compartilhou sua avaliação contundente do agora tão criticado diretor de dois filmes dos Vingadores:
“Todos os outros diretores de quem conversamos, Joss não estava na lista”, lembra ele. "Ouvi dizer que ele mesmo iria reescrever o roteiro. Ele nem queria se encontrar comigo - o que, aliás, sempre ligo para o escritor que estou substituindo. Sinto que isso é uma cortesia."
Presumindo que Whedon pudesse estar desconfortável com a situação, Zak Penn optou por contatá-lo (eles se conheciam há muito tempo e ambos se formaram na Wesleyan):
“Ele me disse: 'Não, não é estranho para mim. Estou reescrevendo você.' Tornou-se bastante aparente que ele não tinha nenhum interesse em, de alguma forma, me envolver no filme."
Penn passou anos de sua vida trabalhando no filme e disse a Whedon:
“Meus filhos cresceram enquanto eu trabalhava nele. Eles já contaram para seus amiguinhos na escoala, o que vai acontecer quando eles perguntarem: 'Seu pai não trabalhou em Vingadores?'" A isso, Whedon respondeu: "O que vai acontecer quando meus filhos pensarem que você escreveu metade da história?"
Quanto ao que ele sente pelo diretor agora, Zak Penn acrescenta:
“Acho que ele é um idiota. Acho que ele é uma pessoa má, e foi realmente surpreendente. Lembrem-se que meus bonus são baseados nos créditos do filme. Então, seriam literalmente milhões e milhões de dólares, o que não é o problema aqui, mas simplesmente saiu do meu bolso e foi para o bolso de Joss."
No final das contas, foi decidido que Whedon receberia o crédito exclusivo de “Escrito por”, embora os dois homens compartilhassem o crédito de “História por” que, no final das contas, não deixou nenhum deles feliz.
Esses comentários fornecem um vislumbre interessante da mentalidade do cineasta e do tipo de arrogância que mais tarde foi exposta enquanto ele filmava Liga da Justiça, um filme que, em última análise, contribuiu muito para encerrar sua carreira.
Coveiro