segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Sydney Freeland discute a importância da representação Choctaw na série da Eco

Durante o evento de imprensa de divulgação do trailer de Eco, a diretora Sydney Freeland também falou sobre a importância de representar a comunidade surda e a nação Choctaw de Oklahoma. Para levar com o maior cuidado a cultura Choctaw, a diretora foi além de ter representantes nativo-americanos na produção e foi falar com representantes da nação Choctaw para discutir como levar a cultura deles para as telas.

“A autenticidade, eu acho, bem, acho que começou na sala dos roteiristas, e é uma abordagem multifacetada”, respondeu Freeland quando questionado sobre o que era mais importante para ela ao fazer Eco. "É como se tivéssemos que ter representação nativa. Isso era uma obrigação. Tínhamos que ter representação dos surdos. Isso era uma obrigação. Então realmente começou dentro de nossos escritores, nossa sala de escritores".

A diretora contou que "Então eu penso, obviamente, quando entrei no quadro, tentamos manter essa energia, mas tínhamos nativos nos bastidores e na frente das câmeras também. Mas acho que outra grande coisa que foi importante para nós é o Choctaw, nossa parceria com a Nação Choctaw de Oklahoma. No início do processo, depois de termos o roteiro do piloto, fizemos uma viagem. Éramos eu e meus chefes de departamento, e uma das melhores coisas é que nenhum deles jamais esteve em um Pow (wow) antes".

PowWow é como é chamado a tradição nativo americana que reúne muitas tribos e comunidades diferentes. Pow Wows são celebrações culturais que incluem dança, canto, socialização, artesanato, artes e comida.

Ela explicou: "E acho que o que percebi naquele momento foi, o que acho que raramente acontece na minha experiência de ser retratado em filmes sobre nativos, ir até as pessoas e conseguir sua parceria, basicamente eram grilos na lateral da mesa e basicamente eu disse: 'Não, não, não estamos aqui para dizer o que vamos fazer. Estamos aqui para criar um diálogo para que possamos obter sua opinião e criar um retrato mais autêntico do povo Choctaw e cultura.' Porque, novamente, falando por mim mesmo, sou Navajo, não sou Choctaw, não falo Choctaw, não sou da cultura Choctaw, mas isso foi uma das grandes coisas que foi importante para nós foi criar um diálogo com a nação Choctaw e obter seu apoio."

Juntando-se a Alaqua Cox em Echo estão Vincent D'Onofrio como Wilson Fisk / Rei do Crime, Charlie Cox como Matt Murdock / Demolidor, Zahn McClarnon como William Lopez e Devery Jacobs como Julie. Graham Greene, Chaske Spencer, Tantoo Cardinal e Cody Lightning também foram escalados para a série em papéis atualmente desconhecidos. A série é dirigida por Sydney Freeland  e tem Marion Dayre como escritora principal.

Kevin Feige, Louis D'Esposito, Victoria Alonso, Brad Winderbaum, Stephen Broussard, Richie Palmer, Marion Dayre e Jason Gavin (Blackfeet) são os produtores executivos. Amy Rardin, Sydney Freeland, Christina King (Seminole) e Jennifer Booth são co-produtoras executivas.

Coveiro

comments powered by Disqus