O site Discussing Film entrevistou o diretor principal de X-Men '97 Jake Castorena sobre o programa de grande sucesso da Disney +. Na discussão, o cineasta falou sobre o aumento da violência e algumas situações sugestivas presentes em X-Men '97 e que não existiam no desenho original dos anos 90. Em sua resposta, o diretor dá créditos a formatação de cada episódio com mais tempo de duração e a liberdade criativa dada pelos executivos da Marvel.
Qualquer pessoa que assistiu à série notou um enquadramento mais adulto para certos momentos que os mutantes enfrentaram. No entanto, o diretor argumenta que esses temas eram parte de X-Men: The Animated Series. Além disso, estar no Disney+, em vez de transmitir na TV aberta, permitiu-lhes alguma liberdade para pressionar um pouco os limites.
"Isso afeta absolutamente a forma como nos configuramos tecnicamente para a animação como um todo, sabendo que não temos esse tipo de padrão de transmissão. Levamos isso em consideração porque temos que enviar em um determinado período de tempo. Por exemplo, o episódio 10 durou aproximadamente 40 minutos" explicou o diretor.
"Inicialmente trabalhamos com 20 e poucos minutos de filmagem real e depois enviamos para o exterior. Eles animaram, devolveram para nós e então trabalhamos em conjunto com o fornecedor. Assim que recuperarmos isso, havia espaço para alongar cenas, adicionar ou ajustar brincadeiras ou criar momentos de silêncio para permitir que os personagens e o ritmo respirem".
Castorena explicou: “Ter esses parâmetros e liberdade é ótimo, saber se precisamos reservar mais tempo ou diminuir o tempo para trabalhar. Como você disse, podemos mostrar violência e não ter que fugir dela também”.
“Mas dito isso, e o que aprecio em nossa equipe e no que fizemos, foi que tivemos que nos dar parâmetros falsos em todos os aspectos”, detalhou Castorena. “Adoraríamos colocar todos esses sinos e assobios no estilo do programa, mas isso é um pouco avançado demais para o que a série original provavelmente teria. Então perguntamos: 'Podemos fazer isso de uma maneira que eles teriam que enfrentar naquela época?'"
“Por exemplo, temos uma forma de trabalhar com a água neste momento”, acrescentou o diretor. “Um de nossos fornecedores nos deu uma passagem de efeitos e disse, 'Oh, isso é muito limpo. Fazer um cartão pintado e depois um ciclo de dois quadros, isso é muito avançado.' Então, tentamos uma abordagem com baixa tecnologia e pensamos, 'Uau, isso realmente funciona.' Esses tipos de parâmetros falsos apenas nos ajudaram a alcançar melhor a sensação do show original.”
O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.
Coveiro