Um dos momentos mais impressionantes do final da série da Agatha desde Sempre é o confronto da Feiticeira com a entidade da Morte encarnada na Bruxa Verde Rio Vidal. Quando pensávamos que Harkness mais uma vez iria trair o seu Coven e apenas entregar o Adolescente, somos surpreendidos por uma cena de entrega em que ela prefere deixar Billy viver. Sobre o significado do sacrifício da Agatha no final, se era ela exergando que ela poderia salvar Billy quando não pôde salvar Nick, a showrunner respondeu a Variety o seguinte:
"Sim. Eu direi, a realidade é que as peças finais desses projetos são muito, muito difíceis, porque há muito fardo da Marvel para lidar. Há muita expectativa dos fãs, há muita familiaridade. Eu lido com tropos de outras coisas da cultura pop, mas então, você tem que entrar nos tropos do UCM. Então estamos nos precipitando em direção a um momento de um cadinho, e o que todos esperam é um arco de redenção para Agatha e ela se sacrifica. Desde o começo, você sente que é para lá que está indo, e eu estava interessado em fazer isso de uma forma reconhecidamente Marvel, mas que fosse diferente, que fosse um beijo, não uma explosão".
"Aquele momento de telepatia entre os dois não foi roteirizado inicialmente. É algo que criamos. Foi ideia de Megan McDonnell no set, e não sabíamos exatamente o que ele iria dizer. Na verdade, foi uma ideia tardia na pós-produção que ele diria: "Foi assim que Nicky morreu?" Acho que, no final das contas, é Billy manipulando Agatha, depois de ter sido tão manipulado por ela. Ele é sincero, mas também, ele é como, "Eu tenho uma chance de dizer algo a essa mulher, para fazê-la parar", e é isso que ele escolhe. Isso é astuto. Isso é tortuoso, mesmo que não venha de um lugar escuro dentro dele" explicou.
A showrunner ainda desenvolveu essa ideia dizendo que "Eu estava realmente interessada na ideia da fonte da dor da Agatha ser algo muito humano, muito íntimo e muito privado. Nós conversamos muito sobre Agatha, a artista e a mentirosa, e eu estava muito interessada em descascar todas as camadas, e então apenas ter a história, Agatha tinha um filho que não tinha poder, ela o amava e ele morreu. É tão trágico para mim, que me tira o fôlego. Parecia muito ousado fazer isso, que a verdade por trás de tudo não é uma barganha faustiana com Mephisto e Rio, ou que Agatha não o trocou ou o matou. Era apenas o horror de algo com que as pessoas neste planeta têm que lidar todos os dias. Parecia muito mais poderoso".
Perguntada se havia algo sobre a história de Nicky que não entrou no episódio final, a produtora falou que "Tivemos essa coisa de Agatha olhando para a câmera durante todo o show, e acabamos cortando quase todos eles. A ideia por trás disso era que queríamos que a sequência de Nicky fosse a única coisa que Billy não visse, e que Rio nem soubesse a totalidade — era Agatha não se apresentando pela primeira vez, mas que o público fosse informado. E no final do episódio 9, quando ela diz, "A 'Balada' não significou nada, nunca significou", há um momento adorável que Kathryn deu onde ela olha para a câmera para transmitir que ela está mentindo, que a "Balada" significa tudo para ela, mas por razões que Billy nunca poderia entender ou imaginar. Nós cortamos, porque não funcionou na catarse maior do momento posterior de [Agatha dizendo], "Porque eu simplesmente não consigo encará-lo." Mas é um dos meus poucos arrependimentos. Acho tão de partir o coração que, mesmo assim, ela finge que a "Balada" não significou nada — mas a "Balada" é seu filho.
Agatha: Desde Sempre, estrelado por Kathryn Hahn como Agatha Harkness, conta com Outras adições incluem Aubrey Plaza (Rio Vidal), Joe Locke (Billy), Sasheer Zamata (Jennifer Kale), Patti LuPone (Lilia Calderu), Ali Ahn (Alice Gulliver), Miles Gutierrez-Riley, Okwui Okpokwasili e Maria Dizzia no elenco. Outros rostos conhecidos de WandaVision, incluindo Emma Caulfield Ford (Sarah Proctor), Debra Jo Rupp (Sharon Davis), David Payton (John Collins), David Lengel (Harold Proctor), Asif Ali (Abilash Tandon ), Amos Glick (Dennis), Brian Brightman (xerife Miller) e Kate Forbes (Evanora Harkness).
Além de roteirista, Jac Schaeffer irá dirigir alguns episódios ao lado de Gandja Monteiro (Wednesday; The Chi) e Rachel Goldberg (Cloak & Dagger; Mayans M.C.)
Coveiro