O UCM criou um de seus vilões mais simpáticos em Wandavision. Agatha Harkness era quase a encarnação do mal na série, e o público viu que sua punição foi bem merecida, dificilmente valendo a pena revisitar. Mas a showrunner Jac Schaeffer provou que havia mais na história de Agatha do que seu ódio por Wanda Maximoff. Surgiu assim a série Agatha desde Sempre, cujo os episódios finais revelaram que uma tragédia anterior da personagem que estimulou todas as suas ações. E o ponto central dessa história parecia ser com uma canção que falava de um caminho mágico para Bruxas, que foi sendo dia a dia repensado na sala dos roteiristas.
"Foi cerca de um mês na sala dos roteiristas. Estávamos trabalhando diligentemente na construção da estrada, colocando muito amor e atenção em como seria. Tínhamos essa ideia de que todas as árvores eram as bruxas que morreram na estrada. Estávamos levando isso muito a sério. Então eu tive essa ideia de que talvez Billy tenha feito a estrada, e Agatha o manipula para fazê-lo. Estranhamente, Mary Livanos, nossa produtora executiva, teve a ideia de Billy fazer a estrada ao mesmo tempo" revelou a Showrunner a Variety.
"Já estávamos circulando essa ideia de que Agatha havia caminhado pela Estrada das Bruxas com seu filho, que ele talvez estivesse enterrado na estrada. Mas então Giovanna Sarquis teve essa ideia de Agatha cantando a "Balada" na estrada com Nicky, e tudo começou a se encaixar. Billy fez a estrada, Agatha de fato caminhou por uma estrada, mas era uma estrada real na natureza com seu filho, e foi ele quem criou a "Balada". Ela pegou a "Balada" e a transformou em um golpe" explicou Jac.
A roteirista disse que "Sou obcecada por "The Usual Suspects", e parecia Agatha sendo Keyser Söze, com Billy tendo o momento Kobayashi onde todas as peças se juntam. Ao longo do caminho, mesmo esta semana, eu estava me sentindo em conflito sobre Billy ter feito a estrada, em termos de ser uma duplicação de "WandaVision". Mas eu nunca consegui resistir à verdade de Nicky ter criado a "Balada" e ser o coração de tudo. Foi simplesmente irresistível".
Esse final da temporada de Agatha desde Sempre serviu como um epílogo para o arco de 'redenção' de Agatha ao revisitar sua história de fundo. E um momento deletado também teria oferecido ao público um vislumbre de sua tragédia pessoal. Schaeffer disse à Variety que a luta interna de Agatha foi quase traída em uma conversa inócua com Billy:
"No final do Episódio 9, quando ela diz, 'A "Balada" [da Estrada das Bruxas] não significou nada, nunca significou', há um momento adorável que Kathryn deu onde ela olha para a câmera para transmitir que ela está mentindo, que a 'Balada' significa tudo para ela, mas por razões que Billy nunca poderia entender ou imaginar", revelou Schaeffer.
Como vimos no episódio 8, o filho de Agatha, Nicky, costumava cantar a mesma balada que ela estava usando para atrair sua série de covens; A Balada era parte do golpe de Agatha para convencer as recrutas de que ela conhecia o caminho para a Estrada das Bruxas. Ela chamou seus covens anteriores de fracos quando eles falharam em conjurar o portal, incitando-os a usar seus poderes nela para que ela pudesse absorvê-los.
Schaeffer disse que eles removeram essa cena porque isso teria minimizado o ponto de ruptura de Agatha. Uma cena de flashback mostrou que Rio (também conhecida como a própria Morte) estava atrás do filho de Agatha antes mesmo de ele nascer; Agatha negociou por mais tempo sua permanência vivo, e Rio permitiu que Nicky vivesse mais. A quebra da quarta parede de Agatha em uma cena posterior teria traído sua imensa culpa e tristeza.
"Nós cortamos, porque não funcionou na catarse maior do momento posterior de [Agatha dizendo], 'Porque eu simplesmente não consigo encarar [Nicky]'", afirmou Schaeffer. Esse momento deletado teria criado o momento para a confissão de Agatha, no entanto. Essa breve revelação também a tornou uma vilã mais trágica.
Schaeffer disse que deveria ter mantido essa cena no episódio. "É um dos meus poucos arrependimentos", ela admitiu. "Eu acho tão de partir o coração que, mesmo assim, ela finge que a 'Balada' não significou nada — mas a 'Balada' é seu filho."
Schaeffer também confirmou que Agatha frequentemente quebrava a quarta parede em um rascunho inicial dos episódios, em linha com a revelação de sua personagem em WandaVision:
"Tínhamos essa coisa de Agatha olhando para a câmera durante todo o show, e acabamos cortando quase todos eles", disse ela. "A ideia por trás disso era que queríamos que a sequência de Nicky fosse a única coisa que Billy não visse, e que Rio nem soubesse a totalidade — era Agatha não se apresentando pela primeira vez, mas que o público fosse informado disso."
Agatha: Desde Sempre, estrelado por Kathryn Hahn como Agatha Harkness, conta com Outras adições incluem Aubrey Plaza (Rio Vidal), Joe Locke (Billy), Sasheer Zamata (Jennifer Kale), Patti LuPone (Lilia Calderu), Ali Ahn (Alice Gulliver), Miles Gutierrez-Riley, Okwui Okpokwasili e Maria Dizzia no elenco. Outros rostos conhecidos de WandaVision, incluindo Emma Caulfield Ford (Sarah Proctor), Debra Jo Rupp (Sharon Davis), David Payton (John Collins), David Lengel (Harold Proctor), Asif Ali (Abilash Tandon ), Amos Glick (Dennis), Brian Brightman (xerife Miller) e Kate Forbes (Evanora Harkness).
Além de roteirista, Jac Schaeffer irá dirigir alguns episódios ao lado de Gandja Monteiro (Wednesday; The Chi) e Rachel Goldberg (Cloak & Dagger; Mayans M.C.)
Coveiro