quarta-feira, 2 de julho de 2025

Ryan Coogler acredita que Coração de Ferro saiu no momento certo para o debate de "ética em tecnologia"

 Dizem que o Universo Cinematográfico Marvel é como uma série de TV gigante. Cada sucesso de bilheteria é semelhante a um episódio de televisão, com uma história informando a outra — e algumas, ocasionalmente, sendo filmadas ao mesmo tempo. Foi assim com Coração de Ferro, o spin-off de Pantera Negra: Wakanda Eternamente, do diretor Ryan Coogler, que estava em gestação há muito tempo. "Wakanda para Sempre" foi o encerramento de um capítulo em mais de um sentido: especificamente, uma despedida do falecido Chadwick Boseman, que trouxe Pantera Negra para o UCM. Mas o filme também representa novos começos, com a passagem de seu manto para a Princesa Shuri, interpretada por Letitia Wright, a aparição do anti-herói Namor (Tenoch Huerta Mejía) e a chegada de Coração de Ferro (Dominique Thorne), uma quase sucessora do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.).

Preencher o vazio deixado pelos Vingadores originais era uma grande prioridade para a Marvel: em 2020, o estúdio estava apresentando um projeto solo para Coração de Ferro. Wakanda Para Sempre seria o trampolim para a personagem, o que significava desenvolver sua série solo ao mesmo tempo em que Coogler filmava o longa.

"Wakanda estava filmando enquanto estávamos nos preparando", disse Samantha Bailey, diretora dos três primeiros episódios de Coração de Ferro, ao site Inverse. "Há muita coisa que não sabíamos. Tínhamos algum acesso ao roteiro, mas isso é sempre uma coisa em evolução."

Coogler estava filmando Wakanda Para Sempre enquanto a equipe de Coração de Ferro se preparava em Atlanta: "Ryan e eu tentamos estar em cinco lugares ao mesmo tempo."

Ryan Coogler, felizmente, não era estranho a esse estilo de filmagem, já que Pantera Negra filmou "basicamente em sequência" com um dos maiores crossovers da Marvel, Vingadores: Guerra Infinita.

“Quando fizemos o primeiro Pantera Negra, enviei todos os meus atores para os Russos para fazer Guerra Infinita”, contou Coogler à Inverse. “Eu tive que trabalhar com Joe e Anthony em como seria Wakanda enquanto eles tentavam prepará-la, e dar a eles parâmetros do que estávamos construindo... Você tem que se comunicar e agir com fé, certo?”

“O desafio é que você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo”, acrescentou a showrunner Chinaka Hodge, “e acho que Ryan e eu tentamos estar em cinco lugares ao mesmo tempo.”

Coogler filmou Wakanda Para Sempre enquanto Hodge e sua equipe preparavam Coração de Ferro em Atlanta, forçando o diretor e produtor, normalmente ativo, a confiar em sua equipe.

 “Contratamos as pessoas certas. Eles acertaram em cheio, cara”, diz Coogler. “E um dos benefícios, eu poderia te dizer, o benefício de estrear [agora]... É tão relevante para os dias de hoje.”

Coração de Ferro estava originalmente programada para estrear em 2023, um ano após a estreia de Riri em Wakanda Para Sempre e três anos após o anúncio de seu projeto solo. No entanto, uma série de circunstâncias atrasou a série diversas vezes, desde as greves de roteiristas e sindicatos de atores em 2023 até as dificuldades internas da Marvel com qualidade em detrimento de quantidade.

Coração de Ferro foi brevemente retirada da lista, fazendo com que alguns fãs temessem que nunca chegasse aos holofotes. Felizmente, a Marvel se recuperou desde então — e, embora tenha demorado mais do que o esperado para trazer Coração de Ferro ao mundo, Coogler compara os atrasos a uma bênção disfarçada.

Coração de Ferro enfrentou alguns atrasos antes de cruzar a linha de chegada, mas Ryan Coogler acredita que "é o momento perfeito para esta série".

“Se tivesse sido lançado junto com Wakanda Para Sempre, acho que não teria sido o momento certo para conversas sobre comportamento responsável e ético em relação à tecnologia”, disse Coogler sobre Coração de Ferro. Nosso “clima político” atual também, esperançosamente, preparou o público para “[passar] tempo com essa jovem negra superqualificada, que coloca um alvo nas costas dela”.

Os atrasos também permitiram que Coração de Ferro distanciasse Riri do falecido Tony Stark, que serve como seu mentor nos quadrinhos. Os personagens nunca se encontraram no UCM, deixando Hodge e os roteiristas de Coração de Ferro para remixar as origens de Riri depois de Wakanda Para Sempre.

“O desafio era estabelecê-la como afetada por Tony, mas deixando seu próprio legado”, explica Hodge. "Eu queria criar outros desafios e outras pessoas no mundo dela, para que, se houvesse um filme no futuro, por exemplo, ela pudesse ter um tipo diferente de interação com Tony Stark. Mas queríamos preencher [Coração de Ferro] com personagens que não tínhamos visto no UCM antes. Dessa forma, temos material para seguir em frente".

Coração de Ferro conta com um elenco impressionante, incluindo Dominique Thorne e Anthony Ramos respectivamente como Riri WilCoração de Ferro conta com um elenco impressionante, incluindo Dominique Thorne e Anthony Ramos respectivamente como Riri Williams/Coração de Ferro e O Capuz/Parker Robbins. Lyric Ross (This Is Us) interpreta Natalie Washington, a melhor amiga de Riri. Alden Ehrenreich (Han Solo: Uma História Star Wars) interpreta Joe McGillicuddy, com Manny Montana (Good Girls) como o primo John, e Anji White como a mãe de Riri, Ronnie Williams. Outros membros do elenco incluem Matthew Elam como Xavier Washington, Shea Couleé, Zoe Terakes, Regan Aliyah, Shakira Barrera, Rashida "Sheedz" Olayiwola, Sonia Denis, Paul Calderón e Cree Summer. Em uma divertida referência à continuidade do UCM, Jim Rash reprisará seu papel como o reitor do MIT que interpretou pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil. A série deve explorar temas como legado, genialidade e a responsabilidade que acompanha o poder, enquanto Riri forja sua própria identidade como Coração de Ferro.

Coveiro

comments powered by Disqus