sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Wolverine Nunca Mais


Wolverine: O Velho Logan

Algo terrível aconteceu no passado longínquo de Wolverine. Ninguém sabe como, mas todos os heróis da Terra morreram. Algo de que ele nunca mais quis se lembrar. Agora, décadas depois, o mundo está completamente transformado, devastado, dominado pelo mal. Wolverine está morto. Só restou Logan, O Velho Logan. O futuro do mundo Marvel imaginado pelo roteirista Mark Millar, e desenhado por Steve McNiven começa a ser apresentado em Wolverine 57.

Bem envelhecido (o que surpreende, se pensarmos em seu fator de cura), Logan chega a sua casa, no meio de uma desértica Sacramento, na Califórnia, nitidamente perturbado pelo que ocorreu tantos anos atrás. Logo ele tenta resolver problemas doméstico com um de seus filhos, Scotty (nítida homenagem a Scott Summers, o Ciclope) e com sua esposa, Maureen, demonstrando o quanto a vida ficou mais dura. E o aluguel logo será cobrado.

Sua filha Jade, enquanto discutem os problemas, diz que ouviu dizer que o pai era um herói. Tenso, Logan demonstra uma reação seca e cética, afirmando que super-heróis não existem, recusando-se a comentar qualquer coisa sobre seu passado. Mas sua irritação não é com a filha, e sim consigo mesmo. O não pagamento do aluguel trará problemas, e ele se sente responsável por isso também.

Wolverine: O Velho Logan

Logo sabemos os nomes de algumas das pessoas que mandam naquele mundo. Dr. Destino, Rei do Crime, além daqueles, com o atraso do aluguel, certamente puniriam Logan e toda a família: os netos de Bruce Banner, o Hulk! Os dois dias passam e eles não conseguem o dinheiro. Logo, eles chegam. A Gangue Hulk chega, assustadoramente usando o que outrora foi o Fantasticarro, transporte do Quarteto Fantástico.

Wolverine: O Velho Logan

Eles insistem em chamá-lo de Wolverine, como mera provocação à derrocada dos heróis. E logo dizem que sabem da impossibilidade dele pagar o que lhes deve. A neta de banner, líder do trio, que amamenta um rebento verde, logo “apresenta” seus irmãos Otis e Charlie. Preparados para surrá-lo, de repente temos uma surpresa. Logan faz algo que não fazia desde aquela terrível noite. Saca as garras e arrasa os monstros à sua frente.

Wolverine: O Velho Logan

Mas tudo não passou de um desejo quase inconsciente do mutante. Logan não tem mais motivação para isso, o misterioso trauma de anos atrás foi forte demais. Sobreviver à surra que leva só é possível graças a seu fator de cura, enquanto os Hulks desdenham da fama que sua identidade heróica ecoa até os dias de hoje.

Wolverine: O Velho Logan

Scotty faz a besteira de apontar uma arma na direção dos agressores, e para sua sorte é veementemente ignorado pelos monstros, que vão embora dizendo que querem o dobro do pagamento no próximo mês, ou todos li morrem.

A noite cai, e Logan se recupera (seu fator de cura não funciona tão bem quanto antes), e recebe a visita de um velho conhecido. Um homem cego, também muito velho, conversa sobre a dívida e ameaça sob as quais sua família se encontra. Mas Logan recusa a possibilidade de combater os cobradores. Pelo comentário do velho cego logo sabemos que ele também era herói, um vingador, e que não propõe uma luta, pois sabe da inexistência da chance de vencer. Ele está ali para propor um negócio.

Wolverine: O Velho Logan

Eles precisam entregar uma carga do outro lado do país. Em Nova Babilônia. Sair dali, da costa oeste, para a costa leste em duas semanas (é, a tradução saiu errada e está escrito "dois dias". E como é cego, ele precisa de um navegador. O pagamento é de quinhentos dólares, o que aparentemente é muito dinheiro nesse mundo apocalíptico.

Relutante, lembrando que não é mais Wolverine, Logan aceita. No dia seguinte ele se despede da família de forma terna, e o velho cego não perde a chance de provocá-lo. E ele aparece dirigindo nada menos do que o Aranhamovel! Uma bizarrice das antigas histórias do Homem-Aranha, um carro projetado por seu amigo Johnny Storm, o Tocha Humana, que foi resgatada na história. Adaptado por uma das várias esposas que o velho cego, que é chamado de arqueiro por Logan... Gavião Arqueiro, Clint Barton!

Eles logo começam a travessia dos Quatro Reinos dos Estados Unidos, o que fica mais ou menos claro no mapa mostrado na história, com exceção de quem domina o principal reino. A jornada começa, e, segundo Barton, será a viagem de suas vidas.

Wolverine: O Velho Logan

A história começa com um panorama desolador, como quase todo futuro apocalíptico nesse tipo de trama. Porém, algumas perguntas ficam, e, claro, devem ser respondidas ao longo do arco (cuja conclusão nem foi publicada nos EUA ainda!). Algumas delas? O que houve com os heróis? Por que Wolverine desistiu de lutar? Como está a distribuição de poder nos EUA devastado, quem manda agora? Só as próximas edições serão capazes de revelar.


João

comments powered by Disqus