sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Capitão América: Dream On


Captain America #42

Em ofensiva final contra o Caveira Vermelha, o novo Capitão América, Bucky Barnes, acabou tendo a ajuda inusitada do doutor Faustus, e conseguiu deter o que seria um movimento decisivo para os planos do seu nêmesis em conquistar politicamente os EUA. Agora, na última parte do último ato d’A Morte do Capitão América, em Novos Vingadores 68, saga trazida por Ed Brubaker, Steve Epting, Luke Ross, e muitos outros, impedir definitivamente o Caveira e salvar Sharon Carter, a Agente 13, é tudo que o novo Capitão América pensa em fazer.

Enquanto neutraliza Pecado e seus soldados, Bucky só imagina como Steve devia se sentir ao usar aquele uniforme, e não ter nada além do sucesso da missão em mente, usando a responsabilidade que aqueles símbolos representam para levá-lo à frente. Mas a filha do Caveira Vermelha escapa, temendo ser castigada pelo pai por mais um fracasso.

Capitão América

Enquanto isso, em ações coordenadas com a missão de Bucky, o Falcão, a Viúva Negra e vários agentes da SHIELD continuam a invasão da base do Caveira Vermelha, com o principal objetivo de resgatar Sharon. O tempo é curto, já que o local logo deve se auto-destruir.

Capitão América

Nos subterrâneos, Arnim Zola prepara Sharon para a principal parte dos planos de seu mestre (cujos objetivos finais ainda nos são misteriosos), deixando-a inconsciente e submetendo-a à máquina emprestada do Doutor Destino. Uma pista está na reclamação do Caveira por estar aprisionado no corpo de Aleksander Lukin. Colocada em funcionamento, a máquina exibe uma forte luminescência, fazendo com que Sharon acordasse.

Capitão América

Em outro local do subsolo, o homem que, perturbado pelas ações de outrem anos atrás, pensa ser o Capitão América, sofre em sua prisão os efeitos da destruição da base, ficando seu paradeiro desconhecido.

Sem querer perder mais tempo, Bucky logo percebe o sumiço de Pecado, e vai atrás dela. Para sua surpresa, ela está no telhado da estação de TV onde ocorrera o atentado, disparando com uma bazuca contra policiais que se aglomeram na entrada do prédio. Mais surpreendente é o que o Capitão América faz. Ele se lança à frente do disparo, quase morrendo, só se salvando graças ao escudo que herdou de Steve. Caindo atordoado sobre o carro de agentes do FBI.

Porém, o que parecia ser seu fim, preso como um criminoso por não ser registrado, ele é parabenizado pelos agentes, que reconhecem naquele homem o novo símbolo que por décadas foi carregado por Steve Rogers. Com Pecado presa, os únicos atrás dele são os repórteres, e mais uma vez ele se lembra de seu antigo parceiro, e como isso se adequa mais ao que representa o Capitão América.

Capitão América

No laboratório de Zola, Sharon começa a enxergar em meio às luzes o que parece uma forma de vida. Aparentemente entendendo o que é aquilo (o que permanece um mistério para nós), reage agressivamente, e, em uma impressionante demonstração de força, livra-se das amarras, recusando-se a participar daquilo. A máquina está avariada, e não há tempo para consertá-la antes da chegada dos aliados da Agente 13.

Furioso, o Caveira agride Sharon, já que seus planos foram arruinados por sua peça-chave, mas Zola crê que o problema é contornável. O que incomoda o vilão é sua prisão na cabeça de Lukin, mas o doutor novamente diz que não é impossível se livrar. Porém, naquele momento, eles precisam fugir.

Capitão América

Sharon acorda pouco depois, e vai atrás de seus raptores, pois têm muito pelo que pagar. Ainda fugindo, o Caveira dá lugar à personalidade de Lukin, que, gargalhando, afirma ser Zola um gênio. Mas não ficamos sabendo o porquê de tal afirmação, já que Sharon logo surge e acerta vários disparos no peito do russo, assassinando-o.

Capitão América

Surpreendentemente calmo, Zola afirma que aquilo foi inútil. E essas são suas últimas palavras, já que o falso Capitão América surge, cravando uma estaca de madeira em seu corpo andróide, que se desliga em seguida.

Ele foge, deixando a dúvida de que lado está, e logo o Falcão e a Viúva Negra encontram Sharon novamente desacordada no local. Ao seu lado o corpo de Lukin e o robô que hospedava Zola. Chorando, ela finalmente pôde confessar que assassinou Steve. Controlada mentalmente, mas com o sangue do Capitão América em suas mãos. Ainda assim, para o Falcão, os “mocinhos venceram”.

Capitão América

Dois dias depois, Sam conversa com Tony Stark sobre o aborto de Sharon e sua total perda de memória sobre o episódio. As evidências de que Faustus traiu o Caveira só se fortalecem. Mas Sam se nega a falar para ela agora, e pretende cuidar dela em seu período pós-traumático até que possa receber a notícia.

Em Washington, a Viúva Negra convence o senador Wright, agora sem controle de Faustus, a desistir da candidatura, ameaçando revelar suas ligações sujas com a Kronas, empresa do falecido Lukin, anteriores ao controle mental.

E sua renúncia à candidatura é acompanhada por ela e Buck pela TV, em seu apartamento, vendo em seguida mais uma reportagem sobre o novo Capitão América. A preocupação dele surpreende Natasha, que vê em tal postura algo digno do nome que ele agora carrega, crendo ser a melhor escolha para levar o legado de Steve à frente.

Capitão América

Nas ruas de Nova York, o homem manipulado por sua vida toda a acreditar que é Steve Rogers vaga sem rumo em um mundo que desconhece, e seu futuro é um mistério para si mesmo.

Por fim, o sinal de que as coisas não estão tão bem resolvidas. Antes de Lukin ser assassinado, Zola transferiu a consciência do Caveira Vermelha para um de seus corpos robóticos, fazendo o mesmo consigo. Prometendo que é temporário, reafirma sua lealdade, e projeta uma resolução breve para a atual situação.

Capitão América

E quando isso acontecer, eles precisarão enfrentar seu maior inimigo. Seu maior adversário. Aquele cuja força transcende o homem que usa suas cores. O Capitão América.


João

comments powered by Disqus